SERVIÇOS

Ação para Meninas e Mulheres inicia terceira itinerância no Marajó

Publicados

HOME

Foto: Divulgação

A terceira itinerância da Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, parceria do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve sua abertura nesta segunda-feira, 17, em Melgaço, no Marajó, com a palestra “Tipos de violência contra a mulher e o atendimento em rede”. A programação ocorreu na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Até a próxima sexta-feira, 21, a ação voltada à prevenção da violência doméstica e da exploração sexual de meninas e mulheres na região alcançará três municípios do Marajó Ocidental: Breves, Bagre e Melgaço. A partir de quarta, 19, o evento contará com a participação do CNJ, representado pela conselheira Renata Gil, e da artista e ativista Luiza Brunet.

Sensibilização – A cerimônia de abertura foi conduzida pelo desembargador Leonardo de Noronha Tavares, responsável pela Coordenadoria dos Juizados Especiais do TJPA. “Precisamos mudar a realidade do Marajó em relação aos que as mulheres passam. Violência doméstica e abuso e exploração sexual não podem ser tratados como algo cultural. É preciso que haja forte presença do Poder Público na fiscalização e na conscientização da população”, disse o magistrado.

Leia Também:  Ação conjunta de segurança apreende madeira irregular e prende quatro pessoas no Marajó

Entre as autoridades presentes, destacam-se a chefe de Gabinete da conselheira do CNJ, Celina Ribeiro; o prefeito de Melgaço, José Viegas Dias; o diretor do Fórum de Melgaço, juiz Bruno Espada; o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Pacheco; e o promotor de Justiça Paulo Furtado.

Após a solenidade, a equipe da Coordenadoria dos Juizados Especiais, acompanhada de Celina Ribeiro e de outras autoridades, realizou visitas institucionais a órgãos que integram a rede de proteção às mulheres em Melgaço, incluindo a Delegacia de Polícia Civil, o Comando da Polícia Militar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na manhã desta segunda-feira, também foram realizadas atividades no município de Breves. No Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Cedep), ocorreu a oficina “Fluxo de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência”. Além disso, unidades básicas de saúde (UBS) da cidade sediaram o Círculo de Diálogo sobre Primeira Infância, voltado para mulheres gestantes.

PID – À tarde, a partir das 15h, será inaugurado o Ponto de Inclusão Digital (PID) na Escola Porto Alegre, em Melgaço. Haverá uma visita institucional será realizada na comunidade Santa Luzia “Filhas de Mani”.

Leia Também:  PM prende homem acusado de tráfico e formação de quadrilha no Marajó

Enquanto isso, em Breves, o Cedep sediará o Círculo de Diálogo “Entrega Protegida de Bebês para Adoção”, uma capacitação para profissionais da rede de saúde. As atividades em Breves seguirão até sexta-feira, 21.

Bagre – Na terça-feira, 18, será a vez de Bagre receber as ações da iniciativa. A partir das 8h30, a Igreja Assembleia de Deus sediará rodas de conversa e oficinas abordando temas como Lei Maria da Penha, atendimento com perspectiva de gênero, relações familiares e os diferentes tipos de violência contra a mulher.

No dia seguinte, a programação incluirá a apresentação das medidas protetivas de urgência, do formulário de avaliação de risco e da construção do fluxo de atendimento na escola e na rede de proteção.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Assalto a empresa termina com prisões e apreensão de drogas no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (14), um assalto a uma empresa foi registrada em Curralinho, no Marajó.  Dois criminosos armados invadiram um estabelecimento, mantendo funcionários reféns e roubaram aproximadamente R$ 12 mil em espécie, além de dois aparelhos eletrônicos avaliados em R$ 30 mil. Na fuga, a dupla ainda levou uma motocicleta.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A guarnição policial foi acionada por um funcionário da empresa, mas, ao chegar ao local, constatou que os assaltantes já haviam fugido. De acordo com os relatos das vítimas, um dos suspeitos era alto e magro, trajava boné, moletom, calça preta e estava encapuzado. O outro utilizava camisa polo branca, bermuda preta e possuía uma tatuagem no braço esquerdo.

Durante as buscas, uma denúncia anônima apontou que um dos suspeitos foi visto na residência de um homem conhecido na região por envolvimento com o tráfico de drogas. No local, os policiais avistaram dois indivíduos tentando tampar um buraco no quintal. Ao perceberem a presença da PM, fugiram, mas um deles foi alcançado e preso. Com ele, foram encontradas três munições calibre .40, além de drogas enterradas no terreno: um tablete de maconha, duas petecas de maconha e uma de cocaína.

Leia Também:  TCM reprova prestação de contas da Câmara de vereadores de Bagre

Na parte frontal da residência, um homem e uma mulher foram abordados ao saírem da casa. Com o homem, a PM encontrou dez pedras de oxi, e no interior da casa, mais quatro pedras da substância, além de três petecas de maconha.

Duas motocicletas também foram apreendidas: uma Honda Bros vermelha, possivelmente adulterada, que teria sido utilizada pelos assaltantes, e uma Honda Fan vermelha, que um dos suspetios afirmou estar alugada.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A investigação segue para identificar o segundo assaltante e esclarecer a participação dos detidos no crime.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA