JUÇARA

Palmeira tem superprodução de 14 litros de açaí grosso no Marajó

Publicados

MARAJÓ

Foto: Divulgação

Os produtores rurais Maria do Carmo e Damião Batista, agricultores que cultivam em terras na PA-159 perto da comunidade São Pedro, estão com sorriso de orelha a orelha por causa da superprodução de açaí na propriedade. Um único cacho da variedade Juçara produziu 14 litros de açaí batido… do grosso.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7  aqui no Grupo 8,  aqui no grupo 9, aqui no grupo 1,  aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A conquista também foi comemorada pelos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semape), órgão que presta assistência técnica na propriedade por meio de parcerias firmadas com o Sebrae, Emater e IFPA.

Leia Também:  Professor do ensino público marajoara conquista prêmio nacional de Inovações

A secretária Fabrícia Pereira Barros, que é engenheira florestal, explicou que a superprodução de 14 litros é atípica e foi registrada numa árvore específica que teve o “manejo e o trato cultural muito bem feitos”. Segundo ela, a média da variedade Juçara varia entre 7 e 10 litros.

“É importante ressaltar que esta alta produção foi de açaí Juçara, uma variedade que tem a polpa mais carnuda, que é mais pesado, que tem o gosto forte, mas que precisa ser plantado e que demanda mais cuidado no cultivo e manejo”, explicou a secretária.

A Semape não tem um levantamento exato de quanto da produção local sai da palmeira do açaí Juçara. A maior parte, aproximadamente 80%, da plantação é da variedade BRS Pará, uma planta nativa que cresce em área de várzea (alagada) e que costuma render uma média de cinco litros por touceira.

A BRS Pará, segundo a secretária, é a variedade mais produzida e consumida no estado, uma vez que é nativa e adaptada ao clima e solo e que é de fácil manejo.

Leia Também:  Bandidos fazem reféns e aterrorizam família durante assalto no Marajó

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Suspeito de envolvimento em atentado em Belém é preso por dívida de pensão alimentícia no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Um homem que seria suspeito de envolvimento em um atentado contra um agente de segurança pública em Belém foi preso na manhã de quarta-feira (29) pela Polícia Militar, no município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

De acordo com informações da PM, os policiais receberam uma denúncia sobre a chegada de um homem suspeito na cidade, que supostamente teria participado de um atentado ocorrido no bairro do Curuçamba, na capital paraense.

Leia Também:  Foragido do Amapá por roubo é recapturado pela Polícia Militar no Marajó

O homem estaria a bordo de uma lancha, com destino ao município marajoara. Diante das informações, foi montada uma operação policial para realizar a averiguação e a possível abordagem no Terminal Hidroviário de Ponta de Pedras.

Durante a ação, os policiais identificaram o suspeito e constataram que havia em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, referente ao não pagamento de pensão alimentícia.

O homem foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ponta de Pedras para o cumprimento do mandado e demais procedimentos legais.

Por meio de nota a Polícia Civil informou que um homem com um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia foi apresentado pela Polícia Militar na Delegacia de Ponta de Pedras. A hipótese de participação do suspeito em um atentado a um agente de segurança pública é investigada

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA