Turismo
Brasil participa da abertura do Tourism Innovation Summit 2025, na Espanha
Turismo

O Ministério do Turismo marcou presença na abertura do Tourism Innovation Summit (TIS) 2025, o principal encontro internacional dedicado à inovação, tecnologia e sustentabilidade aplicadas ao turismo. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira (22/10), em Sevilha, na Espanha, contou com a participação da chefe de gabinete do MTur, Janara Braga, que representou o ministro Celso Sabino. O evento reúne representantes de governos, empresas, startups e especialistas de mais de 40 países.
Durante as atividades do primeiro dia, Janara Braga destacou a importância da troca de experiências e da cooperação entre países para o fortalecimento de um turismo mais sustentável, inovador e integrado.
“O TIS é um espaço de trocas, que conecta profissionais e governos comprometidos em construir um turismo mais inovador, inclusivo e humano. Participar deste evento é uma oportunidade valiosa para aprender com outras nações, compartilhar as boas práticas brasileiras e ampliar parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento do setor”, afirmou.
Ao longo do dia, a representante do Ministério participou de palestras sobre tendências globais de Travel Tech e sustentabilidade, visitou estandes de empresas e destinos que apresentam soluções tecnológicas para a gestão e promoção turística, e manteve encontros de networking com autoridades e líderes internacionais do setor.
A presença do Brasil no TIS reforça o compromisso do Ministério do Turismo com a modernização, a sustentabilidade e a transformação digital do turismo nacional. A iniciativa também aproxima o país de destinos inteligentes, como Sevilha, reconhecida pela Comissão Europeia por suas práticas em acessibilidade, energia limpa e economia criativa.
No Brasil, o MTur tem adotado a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma abordagem moderna que promove o desenvolvimento turístico com base em governança, inovação, tecnologia e sustentabilidade. O objetivo é criar destinos mais competitivos, que ofereçam melhor experiência aos visitantes e benefícios diretos às comunidades locais, com uso eficiente de recursos e crescimento econômico sustentável.
O TIS 2025 segue até sexta-feira (24/10) e reúne mais de 8 mil profissionais e 400 especialistas de todo o mundo, distribuídos em oito fóruns temáticos e cinco auditórios simultâneos. A programação inclui ainda o Touristech Startup Fest, voltado à apresentação de startups de tecnologia para o turismo, e o Tourism Innovation Awards, que reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis do setor.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Países do Mercosul consolidam avanços na cooperação turística regional

Representantes de países membros e associados do Mercosul definiram nesta quarta-feira (22.10), em Brasília (DF), os pontos de cooperação conjunta que marcarão os próximos passos do bloco no setor. Durante reunião de ministros do Turismo do grupo comandada por Celso Sabino, do Brasil – que ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul –, foram acertadas ações a serem adotadas com vistas à crescente integração regional.
Um dos pontos discutidos é o reforço da marca “Visit South America”, que envolve atrativos do bloco e busca ampliar a visibilidade dos destinos locais no cenário global, de modo a aumentar a atração de visitantes. Os participantes do encontro na capital federal também decidiram dar continuidade ao trabalho de promoção do Caminho dos Jesuítas da América do Sul, que envolve pontos históricos comuns de Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, celebrou a união de forças sul-americanas pelo desenvolvimento sustentável do ramo. “A reunião de hoje reafirma, de forma robusta, o compromisso do Mercosul com o fortalecimento da cooperação turística conjunta. Acreditamos firmemente que o bloco pode ser um exemplo global de turismo sustentável, unindo meio ambiente, cultura e desenvolvimento local”, conclamou Sabino.
Conforme decidido nesta quarta-feira, o Mercosul manterá, ainda, a valorização do turismo gastronômico regional, potencializando a divulgação das riquezas culinárias únicas da região e consolidando-as como vetores de identidade, inovação e competitividade regional. Outro passo crucial é o desenvolvimento da Rota Natural do Sul, que reúne atrativos naturais do bloco e fortalece a integração entre turismo e sustentabilidade ambiental.
APROXIMAÇÃO – A ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte, celebrou a oportunidade de estreitar laços na América do Sul e, assim, proporcionar o fortalecimento da região como destino turístico de destaque no mundo. “Agradecer por este passo tão enriquecedor, que nos permite retomar nosso esforço, nosso trabalho conjunto dedicado ao Mercosul, o que fortalece os laços entre os nossos países irmãos”, declarou Duarte.
Também presente à reunião em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Cultura do Brasil, Márcio Tavares, apontou benefícios da contínua integração entre os setores cultural e turístico. “Sem cultura, não há turismo sustentável. E sem turismo, a cultura perde um de seus maiores aliados econômicos e de projeção internacional. Nós caminhamos lado a lado”, enfatizou Tavares, que representou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no evento.
O encontro reuniu, ainda, o ministro do Turismo do Uruguai, Pablo Menoni; o secretário de Turismo, Ambiente e Esportes da Argentina, Daniel Scioli; o vice-ministro do Turismo da Bolívia, Hiver Flores; a vice-ministra do Turismo do Chile, Verónica Pardo; o diretor da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, Heitor Kadri, e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, João Ricardo Viegas, entre outras autoridades.
FUTEBOL – A reunião ministerial de Turismo do Mercosul também abordou o lançamento da Rota do Futebol e dos Estádios do bloco, iniciativa proposta pelo Brasil a fim de valorizar a importância do esporte como elemento de identidade regional e ativo turístico compartilhado. A ação busca conectar arenas, museus e experiências relacionadas ao futebol em uma oferta turística regional unificada, realçando o papel cultural e histórico do esporte na América do Sul.
“Outro avanço significativo da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul é o lançamento dessa Rota. A Rota representa mais um esforço no sentido de ampliar nossa promoção conjunta, alinhada à estratégia ‘Visit South America’, criando uma experiência turística integrada, diversificada e sustentável e fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento e cooperação regional”, observou o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.
O projeto da Rota do Futebol e dos Estádios do Mercosul conta com o apoio dos demais países do grupo e prevê a possibilidade de inclusão contínua de novos museus e arenas, além de parcerias junto a operadores turísticos e influenciadores regionais. O roteiro será ainda mais evidenciado com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027 no Brasil, elevando a atratividade da América do Sul para turistas de todo o planeta.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
HOME6 dias atrás
Desespero toma conta de passageiros em balsa com destino ao Marajó
-
HOME6 dias atrás
IFPA abre quase 7 mil vagas em Processo Seletivo 2026
-
BRASIL7 dias atrás
Ministros Alexandre Silveira e Wellington Dias reforçam integração entre políticas técnicas e sociais em programas de energia e gás
-
HOME6 dias atrás
Seis pessoas são resgatadas após naufrágio de balsa no Marajó
-
HOME5 dias atrás
PC e Marinha constatam irregularidades em embarcação que sofreu princípio de naufrágio a caminho do Marajó
-
HOME7 dias atrás
Incêndios em lixões do Marajó e Baixo Tocantins afetam moradores há quatro dias
-
HOME3 dias atrás
Mais de 56 mil garrafas de chope de vinho são apreendidas no Pará
-
HOME6 dias atrás
PF apura fraude em licitações, desvios e lavagem de dinheiro envolvendo obra da COP em canal de Belém