VEJA AS DATAS
Comitiva de 20 juízes da Justiça do Trabalho fará itinerância inédita no Marajó
HOME
De 13 a 17 de janeiro, uma comitiva com mais de 20 juízes do trabalho vai atender de foram itinerante a população das cidade de Salvaterra e Soure no arquipélago do Marajó. A ação é desenvolvida em conjunto pela Escola Judicial e pela Comissão de Justiça Itinerante do Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região (PA/AP).
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Entre as ações, estão atividades teóricas e práticas para os magistrados e as magistradas que são alunos da Escola Judicial, além de uma sessão de exibição do filme “Pureza”, protagonizado pela atriz paraense Dira Paes, que conta a história de uma mãe que vai em busca do filho vítima de trabalho análogo ao de escravo. A sessão do filme ocorrerá na manhã do dia 14 de janeiro, no auditório da UEPA, em Salvaterra, e será seguida de roda de conversa.
Em Salvaterra, o campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA) também abrigará os atendimentos à população no decorrer do dia, que contam com a participação de entidades parceiras, como Caixa, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e Polícia Civil, com a emissão de RG. A partir do dia 15 e até o dia 17, os atendimentos serão realizados em Soure, no ginásio municipal.
Além do atendimento de triagem, atendimento direto, esclarecimento de dúvidas, tomada de reclamação e até mesmo audiências de conciliação, os demais órgãos parceiros oferecerão serviços como emissão de extratos de FGTS, esclarecimento sobre Saque Aniversário, questões referentes a carteira de trabalho, salário inferior ao mínimo, emissão de carteira de identidade, entre outros.
A ação é inovadora, por realizar a capacitação de magistrados e magistradas em atividade de atendimento direto de itinerância, ampliando o alcance dos serviços ofertados pela Justiça do Trabalho e órgãos parceiros, sem a necessidade de deslocamento do cidadão.
No apoio à realização de todas as atividades, será utilizada a carreta da itinerância do TRT da 8.ª Região, equipada com salas de audiência e atendimento com acessibilidade. A carreta ficará estacionada na UEPA, em Salvaterra, e posteriormente na área do ginásio municipal, em Soure.
Em razão da proximidade e do fluxo constante, os moradores de Salvaterra que não conseguirem ir ao atendimento no dia 14 poderão se deslocar a Soure para serem atendidos pelas equipes.
Serviço: Ação Itinerante do TRT-8 em Soure e Salvaterra
Quando: 13 a 17 de janeiro de 2024
Horário: das 9h às 16h
Locais: Salvaterra no Campus da UEPA (13 e 14 de janeiro)
Soure no Ginásio Municipal de Soure (15 a 17 de janeiro)
HOME
Ação da Justiça do Trabalho transforma a vida de moradores do Marajó com serviços e cidadania
Leone da Silva Oliveira, 36 anos, mora em Soure e trabalha com o ramo de caranguejo. Agora em janeiro, no período do defeso, está sem trabalho para sustentar a família e quatro filhos. Ele chegou cedo no Ginásio Municipal de Soure em busca apenas de um documento de identidade, mas acabou encontrando solução para este outro problema e saiu feliz da ação de itinerância.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
“Eu vim trocar a identidade e as senhas já tinham acabado. Mas conversando com o servidor, soube do serviço da Caixa aqui na carreta, ele disse que eu tinha como sacar [o saldo do FGTS] e foi tudo certo”, relatou. No atendimento do TRT-8, Leone descobriu que podia ter acesso ao benefício ao ter em mãos um alvará do juiz do Trabalho autorizando. Com o documento em mãos, ele pôde receber logo ao lado, junto aos atendentes da Caixa Econômica, também parceira nesta ação itinerante.
“Já saio com álvara e o dinheiro no bolso. Estou muito feliz, veio numa boa hora. Deus me abençoou e agradeço a Deus e toda equipe que me atendeu muito bem”, comemorou o morador de Soure. Essa e muitas histórias encontramos durante os três dias de Itinerância na região de Salvaterra e Soure, no Marajó. Só no primeiro dia de atendimento foram mais de 300 pessoas que procuraram os serviços.
Igor Sarmento, juiz do trabalho da 3ª Vara do Macapá, afirma que esses dias no Marajó tem sido uma experiência de muito aprendizado.
“Essa é a minha primeira itinerância, que superou minhas expectativas no sentido positivo. Estou aprendendo muito com as pessoas que estão aqui, que tem muito a nos ensinar com as lições de vida, com resiliência, persistência, e mesmo com todas as dificuldades, as pessoas estão sempre com sorriso no rosto. Isso é gratificante. Eu atendi muitas pessoas, crianças para tirar o documento de identidade e via o sorriso no rosto das crianças de ter a sua cidadania reconhecida, de ser reconhecida pelo Estado”, observa.
-
MARAJÓ6 dias atrás
Vídeo: Briga entre membros de duas famílias termina com três feridos no Marajó
-
HOME4 dias atrás
Foragido da justiça por homicídio desde 2023 é preso pela Polícia Militar no Marajó
-
HOME4 dias atrás
Mulher fica com ponta de carregador de celular gravada na cabeça após briga no Marajó
-
MARAJÓ5 dias atrás
Vídeo: Barco naufraga em rio na zona rural do Marajó neste domingo (12)
-
MARAJÓ2 dias atrás
Padre Marcelo da Silva Souza morre aos 40 anos em Belém
-
MARAJÓ3 dias atrás
Coquinho, acusado de furtar supermercado é preso pela Polícia Civil no Marajó
-
HOME3 dias atrás
Homem é preso após agredir pai com faca e ameaçar irmão no Marajó
-
HOME2 dias atrás
Homem é detido pela Polícia Militar com insumos para armas de fogo no Marajó