PARÁ

Pará lança plataforma eCult+ para modernizar gestão e acesso aos espaços culturais

Publicados

PARÁ

O Governo do Pará lançou, na última quarta-feira (29), a plataforma digital eCult+, que promete transformar o acesso e a gestão dos espaços culturais do Estado. A ferramenta, que já reúne mais de 70 equipamentos públicos cadastrados, permite a consulta, reserva e visualização de programações culturais de forma digital, segura e transparente. O evento de lançamento foi realizado no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, com a presença de gestores públicos, artistas e produtores culturais.

Desenvolvida pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), com articulação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), da Prefeitura de Belém (por meio da Semcult), da Open Society e do Instituto Cultura, Comunicação e Incidência (ICCI), a plataforma tem interface trilíngue (português, inglês e espanhol) e está disponível ao público em https://ecultmais.fadesp.org.br

Centralização e eficiência na gestão cultural

A principal inovação do eCult+ está na centralização de informações sobre os espaços culturais, permitindo a consulta por filtros como localização, capacidade e infraestrutura. Com isso, produtores e artistas podem identificar o local mais adequado para seus eventos com agilidade e segurança.

Além da consulta, o sistema permite agendamentos online com verificação em tempo real da disponibilidade dos espaços. Outro diferencial é a agenda cultural integrada, que organiza a programação dos principais equipamentos culturais, com busca por data, tipo de evento ou local.

Leia Também:  Em apenas três meses, Estado conclui processo e entrega títulos de terra em Belém

“Ela responde a uma demanda desse grande setor de economia criativa que está fortemente ligado ao turismo”, destacou a titular da Secult, Úrsula Vidal. “A plataforma é muito simples de navegar e permite a busca por data, tipo de equipamento ou capacidade. É uma ferramenta essencial para informar tanto moradores quanto visitantes.”

Integração com o setor criativo e profissionalização

A eCult+ também funcionará como base de dados de profissionais e serviços da economia criativa, incluindo técnicos, cenotécnicos, iluminadores, empresas de catering, transporte e tradução, ampliando o acesso a oportunidades de trabalho e fortalecendo o setor cultural.

“Essa noite, a cultura paraense está chegando ao século XXI, finalmente”, comemorou Claudinha Pinheiro, diretora de Interação Cultural da FCP. “Agora todos poderão se conectar num só lugar. É um avanço para superarmos as dificuldades de comunicação e agendamento.”

A cantora e produtora Joelma Kláudia também destacou o impacto da iniciativa. “Essa plataforma é muito útil. Por mais que pareça óbvio, a tecnologia sempre foi uma ferramenta que ultrapassa horizontes. A gente vai ter um Pará conectado, com menos burocracia e mais arte chegando a todas as regiões.”

Parcerias fortalecem governança cultural

O lançamento da plataforma é resultado de uma articulação entre órgãos estaduais e municipais, além de instituições parceiras da sociedade civil.

Leia Também:  Mais valioso que ouro: Hospital da Transamazônica ressalta importância do aleitamento materno

“Foi uma experiência incrível. Que bom que o Estado e a Prefeitura se uniram para pensar numa solução como essa”, disse Claudinha Pinheiro, destacando a atuação da FADESP no desenvolvimento da ferramenta.

“Por trás dessa parceria existem várias pessoas envolvidas, desde a decisão política da secretaria até a equipe técnica que tornou tudo isso possível”, reforçou Roberto Ferraz, diretor da FADESP. Ele destacou que a ferramenta abre novas possibilidades para a cadeia produtiva da cultura.

“Estamos aproximando a população dos produtores culturais. É um benefício para todos”, completou Nadilson Neves, diretor de Cultura da Semcult, em referência à integração entre Prefeitura de Belém, FADESP, Secult e FCP.

Rumo à COP 30 com infraestrutura digital fortalecida

Com a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em novembro de 2025, a plataforma eCult+ também servirá como referência para a divulgação de programações culturais voltadas ao público internacional.

“A expectativa é que o recurso qualifique o setor da economia criativa, oferecendo acesso facilitado a informações cruciais sobre a vida cultural da cidade”, destacou Úrsula Vidal.

A ferramenta está disponível ao público em: ecultmais.fadesp.org.br

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Equipe da Base ‘Antônio Lemos’ prende homem por roubo majorado, em Breves, no Marajó

Publicados

em

Foto: Divulgação

Agentes que integram a equipe de segurança da Base Fluvial Integrada “Antônio Lemos”, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), prendeu, nesta terça-feira (28), um homem por roubo majorado, em região próxima às margens de um rio que compõe o Estreito de Breves, no Marajó.

Segundo relato, o suspeito invadiu uma residência na madrugada no domingo (26), com uma uma arma, enquanto outro homem que estava na ação esperava em uma rabeta, para fugir com destino a Macapá, no Amapá. O homem roubou R$ 4,6 mil, uma espingarda para caça e o cartão de aposentadoria da avó da vítima.

Após queixa prestada pela vítima, a equipe de segurança da Base Fluvial iniciou diligências para localizar o indivíduo. Após encontrá-lo, os agentes lhe deram voz de prisão e o deslocaram para procedimentos de rotina. O suspeito se encontra à disposição da Justiça.

A ação reforça o compromisso Base Fluvial com a proteção dos rios e da população da região de Breves, além da identificação de ações criminosas de forma ágil e integrada.

Leia Também:  Orla da Estação terá o colorido e a alegria de cortejos de bois, pássaros juninos e quadrilhas

“As ações contínuas feitas pelos agentes da Base ‘Antônio Lemos’, instalada na região do Marajó, tem apresentado uma boa produtividade, tanto no que se refere à apreensão de entorpecentes, quanto na captura de foragidos. Mais uma vez, ressaltamos o sucesso da estratégia desencadeada pelas bases integradas fluviais de, justamente, inibir o crime e intensificar a fiscalização nos rios”, pontuou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA