DIREITO

Motoristas idosos no Pará: saiba como renovar sua CNH com isenção de taxa

Publicados

MARAJÓ

Foto: Divulgação

A participação de idosos no trânsito paraense vem crescendo de forma constante. Em 2024, o número de condutores com 65 anos ou mais chegou a 87.048 pessoas, o que representa 8% do total de motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida no estado, segundo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran).

O aumento acompanha o envelhecimento da população brasileira, que continua ativa em diversas áreas — inclusive ao volante. No último dia 1º de outubro, foi celebrado o Dia Nacional do Idoso, data que reforça os direitos, deveres e a valorização dessa parcela da sociedade.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores a partir dos 65 anos têm direitos específicos na obtenção e renovação da CNH, como a isenção da taxa de renovação. A medida, prevista na Lei nº 70/2008, facilita o acesso dos idosos aos serviços de habilitação e reafirma a importância de garantir mobilidade com segurança.

“O condutor idoso, a partir dos 65 anos, tem direito à isenção da taxa de renovação da CNH. Até os 70, a validade do documento pode ser de até cinco anos. Após os 70, essa validade passa a ser de três anos”, explica Ana Carolina Sampaio, diretora de habilitação de condutores e registros de veículos do Detran-PA.

Leia Também:  Regional do Araguaia recebe rim de paciente de Santarém e realiza o terceiro transplante renal do ano

O objetivo dessa regra é garantir que os motoristas mais velhos continuem aptos a dirigir com segurança, respeitando possíveis limitações físicas e cognitivas que podem surgir com o tempo.

A diretora ressalta que idosos são atendidos com prioridade em todas as unidades do Detran no estado, inclusive sem a necessidade de agendamento. “A partir dos 65 anos, o usuário pode ir diretamente a qualquer posto de atendimento”, afirma.

No momento da renovação da CNH, são exigidos exames médicos e biometria para categorias A e B. Para quem dirige de forma remunerada (categorias C, D e E), é necessário também o exame psicotécnico e o teste toxicológico.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Câmera registra momento em que mototaxista é atacado a golpes de facão no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que um mototaxista foi atacado a golpes de facão, na manhã do último sábado (4), em Portel, na Região de Integração do Marajó. A vítima foi atingida na cabeça, recebeu atendimento médico no Hospital Geral de Portel e foi liberada após os cuidados.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Nas imagens, gravadas por volta das 6h40 da manhã, o mototaxista aparece sentado em sua moto, na rua Hugo Carlos Sabóia, em frente a um bar. O agressor chega em outra motocicleta, acompanhado de um homem. Ele desce do veículo, retira o facão da cintura e parte para o ataque.

Leia Também:  Museu Paraense Emílio Goeldi é declarado como Território Indígena

O criminoso desfere vários golpes contra o mototaxista, que reage e consegue derrubar o agressor com um chute, mesmo enquanto ele ainda segurava o terçado. Outro mototaxista que estava nas proximidades se aproxima e tenta desarmar o acusado.

O comparsa, que permaneceu na moto, segue em direção ao grupo, momento em que o agressor consegue fugir. A vítima, mesmo ferida na cabeça, ainda tenta ir atrás do homem, mas acaba caindo logo em seguida. O compassa também foge.

Depois disso, o mototaxista sobe em sua motocicleta e segue até o Hospital Geral de Portel, onde recebeu atendimento médico e foi liberado em seguida.

Até o momento, não há informações sobre a motivação do ataque, nem se o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Portel.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA