CADÊ A ARCON?
Marajoaras se aboletam em ‘pau de arara’ fluvial e só PM fiscaliza
TE CONTEI

A tragédia com a lancha Dona Lourdes 2, que saiu do Marajó em setembro do ano passado e naufragou em frente à Ilha de Cotijuba, em Belém, matando 24 pessoas, parece não ter ensinado nada sobre transporte no arquipélago. A incompetência do Estado na concessão de novas linhas de barcos, principalmente nas zonas rurais, somada à omissão na fiscalização por parte da Arcon, fazem com que os proprietários das embarcações clandestinas encarem o Marajó como terra de ninguém e que os moradores, na falta de opção, se aboletem em barcos que mais parecem “paus de arara” fluviais.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Foi o que aconteceu durante o último final de semana, quando a inoperância da Arcon obrigou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar abordarem uma embarcação de carga cheia de passageiros e prender o comandante.
O caso aconteceu na noite de sábado (28) em Soure. Segundo o gestor do 11º Comando de Policiamento Regional (CPR XI) do Marajó Oriental, coronel Josimar Leão, os bombeiros receberam a informação de que a embarcação Bom Jesus estaria com problemas hidráulicos e à deriva na Baía de Marajó, já perto de Joanes.
Quando os bombeiros localizaram o barco, o comandante não atendeu à ordem de parada e a Polícia Militar foi chamada para intervir já no porto Entreposto, em Soure, onde foi constatada a irregularidade.
O barco, de porte médio, que tinha autorização apenas para o transporte de carga, estava cheio de passageiros, incluindo crianças, que se amontoavam em redes.
Diante das irregularidades, o comandante foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil e a viagem foi suspensa.
É de se lamentar que passado mais de um ano do naufrágio da lancha Dona Lourdes 2 o marajoara ainda tenha que se sujeitar a estas condições precárias de transporte e que dependa apenas dos valorosos trabalhos da polícia e dos bombeiros para cumprir com a fiscalização que deveria ser feita pela Arcon.
O mínimo que se esperava, era que a enorme tragédia ensinasse ao menos a lição ao Governo do Estado.

TE CONTEI
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó

A Prefeitura de Breves, o prefeito Xarão Leão e sua esposa, deputada estadual Andreia Xarão, mentem ao tentar assumir a “paternidade” e “maternidade” pela Fibra Ótica que está chegando ao Marajó levada pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), promovido pelo Governo Federal.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Uma postagem feita nas redes sociais da Prefeitura, de Xarão e de Andreia (veja abaixo), diz que chegada da fibra ótica ao Marajó “só foi possível graças ao trabalho em conjunto” do casal associado ao deputado federal Júnior Ferrari “que estiveram em Brasília no dia 10 de maio deste ano, nos Ministérios das Comunicações, viabilizando a demanda”.
A postagem ainda diz que “esse é mais um trabalho fruto do compromisso da gestão municipal em parceria com a deputada estadual, Andréia Xarão e com o deputado federal, Jr. Ferrari, para a melhora da qualidade de vida da população”.
O casal diz, ainda, que foi a responsável por conquistar o benefício para as cidades vizinhas de Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Afuá.
A “vergonha alheira” é tão grande que as postagens sequer marcaram o deputado Júnior Ferrari. Se fizeram, o parlamentar as ignorou e não quis enganar seus eleitores com a mentira.
A Prefeitura de Breves, pode até ter algum mérito em uma improvável contrapartida ou no auxílio em organizar os trabalhos na cidade (não se sabe, pois as informações, mesmo publicas, ficam sob um túmulo muito bem guardado e distante do Portal da Transparência). Mas isso só seria possível dentro dos seus limites. Se fosse este o caso, os prefeitos das demais cidades também poderiam requisitar a “paternidade”.
Infovia 03
Ocorre que nenhum pode ser pai (legítimo) da fibra ótica marajoara, uma vez que as Infovias que vão levar a fibra ótica para grande parte da Amazônia fazem parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Governo Federal, que pretende levar a tecnologia 5g para o Norte.
Inclusive, em agosto, o presidente Lula foi a Santarém inaugurar a Infovia 01, que faz parte do Programa Norte Conectado e que integra um total de oito Infovias.
Conforme o Notícia Marajó informou, o Marajó será contemplado com a Infovia 03, que ligará Belém a Macapá passando por Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves e Afuá, cidades nas quais o casal Xarão tenta capitalizar politicamente.
O trabalho que agora começa em Breves, já foi realizado em outras cidades, como Bagre, que recebeu os técnicos ainda em agosto.
Tentar ludibriar o eleitor com uma mentira deste tamanho é de uma desonestidade intelectual tão grande que escancara o desprezo do gestor brevense e sua esposa pela inteligência mínima.
Adversários de Xarão, que deve tentar a reeleição em 2024, chegam a dizer que trata-se de desespero.
Ver essa foto no Instagram
-
MARAJÓ7 dias atrás
Vídeo: mulheres brigam em rua no Marajó e se agridem com golpes de balde
-
MARAJÓ6 dias atrás
Mulher morre em acidente de moto no Marajó logo após sair do hospital
-
MARAJÓ7 dias atrás
Assista: quebra-pau assusta participantes de festa no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Agência-barco da Caixa atende três cidades do Marajó nesta semana
-
MARAJÓ5 dias atrás
Bolsa Família e Seguro Defeso começam a entregar cartões em Breves; veja os beneficiados
-
MARAJÓ5 dias atrás
Polícia Civil prende mulher em flagrante por tráfico de drogas no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Projeto que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos no Marajó é retirado de pauta
-
TE CONTEI4 dias atrás
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó