PESQUISA

Observatório do Marajó apresenta relatório com Índice de Transparência das prefeituras

Índice de Transparência e Governança Pública avaliou 59 indicadores das 17 prefeituras em cinco dimensões; resultados serão apresentados em Melgaço

Publicados

MARAJÓ

O Observatório do Marajó e a Transparência Internacional lançam hoje (5), em Melgaço, o resultado do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), que avaliou 59 indicadores das 17 prefeituras marajoaras em cinco dimensões: Legal; Plataformas; Administrativo e Governança; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação. Os dados mostram, por exemplo, que Oeiras do Pará, Melgaço, Bagre, Anajás e Gurupá atingiram os menores índices. O relatório completo será apresentado no final desta manhã.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5 ou aqui no Grupo 6. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão.

A programação de lançamento ontem (4) com duas apresentações para representantes de comunidades tradicionais e de outras organizações locais – uma realizada na UFPA, campus Breves, e outra no Sindicato de Professores de Breves.

Leia Também:  Uepa lança vestibular com mais de 3,5 mil vagas; veja as oportunidades

Na quarta feira, Cachoeira do Arari será o cenário de um novo encontro com lideranças do Marajó Oriental, sendo esperadas lideranças de Ponta de Pedras, Salvaterra e Soure, além dos cachoeirenses que estarão anfitriando o grupo na data.

Na quinta e sexta, o Observatório do Marajó e a Transparência Internacional farão novas apresentações em Belém. Na capital, as equipes das organizações se reunirão com o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará.

A gestora de projetos do Observatório do Marajó, Ediane Lima, explicou que a avaliação possibilitou o acompanhamento dos esforços dos Municípios em relação à transparência numa região do Brasil que apresenta os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Além do levantamento das informações, o desafio é comunicar o resultado às comunidades marajoaras e fortalecer o diálogo com as prefeituras.

A partir do lançamento, continuaremos apresentando o resultado para as lideranças de comunidades tradicionais e de outras organizações locais para que a sociedade se aproprie dessa discussão e possa usar o índice para demandar mais transparência. Para isso, estamos preparando materiais que serão lançados nas próximas semanas e complementarão o resultado”, afirmou Ediane.

Ao mesmo tempo, nessa próxima etapa, esperamos fortalecer o diálogo com as prefeituras, apresentando os resultados, e boas práticas para melhorar a nota de cada prefeitura. A ideia com o projeto é fazer o panorama da situação da transparência para, a partir daí, melhorar e fortalecer as práticas de transparência das prefeituras. Para tal, o Observatório do Marajó está disponível para realizar oficinas com servidores e servidoras municipais, mas ainda não conseguimos chegar até eles”, completou.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MARAJÓ

Nesta sexta(26) começa o Festival do Açaí em Ponta de Pedras

Publicados

em

Foto: Divulgação

A contagem regressiva já começou! Entre os dias 26 e 28 de setembro, Ponta de Pedras vai receber o tradicional Festival do Açaí, um dos eventos mais aguardados da região, que celebra a cultura, a agricultura familiar e o sabor do fruto que é símbolo do Marajó.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A programação é ampla e feita para toda a família, reunindo dia de campo, feira de produtos e artesanato, competições, apresentações culturais, desfiles, shows e muito mais.

Leia Também:  Veja imagens de como Inteligência Artificial enxerga o Marajó e dê sua opinião

Sexta-feira (26/09)

O festival começa com o Dia de Campo sobre Produção de Açaí e Agricultura Familiar, na propriedade do produtor Roni e Suany, em Benfica, das 7h30 às 11h30. A partir das 16h, em frente à Prefeitura, será aberta a feira de produtos de açaí e artesanato, junto com competições divertidas como corrida no saco, quem debulha ou junta caroço de açaí mais rápido e quem toma mais rápido o açaí na garrafa.

Às 16h, o Estádio Adalberto Tavares recebe a avaliação de talentos pelo Clube do Remo, que às 19h encara a Seleção de Ponta de Pedras em um jogo amistoso. A noite segue com desfile de moda artesanal às 20h e shows de 00h às 4h.

Sábado (27/09)

A feira de açaí e artesanato retorna às 9h em frente à Prefeitura. Já na Arena do Vaqueiro – Liberato Castro, a programação inclui corrida de cavalo puruca às 14h, apresentação do grupo de carimbó Nuruaraques às 15h e a chegada da Maratona Intermunicipal de Cavalos às 15h30.

Leia Também:  Ponta de Pedras consagra-se campeão geral da regional Marajó II do Joapa

As competições continuam a partir das 16h, com desafios como subir no açaizeiro, comer açaí com camarão e roer caroço com farinha, além de premiações para o maior e o menor cacho de açaí. Os shows seguem pela madrugada, de 00h às 4h.

Domingo (28/09)

O último dia do festival traz mais feira de açaí e artesanato a partir das 16h e competições como corrida no saco, subida no açaizeiro e quem toma mais rápido o açaí na garrafa.

Às 18h30, tem apresentação do grupo de capoeira e, às 19h, os concursos Garota Açaí Mirim e Garota Açaí Adulto. A noite fecha com atrações culturais: Melhor Idade Itaguary, Melhor Idade Sementes Marajoaras, Nuruaraques, Sipuada Sucupira, Cris Lobo, Walbinho dos Teclados, Pagode Resenha e DJ Wallace Master até 2h da manhã.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA