MEIO AMBIENTE

Pará será destaque na França em evento sobre COP 30 e combate ao aquecimento global

Publicados

HOME

Foto: Divulgação

O Pará, que sediará na COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas) este ano, reafirma sua presença no cenário internacional. O secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Rodolpho Zahluth Bastos, apresentará na Universidade de Sorbonne, na França, uma das mais conceituadas do planeta, as iniciativas do Governo do Pará na área ambiental e os preparativos para a COP 30. O colóquio “As Grandes Florestas e a Luta Contra o Aquecimento Global – Perspectivas Cruzadas Brasil/Europa/África” é realizado em Paris, a partir desta segunda-feira (10) até a próxima quinta-feira (13).

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Na programação, que reúne autoridades, especialistas e pesquisadores de vários países, o secretário-adjunto da Semas participará de duas conferências. Na primeira, ministrará palestra sobre iniciativas de descarbonização na agricultura, mineração e indústria na Amazônia, considerando o papel estratégico que a região desempenha para a regulação do clima global e a conservação da biodiversidade.

Leia Também:  Curralinho se prepara para sediar Circuito Marajó de Futsal em março

Ele também participará da conferência “Quais são as expectativas para o próximo COP 30?”, que incluem ações mais ambiciosas e concretas para enfrentar as mudanças climáticas, com ênfase na descarbonização de setores essenciais, no financiamento climático para países em desenvolvimento e na proteção da biodiversidade e de povos tradicionais na Amazônia.

Realidade concreta – “O Pará não é sede da COP 30 por acaso. O evento é uma oportunidade para o Pará e a Amazônia, que estará representada não só pela Semas, mas também por outras instituições, com oportunidade de falar da Amazônia sob perspectiva endógena, com base na nossa realidade concreta, nos avanços das políticas públicas regionais que o Governo está desenvolvendo e, sobretudo, realçar os desafios da região. Também falaremos sobre os preparativos para a COP 30, enquanto anfitriões de um evento que pode ser um marco para a maior cooperação global em torno do financiamento climático, descarbonização, conservação da biodiversidade, sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas”, informou Rodolpho Zahluth Bastos, que representará o Executivo Estadual junto com a engenheira ambiental da Semas, Selma Santos, responsável pela palestra “Ferramentas para a proteção das grandes florestas”, na qual destacará os instrumentos de cadastro de áreas protegidas na Amazônia e de cadastro ambiental de imóveis rurais, em análise comparativa com o modelo de cadastro francês de registro de propriedades rurais.

Leia Também:  Projeto ‘Hortas Sociais’ gera renda e transformação social no Marajó, diz governo

Prestígio acadêmico – A Universidade de Sorbonne é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da França e do mundo, localizada na capital, Paris. O evento tem a direção de Norbert Foulquier (Gridauh/Sorbonne), e contará na mesa de abertura com a participação de Christine Neau-Leduc, presidente da Universidade de Sorbonne; Eva Bazaiba, ministra de Meio Ambiente da República Democrática do Congo, e outros representantes das áreas de ciência e política da América do Sul, África e Europa. O evento tem ainda o apoio e a participação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A Sorbonne é referência mundial em diversas áreas do conhecimento, incluindo filosofia, literatura, história, ciências sociais, matemática, física e biologia. Seu nome é frequentemente associado ao prestígio acadêmico e à tradição intelectual francesa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Foragido da Justiça é preso e adolescente apreendido por apologia ao crime no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Um homem foragido da Justiça foi preso e um adolescente apreendido na tarde desta quarta-feira (29) pela Polícia Militar, em Portel, acusados de apologia ao crime e envolvimento com o tráfico de drogas.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

De acordo com informações da PM, a equipe policial recebeu uma denúncia via aplicativo Interativo informando que, no final da Rua 2 de Fevereiro, na área da invasão, alguns homens estariam fazendo pichações com mensagens de apologia a uma facção criminosa em postes de energia elétrica.

Leia Também:  Urgência e emergência oncológica do Ophir Loyola será reestruturada, em Belém

Ao chegar ao local, os policiais constataram a veracidade da denúncia e flagraram três suspeitos fazendo as pichações. Ao perceberem a aproximação da viatura, os homens tentaram fugir. Dois deles foram alcançados e abordados pela equipe. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram um celular, 16 porções de oxi e várias sacolas plásticas  que seriam utilizadas para embalar drogas. Com o adolescente, foi apreendida uma lata de spray de tinta que teria sido usada nas pichações.

Durante a abordagem, segundo a PM, o homem tentou enganar os policiais informando um nome falso. A equipe deslocou-se até a residência dele, onde, com autorização do próprio suspeito, recolheu sua identidade. Após consulta a sistemas da segurança pública, foi constatado que o homem estava foragido do sistema prisional.

Os dois foram detidos e apresentados na delegacia de Polícia Civil de Portel, juntamente com o material apreendido, para os procedimentos cabíveis.

Segundo a PM, o homem ficou bastante alterado ao ser informado sobre sua situação de foragido e chegou a tentar agredir os policiais, sendo necessário o uso de spray de pimenta e algemas para contê-lo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA