PRECIOSO

Queijo do Marajó será destaque durante festival gastronômico em Belém

Publicados

MARAJÓ

Foto: Divulgação

O queijo do Marajó e a farinha de Bragança, produtos que recebem apoio do Fórum Técnico de Indicações Geográficas e das Marcas Coletivas do Estado do Pará serão apresentados mais vez, durante o Festival Gastronômico “Tempero de Origem”, que ocorre no próximo sábado (26) e no domingo (27), no Parque da Residência, em Belém.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3 ou aqui no Grupo 4Ainda temos um grupo aberto para discussão.

Os representantes do Fórum também participarão da programação técnica, ministrando palestra sobre Marcas Coletivas, além de um estande onde irão divulgar as ações de apoio e promoção que são realizadas. “Na nossa área expositiva, iremos mostrar a importância das cadeias transversais, especialmente do turismo com a Rota da Imigração Japonesa de Tomé-Açu, ligada ao cacau; e a Rota do Queijo, em Soure, ligada ao queijo do Marajó”, explicou a médica veterinária da Emater, Karine Sarraf, que coordena o Fórum.

Leia Também:  Escola de Bagre recebe equipamentos de climatização

Criado em 2016, por meio de portaria da Secretaria de Estado de Turismo, o Fórum tem como objetivos fortalecer as indicações geográficas e marcas coletivas e cooperar para que elas se tornem uma estratégia de valorização de produtos e serviços do Pará.

Segundo Karine Sarraf, a Emater, como entidade coordenadora do Fórum Técnico de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado do Pará, buscará mostrar o trabalho do Fórum Técnico e sua relevância para os produtos e produtores paraenses, no espaço intitulado: “Origem, o tempero que faz a diferença: saiba mais sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”.

O Festival Gastronômico Tempero de Origem é promovido pelo Governo do Pará, através da Setur, e órgãos parceiros. O horário da programação é das 10h às 21h.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

NUMA recebe equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta de Pedras para discutir ações no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (2) o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta de Pedras, no Marajó. Estiveram presentes o secretário Alberto Tavares, a coordenadora de Educação Ambiental, Sara Regina Ferreira, o coordenador de Projetos, Allan Tavares, e o engenheiro ambiental, Ivan Cardoso.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

A comitiva foi recebida pelo diretor do NUMA, professor Christian Nunes, juntamente com os professores Gilberto Rocha, Maamar El Robrini e Eduardo Brandão, além do coordenador do Laboratório de Educação Ambiental, Sociobiodiversidade e Tecnologias Sociais (LEMAC), Gabriel Oliveira.

Leia Também:  PF intercepta barco no Marajó com cigarro falsificado do Suriname

O encontro teve como pauta central a elaboração de um diagnóstico e de um prognóstico sobre a situação da região hidrográfica que abrange o rio Arari, o rio Fábrica e o furo Laranjeiras, este último recentemente seco. O problema tem causado graves impactos para as comunidades ribeirinhas locais e para a circulação de embarcações que realizam o transporte entre os municípios de Cachoeira do Arari, Santa Cruz e Ponta de Pedras, afetando diretamente a dinâmica socioeconômica da região.

Como encaminhamento, ficou definido que a UFPA, por meio do NUMA, irá elaborar um projeto com plano de trabalho a ser entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O documento será posteriormente encaminhado ao Ministério das Cidades, cujo titular, ministro Jáder Barbalho Filho, assumiu o compromisso de apoiar a demanda, considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável do Marajó.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA