AGRONEGÓCIO
Enapecan 2025 discute mercado interno e exportações da noz-pecã brasileira
AGRONEGÓCIO
O 2º Encontro Nacional da Pecanicultura (Enapecan 2025) terá como tema de abertura a visão e perspectivas do mercado interno e das exportações da noz-pecã brasileira. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, no Campus da Ulbra, em Cachoeira do Sul (RS), e contará com uma programação extensa de palestras e visitação a expositores.
A solenidade de abertura está marcada para às 8h30 de quinta-feira, com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e da Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas (ABNC), Claiton Wallauer, que também coordena o Enapecan.
Painel de abertura foca no mercado interno e exportações
O engenheiro agrônomo Paulo Lipp, coordenador Pró-Pecã da Secretaria da Agricultura do Estado, será o moderador do painel “Organização do Setor, Mercado Interno e Exportação”, que contará com quatro palestrantes. Segundo Lipp, o painel é essencial para fornecer informações estratégicas para produtores, viveiristas, comerciantes e indústrias que atuam ou pretendem atuar na pecanicultura.
Entre os temas abordados estão:
- IBPecan: Conectando produtores, indústria e mercado – palestra de Claiton Wallauer;
- Pecan 2030: Avanços, inovações e perspectivas para a pecanicultura brasileira – apresentado por Carlos Roberto Martins, pesquisador da Embrapa Clima Temperado;
- Diagnóstico da Pecanicultura Gaúcha 2024/2025 – palestra de Antônio Carlos de Leite Borba, da Emater;
- A inserção da noz-pecã em roteiros gastronômicos e turismo de experiências – conduzida por André Bordignon, do Sebrae.
Perspectivas e inovações na pecanicultura
De acordo com Lipp, Martins e Borba, os palestrantes apresentarão dados sobre o comportamento da cadeia produtiva da noz-pecã. O evento também terá a participação do engenheiro mexicano Arsênio Gonzáles, que trará a experiência do México — atualmente o maior produtor de noz-pecã do mundo — durante o painel do dia 7, que abordará inovações na pecanicultura.
“É por meio da análise do mercado que conseguimos dimensionar as tendências e desafios que vêm pela frente para a pecanicultura gaúcha nos próximos anos”, afirma Lipp.
Realização e apoios
O Enapecan 2025 é promovido pelo IBPecan, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira do Sul, Emater e Embrapa, e conta com o apoio de Pecanita, LM Parceria Rural, Pró-Pecã, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ulbra e Sebrae.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
AGRONEGÓCIO
Fávaro realiza entrega de mais de mil moradias na Baixada Cuiabana
Mais de mil famílias de Cuiabá e Várzea Grande vão receber a chave da casa própria pelo programa Minha Casa, Minha Vida nesta quinta-feira (30). O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, representa o Governo Federal nas cerimônias que serão realizadas no Residencial Parque do Cerrado, na Capital, e nos Residenciais Chapada da Cerejeiras e Parque Hollywood I e II, em Várzea Grande.
Em Cuiabá, serão entregues as moradias de 595 famílias do Condomínio Guará no Residencial Parque do Cerrado. A cerimônia de entrega de chaves será realizada às 8h.
Já em Várzea Grande a cerimônia será realizada no bairro Costa Verde, a partir das 10h, e contemplará 460 famílias com a moradia própria nos residenciais Chapada das Cerejeiras, Parque Hollywood e Parque Hollywood II (2ª etapa).
Serviço:
Entrega de chaves de moradias do Minha Casa, Minha Vida
Quinta-feira, 30 de outubro
Cuiabá: 8h – Av. Fernando Correa da Costa (BR 364) – Distrito Industrial
Várzea Grande: 10h – Rua Agrícola Paes de Barros, s/n – Bairro Costa Verde
Informação à imprensa
[email protected]
-
MARAJÓ5 dias atrásTRE-PA cassa mandato da prefeita e da vice-prefeita de Ponta de Pedras por contratação irregular em ano eleitoral
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásMercado global de cacau mostra sinais de recuperação com safras fora da África e clima favorável no Brasil e Equador
-
MARAJÓ2 dias atrásMenino é encontrado morto dentro de mala, em Belém
-
HOME2 dias atrásHomem não identificado é encontrado morto no Marajó
-
HOME7 dias atrásMoradores se juntam para asfaltar trecho de rua, em Mosqueiro, ilha de Belém; obra custou quase R$ 200 mil
-
HOME2 dias atrásOperação Proteção Mulher intensifica ações de combate à violência doméstica em Afuá e Chaves
-
HOME6 dias atrásParaense está entre vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro 2025
-
HOME4 dias atrásCorpo de homem é encontrado por ribeirinhos boiando em rio do Marajó


