CAPACITAÇÃO

Portel qualifica operadores do turismo para melhorar recepção e atendimento na cidade

Durante a semana, 20 alunos participaram do curso garçom e garçonete, realizado pela Setur em parceria com o Senar

Publicados

MARAJÓ

Foto: Divulgação

 

Conhecido pelos atrativos naturais, como igarapés, praias de água doce, pelos sítios arqueológicos, Turismo de Base Comunitária, cultura e pelo potencial de ecoturismo, com 70% do seu território pertencente à Floresta Nacional do Caxiuanã, o município de Portel, na Região de Integração do Marajó, recebeu duas ações para potencializar o turismo na região e capacitar os prestadores de serviços turísticos que já poderão atuar no Fest Verão 2024. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Turismo local, na sexta-feira (21) foi realizado o workshop sobre crédito, financiamento e turismo. Durante a semana foi realizado o curso de garçom e garçonete.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Leia Também:  Polícia prende segundo traficante que pretendia vingar morte de parceiro

No workshop foram apresentadas as linhas de crédito do Banpará para donos de hotéis, pousadas, restaurantes e micro empreendedores. Entre os palestrantes estavamo representantes do Banpará e do Sebrae, para abordar sobre a importância da formalização como MEI, técnicos da Setur, representantes do Senar, além do secretário municipal.

 

Curso

Durante a semana, 20 alunos participaram do curso garçom e garçonete, realizado pela Setur em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas práticas ocorreram no Restaurante e Bar Arucará Beach.

Para Wellignton Siqueira, o curso foi uma oportunidade ímpar de se capacitar. “Foi excelente o curso, aprendi diversas coisas como servir, posicionar talheres, drinques, higiene no ambiente, postura, tudo para proporcionar um melhor atendimento ao cliente e turista. Como estou desempregado, pretendo procurar oportunidades na área”, comentou.

Segundo Idinor Oliveira, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Portel, é de extrema importância a efetividade da Setur em proporcionar para Portel essa formação profissional.

“O curso atende principalmente a juventude, eles saem do ensino médio e precisam de uma qualificação. A capacitação se soma à potencialidade turística de Portel, fica esse legado para o município, para as pessoas que queiram essa profissão. O empreendedor precisa de pessoas capacitadas com a devida qualificação para fortalecer o atendimento do bar restaurante. Agradecemos a sensibilidade do Governo do Estado, por meio da Setur, por trazer essa extensão de qualificação, que só tem a crescer e o município só tem a ganhar”, sinalizou.

Leia Também:  Com apoio da Emater, mais de R$ 1 milhão serão investidos na produção de açaí

 

Fábio Junior também foi um dos concluintes do curso.

“É de grande importância a Setur trazer esse curso para nosso município, porque percebemos uma carência nessa área turística, de não ter quem possa recepcionar adequadamente. Então foi uma ótima oportunidade de melhora, de geração de emprego. Agora estamos qualificados para entregar o melhor para o cliente, de forma educada e com informações valiosas”, acrescentou.

“Todas as capacitações promovidas pela Setur em parceria com prefeituras e Senar reforçam a importância do apoio a projetos em um segmento vital para o desenvolvimento de uma região: o turismo. Os cursos valorizam a prestação do serviço, do atendimento de qualidade ao turista, fortalecendo toda a cadeia e proporcionando uma oportunidade de renda para os moradores”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Em Soure, Operação ‘Curupira Mirim’ leva capacitação para enfrentar exploração sexual

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou nesta quarta-feira (24) mais uma capacitação preparatória no âmbito da Operação “Curupira Mirim”. Comerciantes e representantes da rede turística de Soure, município do Arquipélago do Marajó, participaram da ação, realizada em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para prevenir a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Realizada desde o início de setembro, a Operação já passou por Castanhal, Belém (incluindo as ilhas de Mosqueiro e do Combu), Marituba e Ananindeua. Em Soure, cerca de 90 participantes foram capacitados, incluindo donos de bares, restaurantes e integrantes da rede hoteleira local. A ação mobiliza órgãos federais, estaduais e municipais e prepara a sociedade local para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.

Leia Também:  PM prende homem com 250 quilos de carne de capivara no Marajó

Rede de proteção – O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou que a capacitação visa fortalecer uma rede de proteção com os donos de estabelecimentos. “A Operação ‘Curupira Mirim’ protege nossas crianças e adolescentes, resgatando o símbolo da COP30, que é o Curupira, e fortalecendo a proteção infantil. A Operação já passou pela Região Metropolitana de Belém, e pelas ilhas, e agora chega ao Marajó Oriental para capacitar e consolidar essa rede de proteção no Estado”, informou o titular da Segup.

A Operação, coordenada pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), da Segup, contou com a participação de outros órgãos, como as secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Turismo (Setur), Fundação ParáPaz, Ministério Público, Ministério do Turismo e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram abordados temas como turismo responsável, Código de Conduta Brasil, boas práticas para bares e hotéis, acolhimento e encaminhamento de vítimas, identificação de sinais de violência sexual e prevenção de crimes relacionados.

Consciência social – A delegada Ariane Santos, titular da DPS, destacou o papel dos comerciantes na proteção de crianças e adolescentes. Segundo ela, “essa conscientização e a troca de informações são fundamentais para que eles participem ativamente no enfrentamento à exploração sexual infantil. O objetivo é levar informações e reafirmar o compromisso das ações do Comitê de Enfrentamento a Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes no Pará, especialmente no contexto da COP30, mantendo crianças e adolescentes como prioridade absoluta”.

Leia Também:  Comandante descobre 1 quilo de maconha no barco e entrega traficantes no Marajó

Rosely Coroa, técnica da Setur e agente local do Turismo Responsável no Pará, ressaltou a importância da ação no Arquipélago do Marajó, um dos destinos turísticos mais procurados no Estado. “A Operação busca prevenir, informar, mobilizar e chamar a sociedade para assumir o compromisso de proteger crianças e adolescentes, garantindo direitos de forma responsável, alinhado aos eixos do Turismo Sustentável/Responsável”, disse a técnica da Setur.

Para a turismóloga e presidente da Associação de Turismo de Soure, Dileane Silva, a capacitação foi produtiva e estratégica, envolvendo a rede hoteleira que, a partir desta ação, passa a multiplicar os temas abordados. Para ela, “o tema é de extrema importância para a nossa ilha, pois só podemos ajudar a combater essa realidade com esclarecimento e conhecimento de causa, exatamente o que nos foi ofertado hoje”.

Na quinta-feira (25), a Operação “Curupira Mirim” prossegue para Salvaterra, também no Marajó, ampliando a qualificação e a disseminação de informações para prevenção e enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA