Turismo

México: como é a celebração do Dia dos Mortos

Publicados

Turismo

México: como é a celebração do Dia dos Mortos
Lucca Bessa

México: como é a celebração do Dia dos Mortos

Todo dia 1 e 2 de novembro, caveiras, esqueletos, flores, velas e oferendas tomam conta das ruas e cemitérios do México em homenagem aos que já se foram. Trata-se do Dia de los Muertos (Dia de Finados), uma das mais importantes festas da tradição mexicana que já foi retratada de diversas formas: em murais (inclusive de Diego Rivera) , pinturas, literatura e até mesmo na animação da Pixar Viva – A Vida é uma Festa , que foi sucesso de bilheteria.

Inicialmente uma festa indígena, o Dia de los Muertos passou a agregar elementos da fé católica após a colonização espanhola. Desde então, as tradições são diversas: é comum, por exemplo, que se leve aos túmulos daqueles que se foram os seus pratos favoritos. As oferendas são formas de lembrar pessoas queridas e evocar seus espíritos para um dia de celebração no mundo dos vivos. Nas culturas pré-hispânicas, a morte não é uma separação ou rompimento, mas uma etapa da vida.

As celebrações costumam ser repletas de cores: crianças se fantasiam com roupas típicas e máscaras ou pinturas imitando caveiras. Músicos cantam as canções preferidas daqueles que se foram e dos que estão lá para celebrar também. Em suma: uma celebração dos mortos e da vida!

A origem do Dia de Los Muertos

O Dia de los Muertos tem origem em tradições Toltecas e Aztecas que acreditavam que a alma daqueles que se foram voltavam uma vez ao ano para reencontrar os amigos e parentes vivos. Com a colonização espanhola, as celebrações foram mantidas e rearranjadas para os dias de todos os santos e finados — tradicionais festejos católicos.

Leia Também:  HRPM antecipa e celebra o carnaval junto aos pequenos usuários com o 'Bloco da Pediatria'

As imagens mais famosas do Dia dos Mortos são as simpáticas caveiras coloridas, além de La Catrina — personagem do artista José Guadalupe Posada —, associada à deusa asteca Mictecacíhuatl, esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos.

Quando acontece o Dia de Los Muertos

As festas do Dia de los Muertos acontecem anualmente nos dias 1 e 2 de Novembro. O primeiro dia é chamado de Día de los Inocentes (dia dos inocentes) ou Día de los Angelitos (dia dos anjinhos), e são especialmente dedicados à memória das crianças. O segundo é efetivamente o Día de Los Muertos , quando ocorrem as maiores paradas e celebrações.

Continua após a publicidade

Onde celebrar o Dia de Los Muertos

As festas ocorrem por todo o México, mas algumas são maiores ou mais conhecidas. Na Cidade do México , por exemplo, ocorre o Desfile de Alebrijes, no qual milhares de mexicanos vão às ruas vestidos com as tradicionais pinturas de caveiras e carregando representações dos alebrijes: figuras coloridas de animais místicos, produzidos por artesãos especialmente para a parada.

Leia Também:  Escola de Governança celebra vinte anos de trabalho com o servidor paraense

Na cidade de Mérida , 300 km a leste de Cancún , mais de 5o mil pessoas são esperadas para as procissões chamadas de Paseo de las Animas (caminhada das almas) em as pessoas carregam uma vela e caminham do cemitério até o centro da cidade, realizando uma série de homenagens e oferendas pelo caminho.

Leia tudo sobre o México

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Belém ganha voo direto para Bogotá e amplia conexões internacionais antes da COP30

Publicados

em

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, celebra mais um avanço na preparação da Amazônia para receber a COP30. Desde o dia 27 de outubro, Belém passou a contar com voo direto para Bogotá, capital da Colômbia. Operado pela Avianca, o trecho amplia a malha aérea internacional e fortalece a conectividade da região Norte do país com o mundo.

“O Brasil vive o maior momento da história do turismo. Em setembro, batemos o recorde de mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, e esse crescimento se reflete também aqui em Belém, que se consolida como um polo internacional de conectividade. A nova rota para Bogotá reforça esse avanço e mostra que estamos prontos para receber o mundo na COP30. É mais emprego, renda e oportunidades para o povo paraense e para toda a Amazônia, deixando um legado de desenvolvimento e sustentabilidade para o país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A nova operação aérea reforça o compromisso do Governo do Brasil com a descentralização do turismo e o fortalecimento da infraestrutura nacional em regiões estratégicas, como a Amazônia Legal. A ampliação da conectividade é considerada um legado permanente da COP30, estimulando negócios, sustentabilidade e turismo de natureza.

EXPANSÃO NA AMAZÔNIA – Operada pela Avianca, a rota Belém–Bogotá conta com três frequências semanais, em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para até 180 passageiros. Os voos partem de Bogotá às 23h05 (horário local), nas segundas, quartas e sextas-feiras, com chegada a Belém às 5h40 do dia seguinte. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, chegando à capital colombiana às 11h15 (horário local).

Nos últimos anos, o Aeroporto Internacional de Belém passou por uma ampliação significativa da malha aérea internacional, com novas rotas e frequências de companhias como Azul Linhas Aéreas, TAP Air Portugal e outras, fortalecendo a integração da Amazônia com o restante do país e com o mundo. Atualmente, o terminal opera uma média de 38 voos internacionais semanais, com destinos para Miami e Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo (Suriname), Caiena (Guiana Francesa) e Lisboa (Portugal).

Leia Também:  Estado entrega obras, realiza shows e lançamentos em celebração ao aniversário de Belém

Entre janeiro e setembro de 2025, o aeroporto registrou 132 mil passageiros internacionais em 1.365 voos regulares, segundo dados da Norte da Amazônia Airports (NOA), administradora do terminal. Os números representam crescimento de 54% no volume de viajantes e 90% nas operações internacionais em relação ao mesmo período de 2023, ano em que Belém foi confirmada como sede da COP30.

LEGADO PARA O TURISMO – O Aeroporto Internacional de Belém passou por obras de modernização e ampliação, garantindo mais conforto e eficiência operacional. A área de embarque foi expandida de 1.593 m² para 4.303 m²; o embarque remoto, de 265 m² para 835 m²; e foram implementadas melhorias em tecnologia, segurança e acessibilidade.

“É com grande satisfação que participamos de mais um capítulo importante na história do Aeroporto Internacional de Belém. Além de ampliar a oferta de voos para a COP30, a nova rota regular entre Belém e Bogotá, operada pela Avianca, representa um avanço significativo para dinamizar o turismo no Pará e ampliar nossa conectividade com importantes destinos das Américas e da Europa. Com os investimentos recentes, temos elevado a qualidade da experiência de viagem e reforçado os padrões de segurança e eficiência das operações. Estamos orgulhosos com os resultados e com o aumento das opções de voos na região”, avaliou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária que administra o aeroporto de Belém.

Leia Também:  Companhias aéreas cancelam voos em 11 cidades do Nordeste

IMPACTO ECONÔMICO – Durante a COP30, outras companhias também anunciaram reforço nas operações: a Latam oferecerá voos sazonais para Bogotá, a Air France aumentará frequências para Caiena (Guiana Francesa) e a TAP Air Portugal operará com aeronaves de maior capacidade na rota Belém–Lisboa.

No cenário doméstico, Latam e Gol ampliaram suas malhas para atender à alta demanda do evento. Entre 1º e 23 de novembro — período da COP30 —, a concessionária estima movimentar cerca de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões, quase o dobro da movimentação registrada no mesmo período de 2024, com oferta 57% maior de voos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, o estado deverá receber 1,5 milhão de visitantes em 2025, impulsionado pela COP30. Em 2024, o Pará já havia registrado 1,2 milhão de turistas, aumento de 15,4% em relação a 2023, com receita superior a R$ 870 milhões em gastos de visitantes nacionais e internacionais.

CONECTIVIDADE E TURISMO SUSTENTÁVEL – A ampliação da malha aérea internacional de Belém está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que valoriza a descentralização da oferta turística, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da Amazônia como destino global de natureza e cultura.

A ação integra o programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza, que incentiva o turismo doméstico e internacional, promove a integração entre as regiões e reforça o legado sustentável da COP30 para todo o país.

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA