POLITÍCA NACIONAL
CDR aprova criação de Zona de Processamento de Exportação em Macapá
POLITÍCA NACIONAL

A criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Região Metropolitana de Macapá (RMM) foi aprovada nesta terça-feira (21) na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). O PL 2.913/2023, do senador Lucas Barreto (PSD-AP), recebeu relatório favorável pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O projeto tem como justificativa, segundo o autor, a conexão entre a navegação regional realizada pelos rios Amazonas, Tapajós e Madeira e a navegação de longo curso no Oceano Atlântico e, pelo Canal do Panamá, no Oceano Pacífico. Isso tem despertado o interesse de investidores nacionais em otimizar a logística de transporte empregada, uma vez que as balsas que trazem grãos para exportação retornam quase sempre vazias.
Além disso, Lucas Barreto destaca que o sistema portuário da RMM conta com ampla oferta de energia elétrica. Destacam-se, também, as potencialidades econômicas do Amapá, que envolvem o abastecimento da Amazônia e do Centro-Oeste com importantes insumos agrícolas.
Em seu relatório, Randolfe ressaltou que a criação de uma ZPE na Região Metropolitana de Macapá poderá gerar uma série de benefícios para a região também quanto à possibilidade de exportação de outros produtos e ao aumento do desenvolvimento regional do estado, que ainda apresenta uma renda per capita de apenas 60% da média nacional.
O relator fez emendas de redação ao projeto como retirar a menção a “outras providências” existente no texto, uma vez que o foco da proposição é apenas a criação da ZPE.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado

POLITÍCA NACIONAL
Comissão realiza seminário sobre políticas públicas para o queijo artesanal na quinta

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (14) um seminário sobre o tema “Políticas públicas para o queijo artesanal de leite cru”.
O evento foi proposto pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), um dos autores do projeto que deu origem à Lei 13.860/19, que regulamentou a elaboração e comercialização de queijos artesanais no País.
“Pretendemos realizar um seminário voltado a debater políticas públicas para o queijo artesanal brasileiro com a presença de produtores de leite e queijo, queijistas (comerciantes), curadores, pesquisadores, agentes de inspeção sanitária, profissionais da saúde e políticos”, diz o deputado.
O evento está marcado para as 14 horas, no plenário 3, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
Da Redação – MB
Fonte: Câmara dos Deputados
-
MARAJÓ7 dias atrás
Vídeo: mulheres brigam em rua no Marajó e se agridem com golpes de balde
-
MARAJÓ6 dias atrás
Mulher morre em acidente de moto no Marajó logo após sair do hospital
-
MARAJÓ7 dias atrás
Assista: quebra-pau assusta participantes de festa no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Agência-barco da Caixa atende três cidades do Marajó nesta semana
-
MARAJÓ5 dias atrás
Bolsa Família e Seguro Defeso começam a entregar cartões em Breves; veja os beneficiados
-
MARAJÓ5 dias atrás
Polícia Civil prende mulher em flagrante por tráfico de drogas no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Projeto que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos no Marajó é retirado de pauta
-
TE CONTEI4 dias atrás
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó