PROTEÇÃO AS CRIANÇAS

Capacitação da Operação ‘Curupira Mirim’ chega a Salvaterra

Publicados

HOME

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) prossegue o calendário de atividades da Operação “Curupira Mirim”. Nesta quinta-feira (25) ocorreu mais uma capacitação preparatória, em Salvaterra, município do Arquipélago do Marajó. Comerciantes e representantes da rede turística participaram da ação, realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de prevenir a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes na região.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A ação mobiliza órgãos federais, estaduais e municipais, e prepara a sociedade local para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém. Realizada desde o início de setembro, a Operação esteve na quarta-feira (24) em Soure, e já passou por Castanhal, Belém (incluindo as ilhas de Mosqueiro e do Combu), Marituba e Ananindeua,. Em Salvaterra, cerca de 97 participantes foram capacitados, incluindo integrantes da rede hoteleira local, bares e restaurantes, bem como órgãos vinculados ao atendimento da criança e do adolescente no município, além de organizações não governamentais.

Leia Também:  Acusado de vender drogas em vila do Marajó é preso pela Polícia Militar

O coordenador-geral de Operações Integradas do MJSP, presente na capacitação em Soure e Salvaterra, coronel Ricardo Kotama, destacou a união de esforços em proteção da criança e do adolescente no Marajó Oriental. “Concluímos hoje as atividades na Ilha do Marajó, referentes à Operação Curupira Mirim. Todas as nossas ações alcançaram os objetivos estabelecidos. A experiência foi extremamente positiva, e fomos calorosamente recebidos por toda a comunidade marajoara. As informações que visamos transmitir foram amplamente compreendidas pela população local. Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao apoio recebido da Segup e das prefeituras de Soure e Salvaterra. É com orgulho e grande satisfação que colaboramos com o povo do Pará e com a população destes municípios, pois acreditamos que o Pará será um exemplo durante a COP30”, afirmou o coronel.

No Pará, no âmbito do Estado, a Operação é coordenada pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), da Segup. A delegada Ariane Santos, responsável pela DPS, enfatizou que a conscientização e a troca de informações são essenciais para que eles participem ativamente do combate à exploração sexual infantil.

Leia Também:  Mais de 2 mil agentes reforçam a segurança durante o Carnaval em 72 localidades no Pará

“O objetivo é disseminar informações e reafirmar o compromisso do Comitê de Enfrentamento a Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes no Pará, especialmente durante a COP30, mantendo-os como prioridade absoluta”, acrescentou a delegada.

Orientações – Durante a manhã foram abordados temas como turismo responsável, Código de Conduta Brasil, boas práticas para bares e hotéis, acolhimento e encaminhamento de vítimas, identificação de sinais de violência sexual e prevenção de crimes relacionados.

Para Leodina Pereira, diretora da Escola Municipal José Inácio dos Reis, a capacitação teve grande relevância pelos temas abordados. “Destaco como algo que me tocou e será muito útil ao meu trabalho como diretora e educadora a questão do diálogo com as crianças. Certamente, compartilharei esse conhecimento com os meus colegas de trabalho, visando aprimorar o apoio às crianças”, assegurou.

Nas formações participaram diversos órgãos, como as secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Turismo (Setur), Fundação ParáPaz, Ministério Público, Ministério do Turismo e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Voo é cancelado em Belém após suspeita de bomba na aeronave

Publicados

em

Foto: Infraero

A concessionária do aeroporto de Belém informou que um voo com destino a Marabá, no sudeste do Pará, que sairia às 13h15 desta sexta-feira (26), foi cancelado após uma suspeita de bomba na aeronave. A Polícia Federal descartou a ameaça após inspeção.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Durante o embarque, um passageiro teria anunciado à equipe do avião que transportava uma bomba em uma caixa. O homem foi detido e conduzido para prestar depoimento na delegacia da Polícia Federal do aeroporto.

Leia Também:  Mercado de aluguéis por temporada dispara 54% em Belém com a COP 30 no horizonte

A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do aeroporto, informou que foi acionado imediatamente um plano de contingência previsto nos protocolos de segurança aeroportuária. Já a companhia Azul comunicou que o cancelamento ocorreu por medida preventiva de segurança.

As autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal, realizaram a inspeção da aeronave e das bagagens, e descartaram a presença de qualquer artefato explosivo, informou a NOA.

A concessionária disse que as demais operações do Aeroporto Internacional de Belém seguiram normalmente, sem impactos nos demais pousos e decolagens.

A Azul disse ainda aque “lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações. Os clientes afetados serão reacomodados em voo extra programado para sábado (27).”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA