NA ALEPA
Políticos marajoaras decepcionam e só 3 deputados atendem vítimas de naufrágio
TE CONTEI

As vítimas do naufrágio da lancha Dona Lourdes 2, que saiu do Marajó e afundou em frente à Ilha de Cotijuba, em Belém, deixando 23 mortos em setembro do ano passado, familiares e amigos que integram o Movimento Vidas Marajoaras Importam voltaram para as suas casas, ontem (12), com um misto de sentimentos após a passeata por Belém e visita à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Ficaram satisfeito com a proporção que o ato ganhou, mas decepcionados com o apoio que receberam no parlamento, onde foram recebidos por apenas três dos 41 deputados que compõem a Casa.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
O ato reuniu dezenas de pessoas em marcha pelas ruas da capital saindo do Terminal Hidroviário de Belém e chegando na Alepa, onde fizeram um ato em frente ao prédio legislativo.
Mesmo sendo num dia de sessão ordinária, quando a maioria dos parlamentares está presente, apenas os deputados Carlos Bordalo e Elias Santiago (ambos do PT) e Lívia Duarte (PSOL) receberam uma comissão de 18 pessoas formada por vítimas, familiares das vítimas fatais e integrantes do movimento Vidas Marajoaras Importam.
Um destaque positivo merece ser feito em favor do deputado Bordalo (marajoara de Curralinho, mas com base política em Belém), que conduziu uma comissão especial para apurar a situação do transporte logo após o naufrágio e que na semana passada encaminhou uma moção de celeridade cobrando agilidade da Polícia Civil nas investigações.
Decepção
Por outro lado, um destaque negativo deve ser feito para os políticos marajoaras. Andréia Xarão (MDB) e Luth Rebelo (PP), deputados marajoaras com base política em Breves, ignoraram totalmente o ato e não deram as caras nem para se solidarizarem com os conterrâneos consternados.
Pior ficou para Luth, que é vice-presidente da Alepa e cuja família tem navios e lanchas operando no transporte público marajoara.
Também não pegou nada bem para os prefeitos e vereadores marajoaras. Nenhum prefeito, nem mesmo das cidades mais atingidas, como Salvaterra, Cachoeira do Arari e Soure, apoiaram o ato.
Apenas a vereadora Cirema Pedrosa (PSB), de Cachoeira do Arari, acompanhou os manifestantes.
“Uma decepção muito grande. Os políticos marajoaras sabiam, o Pará todo sabia. E apenas estes três nos atenderam”, disse à coluna uma das vítimas, Nayanni Batalha.
Na prática
Além de chamar a atenção da opinião pública para a incompetência do poder público na condução do atendimento aos afetados pelo naufrágio, os manifestantes conseguiram entregar um documento que apresenta sete tópicos com reclamações e reivindicações à Polícia Civil e ao Governo do Estado por meio da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Arcon) e da Secretaria de Estado de Transportes (Setran).
Os três deputados se comprometeram a oficiar os órgãos e cobrar providências.
Para quem?
Não há dúvida de que Vidas Marajoaras Importam, mas, diante de toda essa falta de consideração, é legítimo perguntar: Vidas Marajoaras Importam para quem?

TE CONTEI
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó

A Prefeitura de Breves, o prefeito Xarão Leão e sua esposa, deputada estadual Andreia Xarão, mentem ao tentar assumir a “paternidade” e “maternidade” pela Fibra Ótica que está chegando ao Marajó levada pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), promovido pelo Governo Federal.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Uma postagem feita nas redes sociais da Prefeitura, de Xarão e de Andreia (veja abaixo), diz que chegada da fibra ótica ao Marajó “só foi possível graças ao trabalho em conjunto” do casal associado ao deputado federal Júnior Ferrari “que estiveram em Brasília no dia 10 de maio deste ano, nos Ministérios das Comunicações, viabilizando a demanda”.
A postagem ainda diz que “esse é mais um trabalho fruto do compromisso da gestão municipal em parceria com a deputada estadual, Andréia Xarão e com o deputado federal, Jr. Ferrari, para a melhora da qualidade de vida da população”.
O casal diz, ainda, que foi a responsável por conquistar o benefício para as cidades vizinhas de Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Afuá.
A “vergonha alheira” é tão grande que as postagens sequer marcaram o deputado Júnior Ferrari. Se fizeram, o parlamentar as ignorou e não quis enganar seus eleitores com a mentira.
A Prefeitura de Breves, pode até ter algum mérito em uma improvável contrapartida ou no auxílio em organizar os trabalhos na cidade (não se sabe, pois as informações, mesmo publicas, ficam sob um túmulo muito bem guardado e distante do Portal da Transparência). Mas isso só seria possível dentro dos seus limites. Se fosse este o caso, os prefeitos das demais cidades também poderiam requisitar a “paternidade”.
Infovia 03
Ocorre que nenhum pode ser pai (legítimo) da fibra ótica marajoara, uma vez que as Infovias que vão levar a fibra ótica para grande parte da Amazônia fazem parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Governo Federal, que pretende levar a tecnologia 5g para o Norte.
Inclusive, em agosto, o presidente Lula foi a Santarém inaugurar a Infovia 01, que faz parte do Programa Norte Conectado e que integra um total de oito Infovias.
Conforme o Notícia Marajó informou, o Marajó será contemplado com a Infovia 03, que ligará Belém a Macapá passando por Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves e Afuá, cidades nas quais o casal Xarão tenta capitalizar politicamente.
O trabalho que agora começa em Breves, já foi realizado em outras cidades, como Bagre, que recebeu os técnicos ainda em agosto.
Tentar ludibriar o eleitor com uma mentira deste tamanho é de uma desonestidade intelectual tão grande que escancara o desprezo do gestor brevense e sua esposa pela inteligência mínima.
Adversários de Xarão, que deve tentar a reeleição em 2024, chegam a dizer que trata-se de desespero.
Ver essa foto no Instagram
-
MARAJÓ7 dias atrás
Vídeo: mulheres brigam em rua no Marajó e se agridem com golpes de balde
-
MARAJÓ6 dias atrás
Mulher morre em acidente de moto no Marajó logo após sair do hospital
-
MARAJÓ7 dias atrás
Assista: quebra-pau assusta participantes de festa no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Agência-barco da Caixa atende três cidades do Marajó nesta semana
-
MARAJÓ5 dias atrás
Bolsa Família e Seguro Defeso começam a entregar cartões em Breves; veja os beneficiados
-
MARAJÓ5 dias atrás
Polícia Civil prende mulher em flagrante por tráfico de drogas no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Projeto que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos no Marajó é retirado de pauta
-
TE CONTEI4 dias atrás
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó