INVESTIMENTO
Obras do novo Terminal Hidroviário de Breves alcançam 40% do total
MARAJÓ
As obras de reconstrução, adequação e modernização do Terminal Hidroviário de Breves, no arquipélago do Marajó, atingem o nível intermediário com 40% de conclusão das intervenções previstas. Atualmente, os esforços estão concentrados na instalação de estacas, reforço estrutural do píer, construção de lajes de concreto armado, além de alvenaria do galpão de carga e terminal de passageiros.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5 ou aqui no Grupo 6. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão.
O novo Terminal Hidroviário de Breves vai atender mais de 105 mil habitantes da região, promover o turismo e o desenvolvimento socioeconômico da cidade, que é considerada “capital do Marajó” e de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) conta com população estimada em 104.280 habitantes.
Para o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly, a nova estrutura portuária vai garantir segurança aos usuários e auxiliar no escoamento da produção.
“O município de Breves já merecia um obra digna e o Estado está investindo mais de R$ 11 milhões no porto. Temos certeza absoluta de que, com a reconstrução do terminal hidroviário de Breves, ganha a população porque vai alavancar o escoamento da produção, o conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros que se deslocam pelo modal hidroviário para as cidades vizinhas e para a capital”, frisa Benassuly.
O andamento das obras do novo Terminal Hidroviário de Breves já impacta positivamente na economia do município. Atualmente, o canteiro de obras conta com 33 funcionários diretos e mais 15 indiretos.
“Essa obra chegou em Breves com grandes oportunidades de trabalho para pessoas que estavam desempregadas”, relata Eduardo Soares, que atua como soldador. “Tem pouco mais de dois anos que trabalho na obra e seguimos avançando. É uma ação que está gerando empregos”, comentou Antônio Raimundo, que atua como ferreiro.
Com o avançar das obras em Breves, também crescem as expectativa dos moradores que ainda guardam na memória relatos da antiga estrutura. “Caía muita gente na água na hora de embarcar e desembarcar. Espero que melhore, né? Se Deus permitir que melhorem com essa obra porque o espaço vai servir para todo mundo”, relata a comerciante Maria Rosa de Souza.
“Com certeza vai melhorar muito quando estiver pronto e a cidade vai dar uma evoluída. A cidade e as pessoas precisam ter um porto digno. Vai melhorar 100% com certeza”, acredita o motoboy Rogério Reis. “Esperemos que melhore o fluxo de pessoas na cidade e também a frente da cidade que está um pouco abandonada e traga o comércio”, ponderou o comerciante Vitor Amaral Costa.
Nova estrutura
A obra civil inclui ampliação da área do terminal para embarque e desembarque de passageiros, com salão refrigerado para 168 pessoas. A previsão é de construção de espaços para duas lanchonetes, quatro lojas para venda de artesanato, sala para órgãos do Estado, revisão elétrica e hidrossanitária, com banheiros para pessoas com deficiência; estação de tratamento de esgoto e subestação elétrica, entre outros itens
Ampliação da área
O novo terminal de passageiros terá sua área ampliada em mais de 700m², passando de 500,00m² para 1264,00m². O porto também será contemplado com a construção de uma estação de transbordo de cargas de 164,00m²; recuperação, reforço estrutural e ampliação do pier de embarque e desembarque de 964m² com inclusão do conjunto naval, passando para 1.365m².

HOME
Em Soure, Operação ‘Curupira Mirim’ leva capacitação para enfrentar exploração sexual

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou nesta quarta-feira (24) mais uma capacitação preparatória no âmbito da Operação “Curupira Mirim”. Comerciantes e representantes da rede turística de Soure, município do Arquipélago do Marajó, participaram da ação, realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para prevenir a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Realizada desde o início de setembro, a Operação já passou por Castanhal, Belém (incluindo as ilhas de Mosqueiro e do Combu), Marituba e Ananindeua. Em Soure, cerca de 90 participantes foram capacitados, incluindo donos de bares, restaurantes e integrantes da rede hoteleira local. A ação mobiliza órgãos federais, estaduais e municipais e prepara a sociedade local para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.
Rede de proteção – O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou que a capacitação visa fortalecer uma rede de proteção com os donos de estabelecimentos. “A Operação ‘Curupira Mirim’ protege nossas crianças e adolescentes, resgatando o símbolo da COP30, que é o Curupira, e fortalecendo a proteção infantil. A Operação já passou pela Região Metropolitana de Belém, e pelas ilhas, e agora chega ao Marajó Oriental para capacitar e consolidar essa rede de proteção no Estado”, informou o titular da Segup.
A Operação, coordenada pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), da Segup, contou com a participação de outros órgãos, como as secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Turismo (Setur), Fundação ParáPaz, Ministério Público, Ministério do Turismo e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram abordados temas como turismo responsável, Código de Conduta Brasil, boas práticas para bares e hotéis, acolhimento e encaminhamento de vítimas, identificação de sinais de violência sexual e prevenção de crimes relacionados.
Consciência social – A delegada Ariane Santos, titular da DPS, destacou o papel dos comerciantes na proteção de crianças e adolescentes. Segundo ela, “essa conscientização e a troca de informações são fundamentais para que eles participem ativamente no enfrentamento à exploração sexual infantil. O objetivo é levar informações e reafirmar o compromisso das ações do Comitê de Enfrentamento a Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes no Pará, especialmente no contexto da COP30, mantendo crianças e adolescentes como prioridade absoluta”.
Rosely Coroa, técnica da Setur e agente local do Turismo Responsável no Pará, ressaltou a importância da ação no Arquipélago do Marajó, um dos destinos turísticos mais procurados no Estado. “A Operação busca prevenir, informar, mobilizar e chamar a sociedade para assumir o compromisso de proteger crianças e adolescentes, garantindo direitos de forma responsável, alinhado aos eixos do Turismo Sustentável/Responsável”, disse a técnica da Setur.
Para a turismóloga e presidente da Associação de Turismo de Soure, Dileane Silva, a capacitação foi produtiva e estratégica, envolvendo a rede hoteleira que, a partir desta ação, passa a multiplicar os temas abordados. Para ela, “o tema é de extrema importância para a nossa ilha, pois só podemos ajudar a combater essa realidade com esclarecimento e conhecimento de causa, exatamente o que nos foi ofertado hoje”.
Na quinta-feira (25), a Operação “Curupira Mirim” prossegue para Salvaterra, também no Marajó, ampliando a qualificação e a disseminação de informações para prevenção e enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes.
-
HOME7 dias atrás
Defesa Civil realiza teste do sistema de alertas de desastres naturais no Pará
-
HOME7 dias atrás
Final entre Castanhal e Maracanã na Supercopa Pará sub-17 termina em confusão generalizada
-
HOME6 dias atrás
COP30 pode agregar quase 2 pontos percentuais ao PIB do Pará
-
HOME7 dias atrás
Adolescente de 16 anos é assassinada no Marajó; PC investiga o caso
-
HOME7 dias atrás
Homem é preso acusado de agredir família e invadir casa no Marajó
-
HOME7 dias atrás
Como votaram os deputados paraenses na PEC da Blindagem
-
HOME6 dias atrás
Professor é afastado após beijar aluna próximo à boca dentro de sala de aula no Pará
-
HOME6 dias atrás
Atletas do Marajó conquistam bronze no Wrestling com apoio do Governo do Pará