Educação
Brasil encerra Presidência Pro Tempore com balanço de ações
Educação

O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta quarta-feira, 22 de outubro, a 67ª reunião ordinária de Ministros de Educação (RME), com a presença das delegações do Paraguai e do Uruguai, e a participação por videoconferência da delegação da Argentina. As autoridades discutiram as ações realizadas e os resultados atingidos durante a Presidência Pro Tempore do Brasil, assumida durante o segundo semestre de 2025.
Representando o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o secretário-executivo da pasta, Leonardo Barchini, destacou que o MEC focou sua gestão à frente do bloco em três temas. “O Brasil propôs uma agenda educacional que articulou três eixos fundamentais: a educação nas regiões de fronteira como instrumento de integração regional; a alimentação escolar sustentável como política de permanência e saúde; e as ações voltadas à primeira infância e à alfabetização como base para a justiça social”, explicou Barchini.
Ele afirmou que, ao longo do semestre, o Brasil realizou mais de 30 reuniões entre especialistas dos países-membros nas áreas de educação básica; educação profissional e tecnológica; educação superior; formação docente; terminologia; e avaliação e indicadores.
O secretário-executivo apontou que o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (Peif) tem sido uma referência. Presente em municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, o Peif promove práticas pedagógicas bilíngues e interculturais, aproximando estudantes e professores de diferentes nacionalidades. “A proposta é que essas escolas se tornem espaços de convivência, respeito à diversidade e construção de uma identidade regional compartilhada”, afirmou.
Barchini enfatizou também que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), referência internacional, garante refeições diárias a mais de 40 milhões de estudantes e destina pelo menos 30% dos recursos à compra de alimentos da agricultura familiar. Ele lembrou que a experiência brasileira tem sido compartilhada por meio da Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e pode servir de base para uma agenda regional que articule alimentação escolar, sustentabilidade e soberania alimentar.
Para a primeira infância e alfabetização, o representante da pasta detalhou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo Brasil em 2023, com investimento de R$ 2 bilhões até 2026. “A meta é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental”. Ele ainda destacou outras iniciativas do MEC, como o programa Escola em Tempo Integral, o programa Pé-de-Meia, a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
Além disso, Leonardo Barchini também destacou a realização do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) como estratégia de integração regional. “A integração regional em educação não é apenas uma aspiração: é uma necessidade histórica. Que possamos, juntos, construir políticas que respeitem nossas diversidades, enfrentem nossas desigualdades e fortaleçam nossa identidade comum”.
- MEC faz balanço de agenda educacional proposta durante Presidência Pro Tempore do Brasil. Foto: Fábio Nakakura/MEC
Participaram da reunião o ministro de Educação do Chile, Nicolás Cataldo; o vice-ministro de Educação Superior e Ciências do Paraguai, David Velázquez Seiferheld; a subsecretária de Educação e Cultura do Uruguai, Gabriela Verde; e a conselheira e vice-presidente da Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) Uruguai, Elbia Marinelly Lucas.
Comitê Coordenador Regional – Antecedendo a reunião de ministros, foi realizado o encontro do Comitê Coordenador Regional (CCR), nos dias 20 e 21 de outubro, com as delegações do Brasil, Paraguai, Uruguai e a participação por videoconferência da delegação da Argentina. A instância é responsável pela coordenação geral das atividades do Setor Educacional e pela preparação da 67° Reunião de Ministros da Educação (RME).
O MEC foi representado no evento pelo coordenador de Integração Regional da Assessoria de Assuntos Internacionais, Gustavo Servilha. Na ocasião, foram revisadas as atas de cada comissão e negociados eventuais pontos a serem levados à consideração dos ministros. O término da CCR compilou os resultados das instâncias que compõem o Setor Educacional do Mercosul.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva e da Assessoria de Assuntos Internacionais
Fonte: Ministério da Educação

Educação
G20 Educação destaca primeira infância e valorização docente

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, ocorreu a Reunião de Ministros da Educação do G20, realizada em Skukuza, África do Sul. O encontro, que teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, marcou o encerramento da presidência sul-africana no grupo. Os documentos finais resultantes da presidência destacam o compromisso global com a educação infantil inclusiva, equitativa e de qualidade como direito humano fundamental.
O compêndio apresentado como um dos documentos resultantes do Grupo de Trabalho de Educação do bloco compartilha experiências nacionais, boas práticas e programas inspiradores desenvolvidos nos países membros e convidados. O documento aborda as áreas definidas como prioritárias pela presidência sul-africana: a aprendizagem na primeira infância; o reconhecimento mútuo de qualificações acadêmicas e profissionais; e a formação e valorização dos docentes para um mundo em transformação.
A Declaração da Presidência (Chair’s Statement, no termo em inglês), outro resultado do GT, reforça os pontos apresentados no compêndio e será encaminhada à Cúpula de Líderes do G20, em novembro.
“Juntas, essas iniciativas fazem parte de uma agenda mais ampla de formação, dignidade e inclusão.”
Camilo Santana, ministro da Educação
“Juntas, essas iniciativas fazem parte de uma agenda mais ampla de formação, dignidade e inclusão. Uma agenda que se alinha com o nosso compromisso internacional compartilhado para construir uma força de trabalho na educação, que seja capacitada e dedicada à equidade, sustentabilidade e à transformação social”, afirmou Santana. “Apesar das diferenças, trabalhamos com o mesmo propósito: assegurar uma educação de qualidade para todos, garantindo que ninguém seja deixado para trás”, completou, ao parabenizar a condução da presidência sul-africana.
Em sua fala durante a sessão plenária, o ministro ressaltou o compromisso brasileiro com a valorização docente, destacando o Programa Mais Professores para o Brasil, voltado à formação, ao ingresso e à permanência de professores no ensino público. Ele também divulgou a Política Nacional Integrada da Primeira Infância, recentemente lançada, e o empenho do Brasil em avançar nas discussões sobre o reconhecimento internacional de diplomas, em alinhamento com a Convenção Global da Unesco sobre Educação Superior.
Santana também lembrou que o Brasil encerrou sua presidência no G20 em 2024 com a produção de três importantes documentos que reforçam a relevância do diálogo internacional em educação, incluindo o Relatório sobre Educação. Ele pontuou a integração entre a agenda educacional do G20 e a Reunião Global da Unesco (GEM), o que permitiu alinhar esforços para enfrentar desafios comuns. Citou ainda o Relatório Global de Educação de 2024, lançado em Fortaleza, que mostra avanços no acesso escolar, mas alerta que 251 milhões de crianças ainda estão fora da escola. Por fim, defendeu a união global em prol da alfabetização na idade certa e do direito à educação para todos.
- Leia mais: Publicado Relatório de Monitoramento Global da Educação 2024
- Leia mais: G20 Educação apresenta boas práticas e diretrizes
“Nestes tempos desafiadores, devemos reconhecer mais do que nunca a importância do diálogo e do multilateralismo genuíno. A cooperação internacional é essencial para ampliar o acesso à educação e melhorar sua qualidade e relevância.”, afirmou.
Próximos passos – A Declaração da Presidência sul-africana também aponta diretrizes para o futuro da cooperação educacional, com ênfase em ações conjuntas que assegurem a continuidade dos avanços alcançados. Entre as iniciativas, está o compromisso dos países em construir sistemas educacionais mais preparados para os desafios do século 21, investindo na formação de profissionais aptos a atuar em contextos digitais, multiculturais e em constante transformação.
O documento incentiva, ainda, o desenvolvimento de mecanismos de monitoramento e avaliação compartilhados, capazes de acompanhar o progresso das metas estabelecidas e fortalecer o intercâmbio de boas práticas entre os membros do grupo. Outro ponto de destaque é a ampliação do diálogo multilateral sobre financiamento sustentável da educação, reconhecendo o papel estratégico dos investimentos públicos e da inovação para garantir o direito à aprendizagem ao longo da vida.
Compromissos bilaterais e cooperação internacional – A participação brasileira no G20 também incluiu agendas bilaterais e multilaterais realizadas entre os dias 20 e 23 de outubro. Na terça-feira (21), Camilo Santana assinou, em Pretória, um memorando de entendimento com a ministra da Educação Básica da África do Sul, Siviwe Gwarube, que prevê cooperação em políticas educacionais, formação de professores e fortalecimento da alfabetização.
No mesmo dia, o ministro participou da reunião trilateral do IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) e de encontro com o diretor de Educação e Habilidades da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher, para tratar de parcerias em avaliação, inovação pedagógica e formação docente. À noite, participou do Diálogo Ministerial da Força-Tarefa de Emprego e Educação do Business 20 (B20), espaço de interlocução entre governos e setor privado sobre políticas para o futuro do trabalho.
Agenda – Encerrando a missão oficial, Santana participará, na quinta-feira (23), do Seminário de Lançamento do Relatório da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, tradução de Teaching and Learning International Survey, promovido pela OCDE. O evento reunirá ministros de educação de diversos países para debater as tendências globais e locais sobre o desenvolvimento profissional de professores e líderes escolares.
Na ocasião, o ministro Santana apresentará as políticas brasileiras de valorização docente que reforçam a formação dos educadores para o avanço da aprendizagem e a construção de sistemas educacionais resilientes e inclusivos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI)
Fonte: Ministério da Educação
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