Turismo

Do Maracanã à La Bombonera: Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul

Publicados

Turismo

A América do Sul acaba de ganhar uma nova rota turística dedicada exclusivamente ao mundo do futebol, conectando a paixão pelo esporte que une Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A iniciativa coroa o fim da Presidência Pro Tempore brasileira à frente do Mercosul e consolida uma articulação liderada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, para a instituição do roteiro.

Clique aqui para acessar as fotos do lançamento.

A iniciativa, alinhada à marca “Visit South America”, busca usar o futebol – uma das manifestações culturais mais profundas e transversais da América do Sul –para promover uma experiência integrada, diversificada e sustentável, fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e de cooperação na região. O objetivo central é potencializar o turismo esportivo e aumentar o fluxo de viajantes internacionais entre os países do bloco.

“Este é um legado que o Brasil deixa na presidência do Mercosul. Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino. “A Rota vai fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossos laços culturais”, acrescenta Sabino.

Segundo dados da FIFA e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol, e os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos.

Neste contexto, os estádios de futebol se destacam como espaços de encontro e de memória viva, onde se entrelaçam história, arquitetura, arte popular e emoção coletiva. Muitos deles contam com museus, centros de interpretação, visitas guiadas e infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais.

Leia Também:  Lisboa: onde e como andar de bondinho na capital portuguesa

“O futebol conta a história do nosso povo. Está nas ruas, nos campos de várzea, nas escolas, nas comunidades. É uma paixão que atravessa gerações, que faz parte da vida de meninas e meninos, de homens e mulheres. A Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul é uma forma de valorizar essa identidade, que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos, e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura”, destaca o ministro do Esporte, André Fufuca.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comenta a importância de promover os destinos brasileiros por meio do futebol.

“A Embratur tem compromisso com a inovação e promover nossos destinos por meio do futebol, uma paixão comum aos brasileiros e aos nossos vizinhos sul-americanos, é um golaço. O futebol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nossa cultura, da nossa brasilidade, do nosso jeito único de ser e isso tem tudo a ver com turismo. Só neste ano, as cidades brasileiras que fazem parte da Rota receberam mais de 3 milhões de turistas de Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. Não temos dúvida de que com essa nova rota e a promoção dela internacionalmente, mais turistas vão viver nosso futebol e experienciar a cultura brasileira”, afirma Marcelo Freixo.

ESTRUTURA – A Rota nasce com o propósito de integrar os principais estádios do bloco que possuam valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas.

Leia Também:  Itália debate mudanças na cidadania que atingem brasileiros

Participam desta primeira fase dezenas de estádios icônicos e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. A lista inclui gigantes como:

  • Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo, Museu do Botafogo
  • Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata, Gigante de Arroyito
  • Uruguai: Estádio Centenario de Montevideu
  • Paraguai: Museu CONMEBOL
  • Chile: Parque Estádio Nacional.
  • Bolívia: Estádio Hernando Siles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, Estádio Félix Caprile

COPA DE FUTEBOL FEMININO 2027 – Quatro dos estádios brasileiros incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027: Neo Química Arena, Mané Garrincha, Beira-Rio e Maracanã. O evento acontecerá pela primeira vez na América Latina e terá jogos em oito capitais brasileiras. Os jogos serão realizados entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

O Governo do Brasil atua de forma integrada com estados, municípios e parceiros para garantir que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja um marco de desenvolvimento, inclusão e legado social.

Além do espetáculo esportivo, o Governo Federal tem discutido de forma interministerial os legados sociais do torneio, com foco em impulsionar o acesso de meninas e mulheres ao esporte, ampliar oportunidades no mercado de trabalho esportivo e fortalecer políticas públicas para o futebol feminino em todas as suas dimensões.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Países do Mercosul consolidam avanços na cooperação turística regional

Publicados

em

Representantes de países membros e associados do Mercosul definiram nesta quarta-feira (22.10), em Brasília (DF), os pontos de cooperação conjunta que marcarão os próximos passos do bloco no setor. Durante reunião de ministros do Turismo do grupo comandada por Celso Sabino, do Brasil – que ocupa a Presidência Pro Tempore do Mercado Comum do Sul –, foram acertadas ações a serem adotadas com vistas à crescente integração regional.

Um dos pontos discutidos é o reforço da marca “Visit South America”, que envolve atrativos do bloco e busca ampliar a visibilidade dos destinos locais no cenário global, de modo a aumentar a atração de visitantes. Os participantes do encontro na capital federal também decidiram dar continuidade ao trabalho de promoção do Caminho dos Jesuítas da América do Sul, que envolve pontos históricos comuns de Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, celebrou a união de forças sul-americanas pelo desenvolvimento sustentável do ramo. “A reunião de hoje reafirma, de forma robusta, o compromisso do Mercosul com o fortalecimento da cooperação turística conjunta. Acreditamos firmemente que o bloco pode ser um exemplo global de turismo sustentável, unindo meio ambiente, cultura e desenvolvimento local”, conclamou Sabino.

Conforme decidido nesta quarta-feira, o Mercosul manterá, ainda, a valorização do turismo gastronômico regional, potencializando a divulgação das riquezas culinárias únicas da região e consolidando-as como vetores de identidade, inovação e competitividade regional. Outro passo crucial é o desenvolvimento da Rota Natural do Sul, que reúne atrativos naturais do bloco e fortalece a integração entre turismo e sustentabilidade ambiental.

Leia Também:  Aeroporto de SP promove campanha para doação de sangue

APROXIMAÇÃO – A ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte, celebrou a oportunidade de estreitar laços na América do Sul e, assim, proporcionar o fortalecimento da região como destino turístico de destaque no mundo. “Agradecer por este passo tão enriquecedor, que nos permite retomar nosso esforço, nosso trabalho conjunto dedicado ao Mercosul, o que fortalece os laços entre os nossos países irmãos”, declarou Duarte.

Também presente à reunião em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Cultura do Brasil, Márcio Tavares, apontou benefícios da contínua integração entre os setores cultural e turístico. “Sem cultura, não há turismo sustentável. E sem turismo, a cultura perde um de seus maiores aliados econômicos e de projeção internacional. Nós caminhamos lado a lado”, enfatizou Tavares, que representou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no evento.

O encontro reuniu, ainda, o ministro do Turismo do Uruguai, Pablo Menoni; o secretário de Turismo, Ambiente e Esportes da Argentina, Daniel Scioli; o vice-ministro do Turismo da Bolívia, Hiver Flores; a vice-ministra do Turismo do Chile, Verónica Pardo; o diretor da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, Heitor Kadri, e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, João Ricardo Viegas, entre outras autoridades.

Leia Também:  Brasil participa da abertura do Tourism Innovation Summit 2025, na Espanha

FUTEBOL – A reunião ministerial de Turismo do Mercosul também abordou o lançamento da Rota do Futebol e dos Estádios do bloco, iniciativa proposta pelo Brasil a fim de valorizar a importância do esporte como elemento de identidade regional e ativo turístico compartilhado. A ação busca conectar arenas, museus e experiências relacionadas ao futebol em uma oferta turística regional unificada, realçando o papel cultural e histórico do esporte na América do Sul.

“Outro avanço significativo da Presidência Pro Tempore brasileira do Mercosul é o lançamento dessa Rota. A Rota representa mais um esforço no sentido de ampliar nossa promoção conjunta, alinhada à estratégia ‘Visit South America’, criando uma experiência turística integrada, diversificada e sustentável e fortalecendo o turismo como motor de desenvolvimento e cooperação regional”, observou o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.

O projeto da Rota do Futebol e dos Estádios do Mercosul conta com o apoio dos demais países do grupo e prevê a possibilidade de inclusão contínua de novos museus e arenas, além de parcerias junto a operadores turísticos e influenciadores regionais. O roteiro será ainda mais evidenciado com a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027 no Brasil, elevando a atratividade da América do Sul para turistas de todo o planeta.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA