PARÁ

Inscrições para cursos de especialização da Seduc encerram nesta terça-feira (18)

Publicados

PARÁ

As inscrições para os cursos de especialização em Educação Contemporânea com ênfase em Educação Ambiental e Financeira, lançados pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) em parceria com o Instituto Ânima para professores da rede pública estadual, encerram nesta terça-feira (18). Os interessados devem se inscrever por meio do site do Instituto.

Totalmente gratuitos, os cursos de pós-graduação são uma oportunidade para enriquecer a prática pedagógica e contribuir ainda mais para a educação paraense. “Participar dos cursos de especialização em Educação Financeira e Educação Ambiental é importante porque eles contribuem para a formação profissional e pessoal dos professores, além de representar uma nova janela de oportunidade de aprimoramento e contribuir ativamente para a construção de um futuro mais equilibrado e ambientalmente sustentável, onde as escolhas financeiras e ambientais caminham juntas”, destaca o diretor de Formação (Difor) da Seduc, Raimundo Corrêa. 

Com início das aulas marcado para o dia 10 de março, os cursos de especialização terão a duração de 10 meses, com conclusão prevista para o dia 5 de dezembro de 2025. O formato dos cursos será EAD com momentos síncronos semanais (com interação entre professores e alunos em tempo real) e momentos assíncronos (quando os materiais de estudo são disponibilizados para acesso a qualquer momento) por meio das plataformas educacionais: Ulife (assíncrono) e Microsoft Teams (síncrono). 

Leia Também:  'Dê asas à imaginação é o lema da campanha de arrecadação de livros do Regional do Tapajós

Pós-Graduação em Educação Financeira – Com carga horária de 380 horas, é dividida em três módulos de 120 horas cada, com possibilidade de escolha de eletivas para compor a formação, e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no formato de Projeto de Intervenção (20 horas). A formação tem como objetivo qualificar professores para abordar a compreensão e o impacto da escassez, a gestão financeira, os riscos relacionados a apostas, golpes e fraudes, considerando a relação entre oportunidades e recompensas, o comportamento financeiro e o panorama econômico. 

Pós-Graduação em Educação Ambiental – A formação tem como foco a conscientização e ação transformadora para enfrentar os desafios ambientais, com ênfase na aprendizagem social, nas interseccionalidades e nas especificidades do território. Com carga horária de 380 horas, é dividida em três módulos de 20 horas cada, com possibilidade de escolha de eletivas para compor a formação, e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no formato de Projeto de Intervenção (20 horas).

Estrutura e Diferenciais – As duas formações são oferecidas no formato EAD, combinando momentos síncronos semanais, realizados via Microsoft Teams, e momentos assíncronos, pela Plataforma Ulife. Outro diferencial é a possibilidade de escolha de eletivas, permitindo aos professores personalizarem sua formação de acordo com suas necessidades e interesses.

Leia Também:  Comunidade ribeirinha é contemplada com rede de energia elétrica no Marajó

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Pará amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com mais cinco municípios

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) celebrou novos avanços no Programa de Regionalização do Turismo ao garantir a presença de mais cinco municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Com as atualizações de fevereiro, o Estado passa a contar com 65 municípios reconhecidos oficialmente como destinos turísticos estruturados, ampliando as oportunidades para investimentos e fortalecimento da economia local.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Entre os municípios que tiveram sua renovação garantida no Mapa estão Altamira, na Região Turística do Xingu, e Tucuruí, na Região Turística do Lago de Tucuruí. A permanência desses destinos no mapeamento demonstra a continuidade dos esforços para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. As inclusões de Curuá (Região Turística Rio Amazonas), Mãe do Rio (Região Turística do Capim) e São Sebastião da Boa Vista (Região Turística das Florestas do Marajó) representam conquistas inéditas, fortalecendo o turismo em diferentes regiões.

Leia Também:  Luta Marajoara: Nossa tradição cultural segue rumo às escolas de Belém

Esforço conjunto – O gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Hugo Almeida, destacou a importância dessa ampliação. “O sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo direto do esforço conjunto entre a Setur e as prefeituras municipais. Isso demonstra que esses destinos estão organizados e aptos à captação de recursos do Ministério do Turismo para investimentos em infraestrutura urbana, eventos culturais, promoção do destino e capacitação profissional”, afirmou.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento fundamental para o planejamento do setor, servindo como referência à implementação de políticas públicas e investimentos estratégicos. Para integrar o Mapa, os municípios devem atender a requisitos estabelecidos pela Portaria nº 41, de 24 de novembro de 2021, do Ministério do Turismo, incluindo a existência de um órgão municipal de turismo, dotação orçamentária destinada ao setor, prestadores de serviços incluídos do Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo ativo.

Apoio – A Setur, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal, presta assessoria técnica para garantir que os municípios atendam a todos os critérios necessários. A Secretaria também acompanha o processo de análise e aprovação dos registros, que são posteriormente enviados ao Ministério do Turismo para certificação. O registro no Mapa tem validade de um ano e pode ser renovado continuamente.

Leia Também:  'Dê asas à imaginação é o lema da campanha de arrecadação de livros do Regional do Tapajós

Para garantir a qualificação dos municípios no setor turístico, a Setur promove ainda ações contínuas de capacitação, como os Seminários de Regionalização do Turismo, que sensibilizam gestores municipais e fortalecem a governança turística local.

Com a ampliação da presença paraense no Mapa do Turismo Brasileiro, o Estado reafirma seu compromisso em estruturar e promover seus destinos, gerando desenvolvimento econômico e novas oportunidades para as comunidades envolvidas no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA