POLÍCIA

PF lança carimbo comemorativo da COP30 em parceria com o Governo do Pará

Publicados

POLÍCIA

Belém/PA. A Polícia Federal, em parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), lançou oficialmente nesta sexta-feira (10/10), no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, o carimbo comemorativo da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O ato simbólico marca o início das ações comemorativas que antecedem a conferência, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Estiveram presentes no evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o secretário de Segurança Pública do Pará, Uálame Machado, representando o Governo do Estado, o Superintendente Regional da Polícia Federal no Pará, Alexandre de Andrade, entre outras autoridades públicas e da sociedade civil.

Durante a cerimônia, o Diretor-Geral da Polícia Federal destacou a importância da iniciativa e da cooperação interinstitucional. “É um evento singelo, mas muito forte, que mostra o trabalho conjunto dos três níveis de governo e de diferentes órgãos, públicos e privados. Todos os visitantes que passarem por Belém levarão consigo essa marca no passaporte — uma lembrança permanente de que estiveram no coração da Amazônia durante um momento histórico”, afirmou o DPF Andrei.

Leia Também:  PF deflagra Operação Fake Bills para combater o comércio on-line de notas falsas

A partir de hoje (10/10), todos os passaportes apresentados na área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Belém — incluindo os de comitivas, chefes de Estado e delegações oficiais que utilizarem a Base Aérea — receberão o carimbo especial da COP30. A ação segue até o dia 31 de dezembro de 2025. O lançamento demonstra o compromisso dos governos federal, estadual e municipal com a pauta climática global e a promoção da sustentabilidade.

A Polícia Federal será responsável por aplicar o carimbo nos passaportes. Ao final do evento, a primeira pessoa a receber o carimbo foi a servidora pública federal Pollyana Pacheco, residente em Belém há quatro anos. Grávida, ela emocionou os presentes ao relatar o significado do momento. “É um momento importante porque o Pará já está no meu coração. Não sou daqui, mas moro aqui, então, tenho um carinho muito especial por Belém. E saber que vai ficar marcado agora no meu passaporte, um documento oficial, é mais importante ainda pra mim. Eu terei sempre um lugar no meu coração guardado aqui no estado do Pará”, declarou.

Leia Também:  FICCO/CE e FICCO/SP prendem foragido por porte ilegal de arma de fogo em SP

O lançamento do carimbo simboliza o esforço institucional para divulgar os princípios da conferência e mobilizar a população em torno da defesa do meio ambiente. A Polícia Federal destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com causas ambientais e com a promoção de um futuro mais sustentável.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
[email protected]
@pf.para

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém

Publicados

em

Belém/PA. A Polícia Federal segue com sua atuação estratégica no Aeroporto Internacional de Belém para garantir a segurança aeroportuária e o controle migratório durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (COP30). O aeroporto, principal porta de entrada das delegações estrangeiras, vive um momento de modernização: além da ampliação recentemente inaugurada, o terminal passou a contar com e-gates, que começaram a funcionar na COP.

Esses dispositivos atendem exclusivamente brasileiros e proporcionam um tempo de processamento entre 15 e 30 segundos, redução de cerca de 80% em comparação ao atendimento manual. A tecnologia diminui filas, melhora a experiência do passageiro e libera servidores da PF para atividades de inteligência e ações policiais mais complexas, otimizando de forma significativa a eficiência do controle migratório.

Na COP30, as equipes da PF continuam a atuar de forma ostensiva e coordenada, supervisionando atividades de segurança aeroportuária, acompanhando inspeções de passageiros, entrevistas de segurança, fiscalização de áreas restritas e atendimento a ocorrências de aviação civil. 

A operação integra um plano estratégico nacional que abrange todos os pontos de entrada do país relacionados ao evento, em articulação com o Ministério das Relações Exteriores.

Leia Também:  PF deflagra Operação Fake Bills para combater o comércio on-line de notas falsas

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará 

[email protected]

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA