CONSCIENTIZAÇÃO

Hospital Regional do Marajó orienta sobre prevenção de IST’s neste Carnaval

Publicados

MARAJÓ

Foto: Divulgação

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), situado em Breves, promoveu ação de educação em saúde, na quinta-feira (8), para conscientizar sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), nas Recepções do Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) da unidade.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7  aqui no Grupo 8,  aqui no grupo 9, aqui no grupo 1,  aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A ação, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), contou com a facilitadora Dalila Campelo, enfermeira do HRPM, tendo distribuição de preservativos e material educativo.

A pedagoga, Rosângela Gonçalves, uma das responsáveis da ação, explica que esse momento dirigido aos usuários e acompanhantes, que aguardavam atendimentos nas Recepções do HRPM, contribui para uma comunidade mais consciente.

“As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa que esteja infectada. O uso da camisinha externa ou interna, em todas as relações sexuais, é o método mais eficaz para proteção contra essas infecções”, pontuou a profissional.

Leia Também:  Vídeo: menor suspeito de matar duas pessoas no Marajó é morto em confronto com a polícia

Além disso, Dalila Campelo acrescenta que a iniciativa é muito pertinente, sobretudo no período carnavalesco, onde se tornam propícias ocasiões de exposição. “A palestra esclareceu dúvidas e enfatizou para a população que se divirtam de forma segura e consciente, que no ato sexual utilizem preservativo, resguardando sua saúde”, finalizou, Campelo.

Aprovação – Laurilene Sousa, 44 anos, acompanhou e aprovou a iniciativa, ela comenta que a ação possibilita que, após as informações obtidas, ela possa instruir outras pessoas, alertando sobre a importância do uso do preservativo.

“A palestra foi muito boa, pontuou bem a prevenção das ISTs. Além de se divertir nesse período festivo, é preciso ter cuidado. Importante tratar esse tema, inclusive, com nossos filhos”, enfatizou a autônoma.

Além de Laurilene, a colaboradora Rosiane Silva, que também acompanhou o projeto do GTH, ressalta a importância de ações de educação em saúde, pois, por meio da informação, a população se torna mais responsável quanto suas condutas.

“Foi muito importante a palestra. Tem que ter proteção e respeito no carnaval. As informações prestadas trazem um esclarecimento importante para a população nesse período”, disse a auxiliar de Farmácia.

O GTH também promoverá a ação na próxima segunda-feira, 12, direcionada aos colaboradores do HRPM, no Hall das Clínicas, intensificando a conscientização e prevenção.

Tratamento – Em Belém, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disponibiliza a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), atendendo pacientes de todo o Estado com HIV/Aids ou aqueles expostos ao vírus, necessitando confirmação de infecção.

Ainda, as prefeituras oferecem canais adicionais de suporte, como os 78 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 38 Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Nesses locais, a população pode realizar testes rápidos para HIV, Hepatite B e C, além de Sífilis, de forma gratuita e confidencial, recebendo orientações preventivas ou iniciando tratamento precoce para aqueles com resultados reagentes, via rede especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Corpo de criança que desapareceu após colisão de barcos é encontrado no Marajó

Campanha – Todos os anos, a gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) adere, em consonância com a Sespa, a campanha “Dezembro Vermelho”, que é uma mobilização nacional voltada para a conscientização sobre o HIV/AIDS, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Em 2023, o HRPM promoveu ação de educação em saúde, que foi realizada no Auditório e Hall de Clínicas, com a finalidade de alertar os colaboradores da unidade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e combate ao estigma relacionado ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), bem como outras ISTs, e possibilitou a realização de testes rápidos para detecção de infecção por HIV, Hepatite B e C, além de Sífilis.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Em Soure, Operação ‘Curupira Mirim’ leva capacitação para enfrentar exploração sexual

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou nesta quarta-feira (24) mais uma capacitação preparatória no âmbito da Operação “Curupira Mirim”. Comerciantes e representantes da rede turística de Soure, município do Arquipélago do Marajó, participaram da ação, realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para prevenir a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Realizada desde o início de setembro, a Operação já passou por Castanhal, Belém (incluindo as ilhas de Mosqueiro e do Combu), Marituba e Ananindeua. Em Soure, cerca de 90 participantes foram capacitados, incluindo donos de bares, restaurantes e integrantes da rede hoteleira local. A ação mobiliza órgãos federais, estaduais e municipais e prepara a sociedade local para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.

Leia Também:  Hospital Metropolitano alerta para cuidados com acidentes no trânsito durante as férias de julho

Rede de proteção – O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou que a capacitação visa fortalecer uma rede de proteção com os donos de estabelecimentos. “A Operação ‘Curupira Mirim’ protege nossas crianças e adolescentes, resgatando o símbolo da COP30, que é o Curupira, e fortalecendo a proteção infantil. A Operação já passou pela Região Metropolitana de Belém, e pelas ilhas, e agora chega ao Marajó Oriental para capacitar e consolidar essa rede de proteção no Estado”, informou o titular da Segup.

A Operação, coordenada pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), da Segup, contou com a participação de outros órgãos, como as secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Turismo (Setur), Fundação ParáPaz, Ministério Público, Ministério do Turismo e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram abordados temas como turismo responsável, Código de Conduta Brasil, boas práticas para bares e hotéis, acolhimento e encaminhamento de vítimas, identificação de sinais de violência sexual e prevenção de crimes relacionados.

Consciência social – A delegada Ariane Santos, titular da DPS, destacou o papel dos comerciantes na proteção de crianças e adolescentes. Segundo ela, “essa conscientização e a troca de informações são fundamentais para que eles participem ativamente no enfrentamento à exploração sexual infantil. O objetivo é levar informações e reafirmar o compromisso das ações do Comitê de Enfrentamento a Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes no Pará, especialmente no contexto da COP30, mantendo crianças e adolescentes como prioridade absoluta”.

Leia Também:  Homem é preso por transitar com moto de trilha em cidade no Marajó

Rosely Coroa, técnica da Setur e agente local do Turismo Responsável no Pará, ressaltou a importância da ação no Arquipélago do Marajó, um dos destinos turísticos mais procurados no Estado. “A Operação busca prevenir, informar, mobilizar e chamar a sociedade para assumir o compromisso de proteger crianças e adolescentes, garantindo direitos de forma responsável, alinhado aos eixos do Turismo Sustentável/Responsável”, disse a técnica da Setur.

Para a turismóloga e presidente da Associação de Turismo de Soure, Dileane Silva, a capacitação foi produtiva e estratégica, envolvendo a rede hoteleira que, a partir desta ação, passa a multiplicar os temas abordados. Para ela, “o tema é de extrema importância para a nossa ilha, pois só podemos ajudar a combater essa realidade com esclarecimento e conhecimento de causa, exatamente o que nos foi ofertado hoje”.

Na quinta-feira (25), a Operação “Curupira Mirim” prossegue para Salvaterra, também no Marajó, ampliando a qualificação e a disseminação de informações para prevenção e enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA