POLÍCIA
PF deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil em Macapá/AP
POLÍCIA
Macapá/AP. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30/10), a Operação Arquivo Proibido 4, com o objetivo de reprimir o crime de armazenamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil.
Durante a ação, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na região central de Macapá. A operação visa coletar novos elementos que possam fortalecer a investigação em andamento.
As apurações tiveram início a partir de denúncias que apontavam que o investigado estaria armazenando, em dispositivos como computador e celular, imagens e vídeos com conteúdo ilícito. O investigado poderá responder pelos crimes apurados.
Nota de esclarecimento:
Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referirse a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.
É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
Instagram: @pfamapa
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA
PF apura crimes eleitorais ocorridos nas eleições municipais em Santa Terezinha de Itaipu/PR
Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (30/10), dois mandados de busca e apreensão para apurar crimes eleitorais ocorridos durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024.
A investigação teve início após a abordagem de um policial militar armado próximo a uma seção eleitoral em Santa Terezinha de Itaipu/PR. A apuração investiga se o agente, que estava acompanhado de um cinegrafista, praticou atos de intimidação e perseguição contra candidatas.
A ação de hoje visa colher provas sobre a motivação dos investigados e seus vínculos com agentes políticos. O material apreendido será analisado, e os investigados poderão responder pelos crimes eleitorais apurados.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
[email protected]
@pffoz
Canal para Denúncia
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
MARAJÓ6 dias atrásTRE-PA cassa mandato da prefeita e da vice-prefeita de Ponta de Pedras por contratação irregular em ano eleitoral
-
MARAJÓ3 dias atrásMenino é encontrado morto dentro de mala, em Belém
-
HOME3 dias atrásHomem não identificado é encontrado morto no Marajó
-
HOME3 dias atrásOperação Proteção Mulher intensifica ações de combate à violência doméstica em Afuá e Chaves
-
HOME5 dias atrásCorpo de homem é encontrado por ribeirinhos boiando em rio do Marajó
-
HOME5 dias atrásGuarda municipal é assassinado dentro de casa no Marajó
-
HOME6 dias atrásHomem é preso pela Polícia Militar no Marajó acusado de tentativa de homicídio
-
HOME2 dias atrásAdolescente que deu ‘voadora’ em mulher no PA é morto a tiros em frente a bar


