ECONOMIA
MDIC lança Chatbot para facilitar acesso a informações oficiais de comércio exterior
ECONOMIA

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lança o Chatbot Comex, assistente virtual criado para tornar rápido, simples e seguro o acesso a informações oficiais sobre importação e exportação.
A solução funciona 24 horas por dia, com acesso aberto e sem necessidade de login, e oferece respostas fundamentadas na legislação e em portais e manuais oficiais do governo federal. Caso o usuário precise, o sistema direciona o atendimento para o serviço Comex Responde, que conta com suporte humano.
A iniciativa do Chatbot Comex prevê integrar órgãos anuentes e usuários dos sistemas de comércio exterior, oferecendo uma experiência mais transparente, ágil e assertiva, ao mesmo tempo em que reduz consultas recorrentes de atendimento, contribuindo para a otimização da gestão pública.
“Estamos aproximando o governo das pessoas e reduzindo barreiras para quem quer empreender e exportar. É uma ação que traz mais tecnologia para o setor público e amplia a nossa capacidade de atender mais brasileiros que desejam participar do comércio exterior”, afirmou a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.
Enquete para escolha do nome
O público poderá ajudar a escolher o nome da assistente virtual entre quatro opções em votação nas redes sociais do MDIC, no Instagram e LinkedIn:
Tai – generosidade e sociabilidade;
Elisa – associado a sensibilidade, fé e elegância.
Duda – Em espanhol, “duda” (substantivo feminino) significa “dúvida”.
Lina – Em grego, “mensageira” ou “portadora de luz”.
• Votação: 16 e 17 de outubro
• Resultado: 20 de outubro
Como funciona o Chatbot Comex
- Interação livre por texto: o usuário digita a dúvida e recebe a orientação, sempre baseada em fontes oficiais;
- Sem jargões: linguagem clara, empática e acessível, priorizando o passo a passo e a orientação prática;
- Encaminhamento para atendimento humano: quando necessário, o chatbot indica o Comex Responde;
- Disponibilidade: o acesso é feito diretamente na página do Siscomex, sem necessidade de login, 24 horas por dia.
Identidade e experiência do usuário
Para aproximar o serviço do público, o Chatbot Comex ganhou um avatar moderno, acolhedor e confiável, com traços suaves que transmitem empatia e humanizam a experiência digital. A personagem adota um tom cordial e educativo, com linguagem clara e objetiva, evitando jargões técnicos e facilitando o entendimento de usuários com diferentes níveis de familiaridade com o comércio exterior.
“A base de conhecimento do chatbot é composta por normas, manuais e sistemas oficiais utilizados no dia a dia pelos profissionais de comércio exterior. Isso faz com que as respostas sejam mais precisas e seguras, mas em formato mais ágil e acessível”, explicou Janaína Batista, diretora do Departamento de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio da Secex.
A Secex atua para ampliar a competitividade e a inserção internacional das empresas brasileiras, promovendo a facilitação do comércio, a transparência regulatória e a expansão das exportações, com foco em inclusão e inovação.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

ECONOMIA
Carta de adesão ao Tratado de Budapeste simplifica pedidos de patentes de biotecnologia no Brasil

O Brasil deu mais um passo importante para credenciar biobancos nacionais como autoridades depositárias internacionais (IDAs) de microorganismos e outros materiais biológicos para fins de pedidos de patentes em biotecnologia com o depósito de carta de adesão ao Tratado de Budapeste na segunda-feira (20/10), em Genebra.
A adesão ao tratado permitirá que pesquisadores e empresas depositem material biológico em território nacional, sem a necessidade de enviá-lo ao exterior, o que facilitará e reduzirá os custos envolvidos no processo de depósito de material biológico para patentes de biotecnologia.
A medida busca facilitar o acesso ao sistema internacional de patentes, promovendo o desenvolvimento tecnológico a partir da biodiversidade nacional. Também é considerada essencial para o desenvolvimento da bioindústria nacional e do alcance das metas da Missão 5 da Nova Indústria Brasil, que trata da bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas.
Para o Brasil se tornar o 92º país signatário desse tratado falta apenas a promulgação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e estabelecimento de regulamentação interna sobre as medidas necessárias para sua implementação, em elaboração pelo Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI).
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
HOME6 dias atrás
Desespero toma conta de passageiros em balsa com destino ao Marajó
-
HOME6 dias atrás
IFPA abre quase 7 mil vagas em Processo Seletivo 2026
-
BRASIL7 dias atrás
Ministros Alexandre Silveira e Wellington Dias reforçam integração entre políticas técnicas e sociais em programas de energia e gás
-
HOME5 dias atrás
PC e Marinha constatam irregularidades em embarcação que sofreu princípio de naufrágio a caminho do Marajó
-
HOME6 dias atrás
Seis pessoas são resgatadas após naufrágio de balsa no Marajó
-
HOME7 dias atrás
Incêndios em lixões do Marajó e Baixo Tocantins afetam moradores há quatro dias
-
HOME3 dias atrás
Mais de 56 mil garrafas de chope de vinho são apreendidas no Pará
-
HOME6 dias atrás
PF apura fraude em licitações, desvios e lavagem de dinheiro envolvendo obra da COP em canal de Belém