POTENCIAL TURÍSTICO

Curso de Observação de Aves capacita comunitários em Soure

Publicados

HOME

Foto: Reprodução

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu, de 22 a 26 de setembro, na comunidade do Cajuúna, em Soure, o Curso de Observação de Aves (Birdwatching). A capacitação foi ministrada pelo instrutor Éder Melo e acompanhada pela Gerência de Qualificação Profissional do Turismo da Setur.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

O local escolhido foi a simbólica Praia de Caju-Una, onde um afluente do rio Amazonas encontra o oceano Atlântico, formando um cenário de rara beleza natural e biodiversidade singular. O ambiente é considerado privilegiado para a prática do turismo de natureza, sobretudo para a observação de aves.

Leia Também:  Ladrão armado com faca assalta estudante no Marajó; veja o vídeo

Para o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, a ação representa mais um passo na valorização do potencial turístico do Estado. “O Marajó possui uma riqueza natural incomparável, e iniciativas como essa qualificam a comunidade, geram oportunidades de trabalho e incentivam a preservação do território. O turismo de natureza é um dos grandes diferenciais do Pará, e estamos preparando nossa gente para ser protagonista nesse processo”, afirmou.

Foto: Divulgação

Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas de registro, uso de aplicativos e plataformas digitais específicas, além de aprofundar conhecimentos sobre o comportamento de aves costeiras e migratórias, como o Guará e o Colhereiro, espécies emblemáticas do Marajó. A formação também destacou as histórias e expressões culturais ligadas ao universo das aves na região.

Integrando a grade de cursos oferecidos pela Setur, a capacitação teve como objetivo preparar moradores locais para atuar no segmento do turismo de observação de aves. A iniciativa reforça o uso sustentável da biodiversidade, amplia as oportunidades de geração de renda e fortalece a cultura comunitária, aliando conservação ambiental ao desenvolvimento social.

Leia Também:  Polícia apreende moto barulhenta com chassi adulterado no Marajó
Foto: Divulgação

Desde 2020, a Setur tem ampliado sua atuação no fomento ao aviturismo, com foco em profissionais e comunidades situadas no entorno de Unidades de Conservação.

O birdwatching, como é conhecido o turismo de observação de pássaros, tem crescido no Brasil. Atualmente, o País possui cerca de 50 mil observadores. De acordo com dados do Sebrae, o Brasil abriga 18% da diversidade mundial de pássaros. No mundo todo, são mais de 100 milhões de observadores de aves, gerando cerca de US$ 90 bilhões por ano.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

NUMA recebe equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta de Pedras para discutir ações no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (2) o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta de Pedras, no Marajó. Estiveram presentes o secretário Alberto Tavares, a coordenadora de Educação Ambiental, Sara Regina Ferreira, o coordenador de Projetos, Allan Tavares, e o engenheiro ambiental, Ivan Cardoso.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A comitiva foi recebida pelo diretor do NUMA, professor Christian Nunes, juntamente com os professores Gilberto Rocha, Maamar El Robrini e Eduardo Brandão, além do coordenador do Laboratório de Educação Ambiental, Sociobiodiversidade e Tecnologias Sociais (LEMAC), Gabriel Oliveira.

Leia Também:  Após negativa da Marinha e proprietária, Segup prepara licitação para içar lancha naufragada

O encontro teve como pauta central a elaboração de um diagnóstico e de um prognóstico sobre a situação da região hidrográfica que abrange o rio Arari, o rio Fábrica e o furo Laranjeiras, este último recentemente seco. O problema tem causado graves impactos para as comunidades ribeirinhas locais e para a circulação de embarcações que realizam o transporte entre os municípios de Cachoeira do Arari, Santa Cruz e Ponta de Pedras, afetando diretamente a dinâmica socioeconômica da região.

Como encaminhamento, ficou definido que a UFPA, por meio do NUMA, irá elaborar um projeto com plano de trabalho a ser entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O documento será posteriormente encaminhado ao Ministério das Cidades, cujo titular, ministro Jáder Barbalho Filho, assumiu o compromisso de apoiar a demanda, considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável do Marajó.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA