PARÁ

Teatro Experimental Waldemar Henrique garante visita guiada

Publicados

PARÁ

Conhecer, respeitar e preservar. Estas são as premissas do projeto de visitação guiada no Teatro Experimental Waldemar Henrique (TEWH). Durante a visita, além de conhecer a história do imóvel, que já foi sede da Associação Comercial do Pará, é possível aprender sobre os bastidores de um espetáculo e entender porque o Waldemar Henrique ganhou o apelido carinhoso de “Waldeco”. A visitação guiada no TEWH é gratuita, ocorre de terça-feira a sexta-feira, sempre pela parte da tarde, em horários previamente agendados pelo telefone: (91) 3284-9120.

A coordenadora do teatro, Celeste Iglesias, ressalta que o Teatro está sempre de portas abertas e constantemente recebe visitas de turistas e moradores da cidade de Belém. Em razão da alta demanda de visitantes, se fez necessário sistematizar o serviço de guias.

“O teatro permanece podendo ser visitado a qualquer momento, contudo, o passeio guiado pelo espaço, por enquanto, só é possível mediante agendamento com antecedência. A partir deste novo serviço, esperamos que cada vez mais as pessoas conheçam o espaço e que possam respeitar e preservar o patrimônio histórico que nós temos aqui na cidade”, pontua. 

Leia Também:  Polícia prende quatro suspeitos por crimes de trânsito no Pará

Celeste Iglesias detalha que não há restrição de idade para o grupo que deseja agendar uma visita guiada ao Waldeco, porém o número máximo de pessoas é vinte. “Para garantirmos a qualidade do tour e da clareza na transmissão das informações, neste primeiro momento, estamos recebendo apenas grupos formados com no mínimo três e no máximo vinte pessoas, independente da idade delas. Ou seja, escolas da educação infantil e fundamental também podem nos procurar”, ressalta. 

Texto com colaboração de Valéria Ramos / Ascom FCP

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Pará amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro com mais cinco municípios

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) celebrou novos avanços no Programa de Regionalização do Turismo ao garantir a presença de mais cinco municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Com as atualizações de fevereiro, o Estado passa a contar com 65 municípios reconhecidos oficialmente como destinos turísticos estruturados, ampliando as oportunidades para investimentos e fortalecimento da economia local.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do nosso Canal no WhatsApp clicando aqui e acompanhe tudo em primeira mão. Também inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Entre os municípios que tiveram sua renovação garantida no Mapa estão Altamira, na Região Turística do Xingu, e Tucuruí, na Região Turística do Lago de Tucuruí. A permanência desses destinos no mapeamento demonstra a continuidade dos esforços para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. As inclusões de Curuá (Região Turística Rio Amazonas), Mãe do Rio (Região Turística do Capim) e São Sebastião da Boa Vista (Região Turística das Florestas do Marajó) representam conquistas inéditas, fortalecendo o turismo em diferentes regiões.

Leia Também:  PF e MJSP realizam visita oficial ao Paraguai

Esforço conjunto – O gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Hugo Almeida, destacou a importância dessa ampliação. “O sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo direto do esforço conjunto entre a Setur e as prefeituras municipais. Isso demonstra que esses destinos estão organizados e aptos à captação de recursos do Ministério do Turismo para investimentos em infraestrutura urbana, eventos culturais, promoção do destino e capacitação profissional”, afirmou.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento fundamental para o planejamento do setor, servindo como referência à implementação de políticas públicas e investimentos estratégicos. Para integrar o Mapa, os municípios devem atender a requisitos estabelecidos pela Portaria nº 41, de 24 de novembro de 2021, do Ministério do Turismo, incluindo a existência de um órgão municipal de turismo, dotação orçamentária destinada ao setor, prestadores de serviços incluídos do Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo ativo.

Apoio – A Setur, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal, presta assessoria técnica para garantir que os municípios atendam a todos os critérios necessários. A Secretaria também acompanha o processo de análise e aprovação dos registros, que são posteriormente enviados ao Ministério do Turismo para certificação. O registro no Mapa tem validade de um ano e pode ser renovado continuamente.

Leia Também:  Internacional vence Nova Iguaçu e garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil

Para garantir a qualificação dos municípios no setor turístico, a Setur promove ainda ações contínuas de capacitação, como os Seminários de Regionalização do Turismo, que sensibilizam gestores municipais e fortalecem a governança turística local.

Com a ampliação da presença paraense no Mapa do Turismo Brasileiro, o Estado reafirma seu compromisso em estruturar e promover seus destinos, gerando desenvolvimento econômico e novas oportunidades para as comunidades envolvidas no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA