POLITÍCA NACIONAL
Comissão ouve ministro Mauro Vieira sobre asilo a ex-primeira-dama peruana
POLITÍCA NACIONAL
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (28), audiência pública com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Ele foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a concessão de asilo diplomático a Nadine Heredia, ex-primeira dama do Peru. Ela foi condenada pela Justiça do seu país por corrupção no caso Odebrecht.
O ministro foi convocado a pedido do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) e será ouvido às 14h30, no plenário 3.
Pedido de refúgio
Nadine Heredia é casada com o ex-presidente Ollanta Humala, que governou o Peru entre 2011 e 2016. Ela chegou ao Brasil no dia 16 de abril, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com um pedido de refúgio, alegando perseguição política em seu país.
Ela e Humala foram condenados no Peru a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral de 2011. Eles teriam recebido recursos da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo venezuelano. Humala já está preso.
Evair Vieira de Melo criticou a concessão do asilo a uma pessoa condenada por crime comum e disse que o argumento de perseguição política é questionável. “O asilo a Nadine Heredia, cuja culpa foi declarada por tribunal, é mais do que um erro diplomático – é a recusa de se curvar à legalidade”, declarou o deputado.
“Quando o Estado se presta a esse papel, torna-se cúmplice de tudo aquilo que deveria combater. A corrupção, então, não é mais um mal externo, mas um verme no tronco do governo”, concluiu.
Da Redação – ND
Fonte: Câmara dos Deputados
POLITÍCA NACIONAL
Comissão discute situação de pontes, viadutos e túneis no Brasil
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (4) audiência pública para discutir a situação de pontes, viadutos, túneis e passarelas no Brasil. A reunião será realizada no plenário 11, às 10 horas.
O debate é uma iniciativa dos deputados Leônidas Cristino (PDT-CE) e Afonso Hamm (PP-RS). Segundo os parlamentares, o objetivo é discutir as condições estruturais dessas obras, a execução e a manutenção preventiva e corretiva, além de cobrar do governo federal planos de ação que assegurem a segurança e a eficiência da malha viária.
Leônidas Cristino destaca que essas estruturas são fundamentais para a conectividade territorial, a segurança viária e a eficiência logística do país, exigindo planejamento técnico e gestão pública qualificada.
“A negligência na manutenção dessas estruturas tem resultado em episódios de grande gravidade”, alerta Cristino.
Afonso Hamm acrescenta que a precariedade e as interdições em pontes estratégicas, especialmente no Rio Grande do Sul, expõem falhas na gestão e na manutenção da infraestrutura federal, com impacto direto sobre a economia e a segurança dos usuários.
“É o momento de exigir que o governo substitua a política de ‘apagar incêndios’ por uma estratégia proativa de investimento e gestão que garanta a segurança e o desenvolvimento do país”, afirma Hamm.
Da Redação – MO
Fonte: Câmara dos Deputados
-
MARAJÓ6 dias atrásTRE-PA cassa mandato da prefeita e da vice-prefeita de Ponta de Pedras por contratação irregular em ano eleitoral
-
MARAJÓ3 dias atrásMenino é encontrado morto dentro de mala, em Belém
-
HOME3 dias atrásHomem não identificado é encontrado morto no Marajó
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásFertilizantes de alta performance são essenciais para produtividade e segurança no campo brasileiro
-
HOME3 dias atrásOperação Proteção Mulher intensifica ações de combate à violência doméstica em Afuá e Chaves
-
HOME5 dias atrásCorpo de homem é encontrado por ribeirinhos boiando em rio do Marajó
-
HOME5 dias atrásGuarda municipal é assassinado dentro de casa no Marajó
-
HOME6 dias atrásHomem é preso pela Polícia Militar no Marajó acusado de tentativa de homicídio


