VÍDEOS
Ribeirinhos sofrem com a cheia dos rios em localidades de Chaves e Anajás, no Marajó
HOME

Moradores do Igarapé Santa Maria, afluente do rio Cururu, em Chaves, e do Igarapé Saparará, em Anajás, no Arquipélago do Marajó, enfrentam sérios transtornos devido às cheias dos rios. Muitas casas ficaram submersas, causando dificuldades para os ribeirinhos da região.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Em vídeos registrados pelos próprios moradores, é possível ver o nível da água acima do normal, cobrindo vilas inteiras. Os ribeirinhos relatam que as cheias têm prejudicado atividades essenciais, como a pesca e a colheita do açaí.
“Já tem quase 15 dias chovendo praticamente. A chuva passou agora, mas ainda chove a noite inteira. A gente está em uma situação assim: quando vai para a mata colher o açaí, não tem como, porque está tudo alagado. Muita chuva e a açaicera está lisa”, contou Lorival Pereira, morador local.
A situação, segundo os ribeirinhos, só tem piorado, como afirma Jaime Gonçalves, morador do Igarapé Santa Maria, em Chaves.
“A nossa situação está cada vez mais se agravando, principalmente devido ao inverno forte que estamos passando. Nossa principal necessidade a primeira coisa é o remédios, segundo é a alimentação. A gente depende muito do açaí, mas a chuva não tem dado trégua, não há como colher. Já são 15 dias de chuva sem parar, e a situação só se agrava”, lamentou Jaime.
A equipe de reportagem tentou contato com a prefeitura de Chaves e Anajás, mas não obteve resposta. Também foi solicitado um posicionamento da Defesa Civil estadual, porém, até o momento, não houve retorno.

HOME
Portel AquaFest agita o fim de semana com esportes aquáticos e atrações nacionais

Começou na manhã deste sábado (19) a 6ª edição do Amazônia Portel AquaFest 2025, um dos maiores eventos esportivos e turísticos da região Marajoara. A programação inclui diversas competições aquáticas e atrações de nível nacional, com atividades que seguem até este domingo (20).
O AquaFest já se consolidou como um dos principais eventos esportivos do município, reunindo atletas de alto rendimento e entusiastas das modalidades aquáticas. Além do impacto esportivo, o festival impulsiona o turismo local e fortalece o comércio, beneficiando a economia e proporcionando lazer para a comunidade.
De acordo com Adamias Palheta de Almeida, diretor de Esporte e Lazer da SECELT, o evento deve atrair um grande público e promover uma experiência inesquecível.
“O AquaFest já se tornou uma tradição em Portel. Além da competição esportiva, ele impulsiona a economia, fomenta o turismo e oferece entretenimento para toda a população”, destacou.
A Prefeitura Municipal de Portel reforça o convite à população e aos visitantes para prestigiarem o evento, garantindo mais um ano de sucesso para o Amazônia Portel AquaFest 2025.
Veja a programação:
Sábado (19/04):
10h00 – Natação masculina (400m e 800m)
10h30 – Natação feminina (400m e 800m)
14h00 – Porfia de canoa tradicional (300m)
15h30 – Prova de caiaque (300m)
17h00 – Apresentação do campeão brasileiro de manobras em jet ski, Bruno Jacob
17h30 – Performance de Mary Mateus, medalhista olímpica de canoa polinésia
20h00 – Show na orla da Praia do Arucara.
Domingo (20/04):
08h30 – Maratona aquática masculina (6.000m)
11h00 – Arrancadão de rabetas batalha
14h00 – Arrancadão de rabetas águas abertas
15h00 – Apresentação de canoagem do grupo Amazônia VA’A
15h30 – Performance de Abimael da Silva “Boca”, atleta do campeonato mundial de canoagem havaiana
16h00 – Jet ski circuito
17h00 – Jet ski freestyle
17h30 – Apresentação de jet ski com Bruno Jacob, campeão brasileiro
20h00 – Show na Orla da Praia do Arucara.
-
HOME5 dias atrás
Trio é preso em flagrante por tráfico de drogas em Chaves, na Ilha do Marajó
-
HOME5 dias atrás
Ministério Público fecha matadouro por condições insalubres no Marajó
-
HOME5 dias atrás
Marajó recebe ações intensificadas contra a Doença de Chagas no mês de combate à enfermidade
-
HOME6 dias atrás
Polícia Militar prende homem acusador de agredir a própria irmã grávida no Marajó
-
HOME4 dias atrás
Paraense tenta repatriar filha vítima de abusos na Espanha
-
HOME5 dias atrás
Homem é preso pela Polícia Civil acusado de estupro de vulnerável no Marajó
-
HOME6 dias atrás
Homem é detido por descumprir medida protetiva e tentar agredir ex-companheira no Marajó
-
HOME6 dias atrás
Homem é preso por violência doméstica e aparece ferido após confusão em arena no Marajó