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Fundação ParáPaz qualifica profissionais para o setor hoteleiro

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Entre os dias 25 e 29 de novembro, a Fundação ParáPaz, por meio da Unidade de Inclusão Social ParáPaz, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, e em parceria com o SENAR, promoveu o curso de Camareira e Recepcionista de Hotel, capacitando 20 participantes em 40 horas de formação. A iniciativa teve como objetivo principal preparar os moradores da região para atender à alta demanda do setor hoteleiro esperada durante a COP 30, que trará milhares de visitantes ao Pará.

Entre os temas abordados estavam autoestima, ética e postura profissional, qualidade no atendimento e noções de turismo. Além disso, foram ensinadas práticas específicas para as funções de camareira, como técnicas de arrumação de quartos e dobradura de toalhas, e de recepcionista, com destaque para o processo de hospedagem e atendimento ao cliente.

Para os participantes, essa foi uma oportunidade de adquirir novas habilidades e buscar uma fonte de renda em uma área que estará em alta nos próximos meses. 

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A coordenadora da unidade, Socorro Pereira, ressaltou a importância da capacitação para o fortalecimento da economia local. “Estamos preparando a comunidade para aproveitar as oportunidades que surgirão com um evento tão importante como a COP 30”. 

Inscrições abertas – A Unidade ParáPaz de Ananindeua oferece diversos cursos gratuitos voltados para homens e mulheres da comunidade. E estão abertas as inscrições para o curso de culinária “Tá na Mesa”, que ensinará o preparo de panquecas e molhos artesanais para massas. O curso, que inclui material didático e certificado, acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 14h às 17h.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas presencialmente, de 9h às 14h, na sede da unidade, localizada na TV WE 31, 1112, Conjunto Cidade Nova IV, Ananindeua.

Fonte: Governo PA

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HRPL mobiliza cerca de 200 colaboradores para reforçar a segurança do paciente

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Com foco na melhoria contínua da assistência e na segurança dos usuários, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, realizou, neste mês de maio, uma programação especial para conscientização sobre a importância da higienização das mãos. A ação, intitulada “Pode Ser Luvas, Mas É Sempre Higiene das Mãos!”, contou com dinâmicas interativas que envolveram cerca de 200 colaboradores de diferentes setores do hospital. A iniciativa reforça o compromisso do HRPL com a promoção de práticas seguras e de qualidade no cuidado com a população da região.

A quinta meta internacional de segurança do paciente, estabelecida pela Joint Commission International (JCI) e adotada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), procura reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde. Essa meta enfatiza a importância da higienização das mãos como uma medida essencial de prevenção, destacando a importância da iniciativa.

A campanha foi organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

“As práticas educativas são importantes no ambiente hospitalar para manter nossos colaboradores atualizados e em constante desenvolvimento, principalmente quando se trata das metas internacionais de segurança do paciente. Oferecer treinamentos de forma mais lúdica faz com que todos participem mais ativamente, além de fomentar a interação entre os setores, quando todos podem aprender juntos”, pontuou Gustavo Silva, auxiliar administrativo do NEP.

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O enfermeiro do SCIH, Wenison Costa, explica que, durante a campanha, diversos setores do hospital foram sensibilizados por meio de dinâmicas interativas, reforçando os 5 momentos da higiene das mãos, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A ação promoveu aprendizado, troca de experiências e entrega de material educativo, valorizando o engajamento dos profissionais. Mais do que uma ação pontual, a campanha fortaleceu o compromisso coletivo com a segurança do paciente e a construção de um ambiente hospitalar mais seguro e humanizado”, finalizou o profissional.

Além disso, para Beatriz Leônidas, enfermeira do SCIH, “a mensagem principal foi clara e objetiva: usar luvas não substitui a higiene das mãos. Cada fricção com álcool em gel ou lavagem com água e sabão é um ato de proteção — para o paciente, para o profissional e para todos os envolvidos no cuidado. Higiene das mãos é mais do que um protocolo: é um gesto de respeito à vida”, frisou.

Aprovação – O usuário Manoel Pereira de Souza, de 64 anos, elogiou o atendimento recebido no HRPL, destacando o acolhimento, a excelência do serviço e a comunicação empática, educada e respeitosa dos profissionais. “Estou muito satisfeito e me sinto seguro”, disse o jardineiro.

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Reconhecimento – Neste ano, o HRPL recebeu a certificação estadual sobre “Serviços de Saúde 2025”, concedida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O reconhecimento confirma que a instituição manteve a regularidade na notificação de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), ao longo de 2024, contribuindo para o monitoramento e a prevenção de eventos infecciosos adversos no estado.

Dados – Entre janeiro e dezembro de 2024, a equipe multiprofissional do HRPL realizou 177.132 atendimentos, além de alcançar uma média de satisfação dos usuários de 97,83%.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste, integra a rede de saúde do Governo do Pará e está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 580 3291.

Texto: Pedro Amorim

Fonte: Governo PA

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