Turismo

Ministério do Turismo apresenta novo modelo digital da ficha nacional de registro de hóspedes no Rio de Janeiro

Publicados

Turismo

O Ministério do Turismo promove, nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro (RJ), um evento de capacitação para apresentar a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ) e o HotéisRIO, está treinando gratuitamente os profissionais da hotelaria sobre a nova ferramenta, que revoluciona a experiência de hospedagem no Brasil.

O encontro é destinado a profissionais que atuam nos setores de recepção, reservas e tecnologia da informação dos meios de hospedagem. Durante a agenda, o ministério apresentou as funcionalidades da FNRH Digital, uma plataforma desenvolvida em parceria com o SERPRO que substitui o tradicional preenchimento em papel, tornando o processo de check-in mais simples, rápido e seguro.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a FNRH Digital é um avanço que beneficia toda a cadeia do turismo. “Estamos dando um passo fundamental na modernização da nossa hotelaria. A FNRH Digital significa menos burocracia para o empresário, mais agilidade e segurança para o turista e, para o governo, dados de inteligência de altíssima qualidade. Com essa ferramenta, o Brasil se alinha ao que há de mais moderno no mundo, mostrando que nosso turismo é inovador e está focado em oferecer a melhor experiência possível”, destaca o ministro.

A modernização da ficha é uma demanda antiga do setor e um passo importante para a transformação digital do turismo brasileiro. A nova ferramenta permitirá o pré-check-in por meio de QR Code e a integração com os sistemas de gestão dos hotéis, além de utilizar a segurança da plataforma gov.br para a autenticação dos hóspedes, alinhando o Brasil às práticas mais modernas do turismo internacional.

Leia Também:  Netos de espanhóis têm até outubro para pedir cidadania

O evento no Rio de Janeiro conta com a participação de especialistas do MTur e do SERPRO para tirar dúvidas e demonstrar o funcionamento do novo sistema, garantindo que o setor hoteleiro esteja preparado para adotar a tecnologia e oferecer uma experiência ainda melhor aos seus clientes.

A Coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, Ângela Cascão, ressaltou o impacto positivo da ferramenta na rotina dos hotéis. “Estamos virando uma página importante na hotelaria brasileira, substituindo o papel por uma solução digital, ágil e segura. A FNRH Digital foi pensada para simplificar a rotina do empresário, reduzindo custos e burocracia, e permitindo que a equipe da recepção dedique mais tempo ao que realmente importa: acolher bem o turista. Além de modernizar o check-in, essa ferramenta gera dados estratégicos que nos ajudarão a construir políticas públicas mais eficientes, fortalecendo o setor como um todo”, afirmou.

Já o Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação do MTur, Mário Andrade, focou nos aspectos de segurança e integração da nova plataforma. “A FNRH Digital é um projeto que une modernização e segurança. Desenvolvida em parceria com o SERPRO, a plataforma utiliza a segurança da autenticação do governo e está totalmente alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pensamos em uma solução que pudesse ser integrada aos sistemas de gestão hoteleira, automatizando o envio de dados e eliminando o retrabalho. É uma ferramenta que oferece confiabilidade para o hóspede, para o empresário e para o governo”, explicou.

Leia Também:  Voo direto entre Rio de Janeiro e Montevidéu será retomado

NOVA FNRH – Prevista na Lei Geral do Turismo, a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) é um documento que todos os hóspedes devem preencher no momento do check-in. A versão digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o SERPRO, moderniza esse processo, trazendo uma série de benefícios:

  • Para o turista: A principal vantagem é a agilidade. Com a possibilidade de fazer um pré-check-in por meio de um QR Code e a integração com a conta gov.br, o processo na recepção se torna muito mais rápido e sem filas, além de garantir a segurança dos dados pessoais, em conformidade com a LGPD.
  • Para o empresário: A digitalização representa economia de tempo e de custos com papel e armazenamento. A plataforma permite a automação do envio de dados, a integração com os sistemas de gestão do hotel (PMS) e a geração de relatórios em tempo real, além de oferecer maior segurança jurídica.
  • Para o Brasil: A FNRH Digital fornecerá dados estratégicos e estatísticas confiáveis em tempo real sobre o fluxo de turistas, permitindo um planejamento mais assertivo de políticas públicas para o setor. A modernização também alinha o Brasil às práticas globais de turismo, contribuindo para a imagem do país como um destino inovador e seguro.


Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Belém ganha voo direto para Bogotá e amplia conexões internacionais antes da COP30

Publicados

em

O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, celebra mais um avanço na preparação da Amazônia para receber a COP30. Desde o dia 27 de outubro, Belém passou a contar com voo direto para Bogotá, capital da Colômbia. Operado pela Avianca, o trecho amplia a malha aérea internacional e fortalece a conectividade da região Norte do país com o mundo.

“O Brasil vive o maior momento da história do turismo. Em setembro, batemos o recorde de mais de 7 milhões de turistas estrangeiros, e esse crescimento se reflete também aqui em Belém, que se consolida como um polo internacional de conectividade. A nova rota para Bogotá reforça esse avanço e mostra que estamos prontos para receber o mundo na COP30. É mais emprego, renda e oportunidades para o povo paraense e para toda a Amazônia, deixando um legado de desenvolvimento e sustentabilidade para o país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A nova operação aérea reforça o compromisso do Governo do Brasil com a descentralização do turismo e o fortalecimento da infraestrutura nacional em regiões estratégicas, como a Amazônia Legal. A ampliação da conectividade é considerada um legado permanente da COP30, estimulando negócios, sustentabilidade e turismo de natureza.

EXPANSÃO NA AMAZÔNIA – Operada pela Avianca, a rota Belém–Bogotá conta com três frequências semanais, em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para até 180 passageiros. Os voos partem de Bogotá às 23h05 (horário local), nas segundas, quartas e sextas-feiras, com chegada a Belém às 5h40 do dia seguinte. No sentido inverso, as decolagens ocorrem às terças, quintas e sábados, às 8h50, chegando à capital colombiana às 11h15 (horário local).

Nos últimos anos, o Aeroporto Internacional de Belém passou por uma ampliação significativa da malha aérea internacional, com novas rotas e frequências de companhias como Azul Linhas Aéreas, TAP Air Portugal e outras, fortalecendo a integração da Amazônia com o restante do país e com o mundo. Atualmente, o terminal opera uma média de 38 voos internacionais semanais, com destinos para Miami e Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo (Suriname), Caiena (Guiana Francesa) e Lisboa (Portugal).

Leia Também:  Voo direto entre Rio de Janeiro e Montevidéu será retomado

Entre janeiro e setembro de 2025, o aeroporto registrou 132 mil passageiros internacionais em 1.365 voos regulares, segundo dados da Norte da Amazônia Airports (NOA), administradora do terminal. Os números representam crescimento de 54% no volume de viajantes e 90% nas operações internacionais em relação ao mesmo período de 2023, ano em que Belém foi confirmada como sede da COP30.

LEGADO PARA O TURISMO – O Aeroporto Internacional de Belém passou por obras de modernização e ampliação, garantindo mais conforto e eficiência operacional. A área de embarque foi expandida de 1.593 m² para 4.303 m²; o embarque remoto, de 265 m² para 835 m²; e foram implementadas melhorias em tecnologia, segurança e acessibilidade.

“É com grande satisfação que participamos de mais um capítulo importante na história do Aeroporto Internacional de Belém. Além de ampliar a oferta de voos para a COP30, a nova rota regular entre Belém e Bogotá, operada pela Avianca, representa um avanço significativo para dinamizar o turismo no Pará e ampliar nossa conectividade com importantes destinos das Américas e da Europa. Com os investimentos recentes, temos elevado a qualidade da experiência de viagem e reforçado os padrões de segurança e eficiência das operações. Estamos orgulhosos com os resultados e com o aumento das opções de voos na região”, avaliou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária que administra o aeroporto de Belém.

Leia Também:  Oktoberfest no Brasil: conheça as principais festas pelo país

IMPACTO ECONÔMICO – Durante a COP30, outras companhias também anunciaram reforço nas operações: a Latam oferecerá voos sazonais para Bogotá, a Air France aumentará frequências para Caiena (Guiana Francesa) e a TAP Air Portugal operará com aeronaves de maior capacidade na rota Belém–Lisboa.

No cenário doméstico, Latam e Gol ampliaram suas malhas para atender à alta demanda do evento. Entre 1º e 23 de novembro — período da COP30 —, a concessionária estima movimentar cerca de 508 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões, quase o dobro da movimentação registrada no mesmo período de 2024, com oferta 57% maior de voos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, o estado deverá receber 1,5 milhão de visitantes em 2025, impulsionado pela COP30. Em 2024, o Pará já havia registrado 1,2 milhão de turistas, aumento de 15,4% em relação a 2023, com receita superior a R$ 870 milhões em gastos de visitantes nacionais e internacionais.

CONECTIVIDADE E TURISMO SUSTENTÁVEL – A ampliação da malha aérea internacional de Belém está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que valoriza a descentralização da oferta turística, a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da Amazônia como destino global de natureza e cultura.

A ação integra o programa Conheça o Brasil: Cidades e Natureza, que incentiva o turismo doméstico e internacional, promove a integração entre as regiões e reforça o legado sustentável da COP30 para todo o país.

Por Cíntia Luna
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA