CULTURA

Marajó recebe programação do Projeto Marajó Resiliente no Museu do Marajó

Publicados

HOME

Foto: Divulgação

O Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari, será o centro de uma semana de atividades promovidas pelo Projeto Marajó Resiliente, entre os dias 22 e 28 de setembro de 2025. A programação é aberta à sociedade civil e reúne oficinas, rodas de conversa, mostras de filmes e um evento de incidência climática.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Para a coordenadora de Gênero e Diversidade do projeto pela Fundación Avina, Lara Vaz, o evento simboliza a força da parceria no território.

Leia Também:  CNU divulga locais de provas nesta quinta; Breves também aplica provas

“O Museu do Marajó é um importante guardião dos conhecimentos locais. As ações vão reunir estudantes, professores, organizações sociais, lideranças quilombolas e moradores para refletir sobre os impactos das mudanças climáticas e o papel dos sistemas agroflorestais como alternativa histórica de adaptação”, destacou.

O que é o Projeto Marajó Resiliente

O Marajó Resiliente busca ampliar a capacidade de resposta de agricultoras, agricultores familiares e comunidades tradicionais frente à crise climática. Com atuação em Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure, a iniciativa combina saberes ancestrais, práticas agroecológicas e assistência técnica especializada.

O projeto é conduzido pela Fundación Avina, em parceria com o Instituto Belterra e o Instituto Conexsus, com implementação do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), da World-Transforming Technologies, da Apó Socioambiental e da Angola Comunicação. O financiamento é do Fundo Verde do Clima (GCF) e da Climate and Land Use Alliance (CLUA).

Entre os principais eixos estão a adaptação climática, implantação de sistemas agroflorestais, acesso ao crédito rural, diversificação de renda e fortalecimento da governança socioambiental. O projeto foi construído ao longo de cinco anos em diálogo com comunidades quilombolas, organizações locais e órgãos públicos, e terá execução por igual período nos municípios marajoaras.

Leia Também:  Polícia Militar apreende adolescentes com porções de óxi no Marajó

Programação no Museu do Marajó

  • 23/09 (9h às 12h) – Oficina: Mudança Climática e Sistemas Agroflorestais Diversificados – Fundación Avina e Instituto Belterra

  • 24/09 (9h às 12h) – Mostra de filmes e debate: Comunicação como ferramenta aliada da adaptação climática: Como apresentar o Marajó ao mundo? – Fundación Avina, Instituto Belterra e Angola Comunicação

  • 25/09 (9h às 12h) – Roda de conversa: Adaptação Climática, Gênero e Comunidades Quilombolas – Fundación Avina e Apó Socioambiental

  • 26/09 (9h às 17h) – Evento de Incidência Climática – IEB, VAC Marajó e Fundación Avina

Serviço

📍 Onde? Museu do Marajó – Tv. Maj. Emíliano Santos, 199, Cachoeira do Arari – PA
📅 Quando? 22 a 28 de setembro de 2025
🎟 Como? Entrada gratuita

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

IFPA e Prefeitura de Portel firmam parceria para ofertar curso técnico em Agropecuária

Publicados

em

Foto: Ascom Prefeitura de Portel

O Instituto Federal do Pará (IFPA) firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Portel, na Região de Integração do Marajó, para implementar o curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Além da Secretaria Municipal de Educação, a parceria conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia e Desenvolvimento Florestal (SETAF), que garantirá suporte com maquinários e insumos para o desenvolvimento das aulas práticas.

Leia Também:  Condenado é recapturado pela Polícia Militar quando andava nas ruas de Breves

O programa permitirá que os alunos tenham acesso a uma metodologia de ensino interdisciplinar, aliada à formação técnica, preparando-os de maneira eficaz para o mercado de trabalho em um setor que cresce a cada dia no município e que demanda profissionais capacitados.

Segundo a gestão municipal, a parceria representa um marco histórico para Portel, trazendo benefícios diretos à população com a formação de jovens preparados para atuar em diferentes áreas produtivas e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA