COP 30

Em Outeiro e Icoaraci, vice-governadora do Pará visita obras de asfalto

Publicados

COP 30

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve na manhã desta quinta-feira, 17, nos distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém, verificando o andamento das obras de asfalto executadas pelo Governo do Estado. Os investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana integram o pacote de obras que fazem parte dos legados que ficarão para a capital paraense em razão da realização da Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas, a COP 30, que ocorre em Belém, em novembro de 2025.

“Estivemos fiscalizando as ruas que estão sendo asfaltadas em Icoaraci e Outeiro. É o asfalto da COP 30 que já chegou nesses dois importantes distritos de Belém. Fico feliz em poder estar mais perto dos moradores, fazendo a vistoria dessas obras de pavimentação asfáltica. São serviços que trazem mais dignidade, melhoria na qualidade de vida da nossa população”, disse a vice-governadora.

No local, a vice-governadora constatou o avanço dos serviços que estão sendo executados na Rua da Alegria, em Outeiro, e nas Passagens Alves e Libertação, em Icoaraci. Por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), as vias recebem pavimentação asfáltica, terraplenagem, drenagem pluvial, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização.

Margarida dos SantosMargarida dos Santos mora na Rua da Alegria há 25 anos. Emocionada com a execução dos serviços, ela fala da satisfação em receber o asfalto novo na porta de casa. “Esse é um dia de muita alegria. O asfalto está me tirando do sofrimento, é uma bênção para mim, meus familiares e quem mora aqui. Eu nem dormia mais pensando nesse asfalto. Já cavei muita vala para tirar a lama da porta de casa, comprava aterro para ver se melhorava. Agora não tem mais nada disso, é só ficar tranquila em casa, apreciando o asfalto”, conta a moradora.

Leia Também:  Festival de Chocolate se encerra com escultura de chocolate alusiva à COP 30

Os investimentos legados da COP 30 em Icoaraci e Outeiro são realizados em parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, através da Itaipu Binacional. No total, a população de Outeiro receberá mais de 6,5 quilômetros de asfaltamento. Já os moradores de Icoaraci serão beneficiados com mais de 4,6 quilômetros de serviços de pavimentação asfáltica.

Maria SilvaEm Icoaraci, a autônoma Maria Silva reforça o quanto que o asfalto é importante para a qualidade de vida da população, além de beneficiar a sua geração de renda. “Passamos muito tempo no alagado. Agora está chegando o asfalto e a gente já vê a melhoria na rua. É bem pior no inverno, pois a água chega na canela da gente. Trabalho fazendo tapetes e tenho que conseguir sair de casa para vender os produtos. Com o asfalto, tudo vai melhorar para nós, moradores”, conta.

Asfalto Por Todo o Pará – Desde 2019, o governo estadual já liberou mais de 235 quilômetros de pavimentação asfáltica para Belém, no maior programa de infraestrutura e mobilidade urbana da história do município. O distrito de Outeiro já foi beneficiado com quase 20 quilômetros de asfaltamento. E Icoaraci, foi contemplado com mais de 16 quilômetros de asfalto.

Leia Também:  Estado divulga plano visitação de área para restauração florestal em Altamira

“Hoje estivemos com a vice-governadora Hana Ghassan acompanhando o andamento das obras de asfalto COP em Icoaraci e Outeiro. Além da melhoria da qualidade de vida da população, que passa a ter mais dignidade com a pavimentação asfáltica, o Governo do Pará também gera novos empregos. A capital continuará recebendo a atenção do Estado com os investimentos em obras que garantam mais infraestrutura para a população de Belém”, afirma o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COP 30

Novo presidente do TCU enaltece realização da COP 30 em Belém

Publicados

em

O governador Helder Barbalho prestigiou, nesta quarta-feira (11), a sessão plenária extraordinária que marcou a cerimônia de posse dos ministros Vital do Rêgo e Jorge Oliveira, eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), respectivamente. A solenidade foi realizada no plenário da sede da Corte de Contas, em Brasília (DF).

Durante discurso de posse, o ministro Vital do Rêgo destacou orgulho do país sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém.

“Nós temos orgulho de ter a COP 30 no Brasil e parabenizo o governador Helder Barbalho  pelo trabalho que está sendo feito. Quebrando paradigmas e preconceitos. Belém fará a COP das florestas ou da floresta. Belém vai mostrar que pode receber uma COP  com o seu abraço afetivo e a realidade amazônica”, ponderou o ministro Vital Rego.

Por unanimidade, na última quarta-feira (04), os ministros foram eleitos para o exercício do mandato dos dois cargos que se iniciam a partir de 1º de janeiro de 2025, com a possibilidade de reeleição por igual período. De acordo com o TCU, a votação ocorreu como estabelecido no Regimento Interno do Tribunal, na última sessão ordinária do mês de dezembro.

Leia Também:  Estado divulga plano visitação de área para restauração florestal em Altamira

Além do governador Helder Barbalho, o  vice-presidente da República, Geraldo Alckmin,ministros do governo federal e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet, compareceram à cerimônia.

O TCU é um órgão colegiado autônomo que julga as contas dos administradores de bens e valores públicos e aplica penalidades às irregularidades que causam prejuízo aos cofres públicos. É composto por nove ministros, sendo seis indicados pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República.

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA