REDUÇÃO GRANDE
Em queda, exportações marajoara em 2023 não devem superar as vendas do ano passado
De todas as cidades marajoaras, apenas Afuá e Breves fizeram comércio com o mercado exterior e registraram forte redução em 2023
MARAJÓ
Em queda, as exportações marajoaras não devem alcançar o mesmo resultado do ano passado. Só Afuá, a principal cidade exportadora do Arquipélago do Marajó, tem redução de 63,6% nas vendas externas. A mesma tendência é seguida por Breves, com 82% queda, e por Salvaterra, Curralinho e Muaná, que sequer exportaram este ano. O mesmo problema é sentido pelo Pará, com pequena redução de 1,3% segundo os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Em Afuá, as vendas de janeiro a novembro atingiram 1,3 milhão de dólares e estão bem longe dos 3,8 milhões de dólares comercializados em 2022. Os números colocam a cidade marajoara na 38ª colocação no ranking estadual de exportadores.
Todas as vendas externas foram de madeira serrada. Os Estados Unidos compraram 79% da produção, o México 20% e a Bélgica ficou com 1%.
Este ano, diferente de 2022, Afuá aparece como município importador, com uma compra de 13 mil dólares em remédios. O MDIC não informa a origem do produto.
Em Breves, maior cidade do Marajó, a redução do valor de venda foi de 82%. Entre janeiro de novembro de 2023 as vendas atingiram apenas 45,9 mil dólares em frutas. O volume é insuficiente para o MDIC informar o destino da venda. No ano passado inteiro, o valor chegou a 258 mil dólares.
Com o resultado, Breves ocupa a 62ª colocação no ranking dos exportadores paraenses.
O estado
Todo o Pará chegou em novembro com 18,8 milhões de dólares em produtos exportados, o que representa uma redução de 1,3% em relação aos 20,1 bilhões comercializados no mesmo período de 2022. Mesmo assim, o estado se mantém em 7° lugar no ranking nacional.
Aproximadamente 88% das vendas são de minério. O restante das vendas é composto pelo agronegócio, com a soja chegando a 8,3% das e o milho com 2%. A venda de animais bovinos vivos, embora seja a maior do Brasil, representa apenas 1,1% das vendas.
A China é o principal mercado consumidor dos produtos paraenses, com 49% das compras no período. Depois aparecem a Malásia (6,3%), Japão (5,1%), Estados Unidos (3,5%) e a Alemanha (3,3%).
MARAJÓ
Portel no Marajó comemora 267 anos com inaugurações
Portel, município localizado na Região de Integração do Marajó, completa nesta sexta-feira (24) 267 anos. Durante a programação de aniversário, a prefeitura da cidade inaugurou espaços públicos e uma escola de educação infantil. A população ainda pôde cantar os parabéns e saborear o bolo de 50 metros.
Logo pela manhã, a gestão municipal inaugurou o complexo turístico da Praia do Tucano, equipamento que tem como objetivo fortalecer o turismo local. Em seguida, foi realizada a distribuição do bolo de 50 metros para os moradores.
Durante a tarde, foi inaugurada a escola de educação infantil Benedito Magno, que deverá atender a mais de 300 crianças do bairro Cidade Nova.
“Sinto-me satisfeito por já fazer parte da história de Portel. Fui o prefeito que mais entregou creches de qualidade na cidade. Esperamos poder entregar ainda mais creches no futuro”, disse o prefeito Paulo Ferreira.
Em seguida, a população pôde conferir as novas instalações do estádio municipal Felizardo Diniz, o “Ferlizadão”, que passou a contar com novas arquibancadas e cabines para a imprensa, além de outras readequações.
“Este é um momento histórico e importante. Portel precisava dessa readequação, e com a sensibilidade do ex-deputado Cássio Andrade, ele fez a indicação de emenda para que o município de Portel alocasse recursos para a construção das novas arquibancadas no estádio Ferlizadão Diniz”, destacou o secretário de Esportes de Portel, Edinor Ferreira.
-
MARAJÓ5 dias atrás
Muaná no Marajó ganha nova orla às margens do rio Mocajatuba
-
HOME4 dias atrás
Homem morre e três ficam feridos após colidir motocicleta com cavalo no Marajó
-
HOME5 dias atrás
Mulher é flagrada com drogas e é detida no Marajó
-
HOME5 dias atrás
Enem: como é a escola pública em Marabá onde 85 alunos tiraram mais de 900 na redação
-
HOME5 dias atrás
Polícia Militar prende homem acusado de agredir mulher com socos no Marajó
-
HOME4 dias atrás
Comércio no Marajó é alvo de golpe; acusados são detidos e dinheiro recuperado
-
HOME3 dias atrás
Polícia Militar e Guarda Municipal flagram tráfico de drogas no Marajó
-
HOME5 dias atrás
Homem em prisão domiciliar é preso com simulacro de arma de fogo no Marajó