POLITÍCA NACIONAL
Acervo do ‘Diário de Pernambuco’ como patrimônio cultural vai a sanção
POLITÍCA NACIONAL
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (15), em decisão final, projeto que reconhece como patrimônio cultural material do Brasil o acervo jornalístico do Diário de Pernambuco. O PL 1.205/2023, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e, caso não haja recurso para votação em Plenário, segue para sanção presidencial.
Teresa Leitão explicou que o Diário de Pernambuco, fundado em 1825, é o jornal mais antigo em circulação no Hemisfério Sul e o mais antigo do mundo em língua portuguesa. Ao longo dos seus quase dois séculos de existência, conforme exposição da senadora, o periódico registrou importantes fatos políticos, sociais e culturais do Brasil, sendo uma grande fonte de informação e conhecimento sobre a história da nação.
— A preservação desse acervo jornalístico é fundamental para assegurar a preservação da história do Brasil e lembrar que a construção do nosso futuro está diretamente ligada ao conhecimento que temos do passado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLITÍCA NACIONAL
Comissão discute situação de pontes, viadutos e túneis no Brasil
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (4) audiência pública para discutir a situação de pontes, viadutos, túneis e passarelas no Brasil. A reunião será realizada no plenário 11, às 10 horas.
O debate é uma iniciativa dos deputados Leônidas Cristino (PDT-CE) e Afonso Hamm (PP-RS). Segundo os parlamentares, o objetivo é discutir as condições estruturais dessas obras, a execução e a manutenção preventiva e corretiva, além de cobrar do governo federal planos de ação que assegurem a segurança e a eficiência da malha viária.
Leônidas Cristino destaca que essas estruturas são fundamentais para a conectividade territorial, a segurança viária e a eficiência logística do país, exigindo planejamento técnico e gestão pública qualificada.
“A negligência na manutenção dessas estruturas tem resultado em episódios de grande gravidade”, alerta Cristino.
Afonso Hamm acrescenta que a precariedade e as interdições em pontes estratégicas, especialmente no Rio Grande do Sul, expõem falhas na gestão e na manutenção da infraestrutura federal, com impacto direto sobre a economia e a segurança dos usuários.
“É o momento de exigir que o governo substitua a política de ‘apagar incêndios’ por uma estratégia proativa de investimento e gestão que garanta a segurança e o desenvolvimento do país”, afirma Hamm.
Da Redação – MO
Fonte: Câmara dos Deputados
-
MARAJÓ6 dias atrásTRE-PA cassa mandato da prefeita e da vice-prefeita de Ponta de Pedras por contratação irregular em ano eleitoral
-
MARAJÓ3 dias atrásMenino é encontrado morto dentro de mala, em Belém
-
HOME3 dias atrásHomem não identificado é encontrado morto no Marajó
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásFertilizantes de alta performance são essenciais para produtividade e segurança no campo brasileiro
-
HOME3 dias atrásOperação Proteção Mulher intensifica ações de combate à violência doméstica em Afuá e Chaves
-
HOME5 dias atrásCorpo de homem é encontrado por ribeirinhos boiando em rio do Marajó
-
HOME5 dias atrásGuarda municipal é assassinado dentro de casa no Marajó
-
HOME6 dias atrásHomem é preso pela Polícia Militar no Marajó acusado de tentativa de homicídio


