BREVES
TCM reúne prefeitos marajoaras e autoridades federais em fórum
TE CONTEI

Começou hoje (20) e segue até amanhã (21) no Cedep em Breves o fórum “Uma agenda comum pela transformação do Marajó”. O evento tem a organização do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política de Educação (Gaepe) Arquipélago do Marajó, coordenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM) e pelo Instituto Articule.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Além de ministérios federais e do TCM, outras instituições que integram o projeto, como Unicef, Instituto Articule e Secretaria Estadual de Educação, além de prefeitos e secretários de Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios marajoaras confirmaram presença.
O evento pretende apresentar as ações em desenvolvimento nas instituições federais nas áreas da educação, assistência social, direitos humanos, telecomunicações e energia, que podem beneficiar os municípios do Marajó, assim como realizar oficinas de capacitação nessas áreas para os gestores municipais.
Dentro da programação, serão abordados temas como: alternativas de cooperação federativa para o Marajó; cidadania e a defesa de crianças e adolescentes na região; o Marco Conceitual ribeirinho; ações para conectar o Marajó, entre outras.
Os municípios da região marajoara estão entre os que possuem os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) – indicador calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que contempla a avaliação de aspectos ligados à renda, longevidade e educação.
Soure e Salvaterra tem IDH de 0,615 e 0,608, respectivamente, e ficam nas posições 3.946 e 3.957 entre todas as cidades brasileiras. Os demais municípios do Arquipélago estão ainda em situações mais preocupantes na lista, sendo Melgaço o que tem o índice mais baixo entre todos os 5.565 municípios brasileiros avaliados no indicador.
Sobre o Gaepe Arquipélago do Marajó
O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (Gaepe) do Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, foi instalado em junho de 2022, como uma estratégia para propor soluções realistas e eficazes para a Educação de 17 municípios que compõem a região: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
Idealizados pelo Instituto Articule e realizado em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Gaepe é uma instância de diálogo e cooperação entre as entidades do setor público que atua no campo educacional e também a sociedade civil. No Pará, a iniciativa conta com a cooperação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA).

TE CONTEI
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó

A Prefeitura de Breves, o prefeito Xarão Leão e sua esposa, deputada estadual Andreia Xarão, mentem ao tentar assumir a “paternidade” e “maternidade” pela Fibra Ótica que está chegando ao Marajó levada pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), promovido pelo Governo Federal.
– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1, aqui no Grupo 2, aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5, aqui no Grupo 6, aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8, aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.
Uma postagem feita nas redes sociais da Prefeitura, de Xarão e de Andreia (veja abaixo), diz que chegada da fibra ótica ao Marajó “só foi possível graças ao trabalho em conjunto” do casal associado ao deputado federal Júnior Ferrari “que estiveram em Brasília no dia 10 de maio deste ano, nos Ministérios das Comunicações, viabilizando a demanda”.
A postagem ainda diz que “esse é mais um trabalho fruto do compromisso da gestão municipal em parceria com a deputada estadual, Andréia Xarão e com o deputado federal, Jr. Ferrari, para a melhora da qualidade de vida da população”.
O casal diz, ainda, que foi a responsável por conquistar o benefício para as cidades vizinhas de Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Afuá.
A “vergonha alheira” é tão grande que as postagens sequer marcaram o deputado Júnior Ferrari. Se fizeram, o parlamentar as ignorou e não quis enganar seus eleitores com a mentira.
A Prefeitura de Breves, pode até ter algum mérito em uma improvável contrapartida ou no auxílio em organizar os trabalhos na cidade (não se sabe, pois as informações, mesmo publicas, ficam sob um túmulo muito bem guardado e distante do Portal da Transparência). Mas isso só seria possível dentro dos seus limites. Se fosse este o caso, os prefeitos das demais cidades também poderiam requisitar a “paternidade”.
Infovia 03
Ocorre que nenhum pode ser pai (legítimo) da fibra ótica marajoara, uma vez que as Infovias que vão levar a fibra ótica para grande parte da Amazônia fazem parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Governo Federal, que pretende levar a tecnologia 5g para o Norte.
Inclusive, em agosto, o presidente Lula foi a Santarém inaugurar a Infovia 01, que faz parte do Programa Norte Conectado e que integra um total de oito Infovias.
Conforme o Notícia Marajó informou, o Marajó será contemplado com a Infovia 03, que ligará Belém a Macapá passando por Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves e Afuá, cidades nas quais o casal Xarão tenta capitalizar politicamente.
O trabalho que agora começa em Breves, já foi realizado em outras cidades, como Bagre, que recebeu os técnicos ainda em agosto.
Tentar ludibriar o eleitor com uma mentira deste tamanho é de uma desonestidade intelectual tão grande que escancara o desprezo do gestor brevense e sua esposa pela inteligência mínima.
Adversários de Xarão, que deve tentar a reeleição em 2024, chegam a dizer que trata-se de desespero.
Ver essa foto no Instagram
-
MARAJÓ7 dias atrás
Vídeo: mulheres brigam em rua no Marajó e se agridem com golpes de balde
-
MARAJÓ6 dias atrás
Mulher morre em acidente de moto no Marajó logo após sair do hospital
-
MARAJÓ7 dias atrás
Assista: quebra-pau assusta participantes de festa no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Agência-barco da Caixa atende três cidades do Marajó nesta semana
-
MARAJÓ5 dias atrás
Bolsa Família e Seguro Defeso começam a entregar cartões em Breves; veja os beneficiados
-
MARAJÓ5 dias atrás
Polícia Civil prende mulher em flagrante por tráfico de drogas no Marajó
-
MARAJÓ6 dias atrás
Projeto que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos no Marajó é retirado de pauta
-
TE CONTEI4 dias atrás
Xarão mente ao assumir paternidade de fibra ótica no Marajó