PARÁ
Com 162 escolas de Tempo Integral em 2025, Pará investe na expansão de modelo educacional diverso e eficiente
PARÁ

Com o crescimento exponencial do número de escolas de Tempo Integral, o Governo do Pará amplia o acesso a uma educação de qualidade, que se destaca pelas oportunidades de aprendizado e combate à evasão escolar. Nos últimos anos, o Estado vive uma transformação significativa na área educacional, especialmente com a expansão do Ensino Integral, ferramenta estratégica para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem, contribuindo para manter o aluno em sala de aula.
Para 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico, superando em mais de cinco vezes o número dessas instituições na rede pública estadual de ensino.
“A ampliação de escolas em Tempo Integral é uma grande prioridade para o Governo do Pará. Esse é um modelo que melhora muito o aprendizado dos novos estudantes, garantindo maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e realização de seus projetos de vida. Não é só ter mais tempo na escola; é contar com um suporte pedagógico robusto, com milhares de projetos, clubes e outras ações que potencializam o processo de ensino. Além disso, os estudantes do ensino integral geram maiores vínculos com a escola, o corpo docente e outros estudantes, fortalecendo o pertencimento e, consequentemente, aprendendo mais. O aumento de escolas e vagas no tempo integral se dá com base no dever de garantir que políticas públicas excepcionais como essa não sejam exclusividade de alguns. Ela precisa ser para todos. Hoje, atendemos mais 42 mil estudantes em relação a 2018. Estamos trabalhando para ampliarmos ainda mais esse número”, garante Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Compromisso – Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade.
“O ensino regular e o ensino de Tempo Integral têm muita diferença. É muito importante dizer que só o tempo de escola já influencia muito no desenvolvimento dos alunos, assim como os projetos desenvolvidos. A gente teve essa prova em relação ao nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Alcançamos o primeiro lugar ano passado. Elevamos de 3.3 para 4.9. O diferencial é notório e impacta diretamente na formação e no desenvolvimento desses alunos”, assegura Edjane Modesto, diretora da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Gerson Peres, em Breves, na Região de Integração Marajó.
Investimentos – A ampliação das escolas de Tempo Integral no Pará é fruto de um investimento eficiente e constante em infraestrutura, com obras de reconstrução e ampliação do espaço físico, além do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que permite ao gestor da escola, em parceria ativa com o Conselho Escolar, ter mais autonomia e protagonismo para agir nas demandas específicas de cada unidade. Também há investimentos na formação de professores, para proporcionar um ambiente de ensino mais adequado aos estudantes.
Em Marituba, na Escola Estadual de Tempo Integral Eduardo Lauande, a estudante Isabelle Palheta, do 3º ano do Ensino Médio, avalia que seu rendimento escolar melhorou devido ao tempo integral. “Pelo aumento do tempo de aula e novos projetos que posso participar, eu melhorei muito no desempenho escolar. Sinto que isso também ajuda no nosso preparo para o Ensino Superior”, diz Isabelle.
Modelo pedagógico – As escolas estaduais de ensino integral mantêm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, a fim de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes, e assim obter melhores resultados no Ideb. As escolas com jornada integral também garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).
Com essa expansão, o Pará consolida um modelo de educação que busca equidade e excelência, garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma formação educacional que prioriza diversas áreas do conhecimento e o desenvolvimento humano.
Fonte: Governo PA

HOME
Pará amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com mais cinco municípios

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) celebrou novos avanços no Programa de Regionalização do Turismo ao garantir a presença de mais cinco municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Com as atualizações de fevereiro, o Estado passa a contar com 65 municípios reconhecidos oficialmente como destinos turísticos estruturados, ampliando as oportunidades para investimentos e fortalecimento da economia local.
NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Entre os municípios que tiveram sua renovação garantida no Mapa estão Altamira, na Região Turística do Xingu, e Tucuruí, na Região Turística do Lago de Tucuruí. A permanência desses destinos no mapeamento demonstra a continuidade dos esforços para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. As inclusões de Curuá (Região Turística Rio Amazonas), Mãe do Rio (Região Turística do Capim) e São Sebastião da Boa Vista (Região Turística das Florestas do Marajó) representam conquistas inéditas, fortalecendo o turismo em diferentes regiões.
Esforço conjunto – O gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Hugo Almeida, destacou a importância dessa ampliação. “O sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo direto do esforço conjunto entre a Setur e as prefeituras municipais. Isso demonstra que esses destinos estão organizados e aptos à captação de recursos do Ministério do Turismo para investimentos em infraestrutura urbana, eventos culturais, promoção do destino e capacitação profissional”, afirmou.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento fundamental para o planejamento do setor, servindo como referência à implementação de políticas públicas e investimentos estratégicos. Para integrar o Mapa, os municípios devem atender a requisitos estabelecidos pela Portaria nº 41, de 24 de novembro de 2021, do Ministério do Turismo, incluindo a existência de um órgão municipal de turismo, dotação orçamentária destinada ao setor, prestadores de serviços incluídos do Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo ativo.
Apoio – A Setur, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal, presta assessoria técnica para garantir que os municípios atendam a todos os critérios necessários. A Secretaria também acompanha o processo de análise e aprovação dos registros, que são posteriormente enviados ao Ministério do Turismo para certificação. O registro no Mapa tem validade de um ano e pode ser renovado continuamente.
Para garantir a qualificação dos municípios no setor turístico, a Setur promove ainda ações contínuas de capacitação, como os Seminários de Regionalização do Turismo, que sensibilizam gestores municipais e fortalecem a governança turística local.
Com a ampliação da presença paraense no Mapa do Turismo Brasileiro, o Estado reafirma seu compromisso em estruturar e promover seus destinos, gerando desenvolvimento econômico e novas oportunidades para as comunidades envolvidas no setor.
-
COP 302 dias atrás
Conferência do Clima em Belém será a ‘COP das COPs’, diz ministra Marina Silva
-
MARAJÓ6 dias atrás
Começa nesta segunda-feira (10) a segunda parte da expedição “Marajó 360°”
-
HOME5 dias atrás
Idoso é preso pela Polícia Militar acusado de importunação sexual no Marajó
-
HOME6 dias atrás
Homem persegue ex-companheira e acaba preso no Marajó
-
HOME4 dias atrás
Regional de Breves e CIIR abrem processo seletivo para diversas áreas
-
HOME7 dias atrás
Homem é assassinado a tiros por motoqueiros no Marajó; PC investiga o crime
-
HOME4 dias atrás
Ribeirinhos sofrem com a cheia dos rios em localidades de Chaves e Anajás, no Marajó
-
HOME6 dias atrás
Dois homens são presos em São Sebastião da Boa Vista por furto de R$100.000 de vendedor de açaí