ATENDIMENTOS

Marinha entrega navio-hospital que vai atender 4 mil ribeirinhos por ano

Publicados

HOME

Foto: Divulgação

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Sargento Lima” será incorporado à Marinha do Brasil em cerimônia militar realizada na noite desta nesta quarta-feira, 1º de outubro, na Escadinha da Estação das Docas, em Belém. A embarcação funcionará como Unidade Básica de Saúde para atendimento médico e odontológico de comunidades ribeirinhas de difícil acesso no Pará e Amapá.

Com quase 25 metros de comprimento e 8 metros de largura (boca), o NAsH “Sargento Lima” foi projetado para alcançar locais onde outros navios não conseguem operar, superando barreiras físicas e de navegabilidade. A bordo, conta com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação e de procedimentos, farmácia, espaços de acolhimento e enfermaria.

Segundo a Marinha, o navio também poderá ser empregado em missões de busca e salvamento em áreas fluviais, transporte logístico de pessoal e material, em emergências como enchentes ou desastres naturais, entre outros, expandindo a capacidade de assistência social e hospitalar da Força Naval na região norte do país.

A capacidade operacional prevê quatro missões anuais, cada uma com até 20 dias de duração, permitindo o atendimento de até 20 localidades por ano. Estima-se que mais de 4.500 pessoas recebam assistência médica e odontológica por ano. Além disso, o navio possibilitará o retorno às mesmas comunidades dentro de um mesmo ciclo, ampliando o alcance das ações da Marinha na Amazônia Oriental.

Leia Também:  Hospital Regional do Marajó reforça cuidados com biossegurança na hemodiálise

Quem foi o “Sargento Lima” 

A escolha do nome presta homenagem ao Primeiro-Sargento João Morais de Lima, herói da Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial. No naufrágio do cruzador Bahia, em 1945, mesmo diante da morte iminente, Lima recusou salvar-se sozinho e insistiu em resgatar seu comandante gravemente ferido. Ambos foram tragados pelo mar, deixando para a história um legado de lealdade e sacrifício.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Homem é preso por estupro de vulnerável em Soure

Publicados

em

Nesta quarta-feira (1), a Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA), cumpriu o mandado de prisão preventiva de um homem pelo crime de estupro de vulnerável, em ambiente de convivência familiar.

A vítima, uma criança de 4 anos, teria sido encontrada no colo do investigado, parcialmente despida, em um terreno onde ambos residiam. De acordo com laudos médicos, foi confirmada uma lesão compatível com ato libidinoso.

Com os indícios da autoria, materialidade e risco à integridade da vítima, o suspeito teve a prisão preventiva efetuada, sendo encaminhado para a unidade policial para os procedimentos necessários e segue à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TerPaz Itinerante prepara ações para o Arquipélago do Marajó em junho
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA