Turismo

Pesquisa aponta que Balneário Camboriú foi menos procurado do que Rio de Janeiro em 2024

Publicados

Turismo

Rio de Janeiro: Busca por hospedagem cresce 65% durante o Rock in Rio
DA REDAÇÃO

Rio de Janeiro: Busca por hospedagem cresce 65% durante o Rock in Rio

A cidade de Balneário Camboriú tem se tornado contante assunto nas redes sociais, como um destino muito requisitado para viagens. Entretanto, uma pesquisa feita pela Tunad revelou que o Rio de Janeiro liderou as buscas no Google como destino turístico durante as festas de fim de ano.

Entre 1º de dezembro e 5 de janeiro de 2023-2024, a capital carioca registrou mais de 766 mil buscas, superando Balneário Camboriú, que alcançou 708 mil, com uma diferença de 58 mil pesquisas.

Os dados também indicam que, no período de 2024-2025, o volume de buscas caiu para ambos os destinos, mas a diferença entre eles aumentou. O Rio somou 755 mil buscas, enquanto Balneário ficou com 670 mil, ampliando a disparidade para 84 mil. Mesmo com a redução no interesse geral, o Rio manteve a liderança como o destino mais pesquisado.

Apesar disso, Balneário Camboriú apresentou picos de buscas no dia 1º de janeiro. Em 2024, foram 55 mil pesquisas, mais que o dobro das 25 mil do Rio. Em 2025, a cidade catarinense repetiu o destaque, com 31 mil buscas contra 21 mil da capital fluminense.

Leia Também:  Disney lança promoção de ingresso dos parques

O interesse pontual por Balneário nesse período pode estar relacionado aos espetáculos de fogos, eventos de grande porte e à popularidade da música “Descer pra BC”, de Brenno & Matheus, muito tocada na época. 

Mesmo com o crescimento pontual de Balneário Camboriú, o Rio de Janeiro mantém sua hegemonia como destino preferido para as festas de fim de ano. A capital carioca é consolidada como referência turística, especialmente no acumulado das buscas.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Meme da ‘Guiana Brasileira’ irrita portugueses e viraliza

Publicados

em

Meme da 'Guiana Brasileira' irrita portugueses e viraliza nas redes
Reprodução

Meme da ‘Guiana Brasileira’ irrita portugueses e viraliza nas redes

O meme “Guiana Brasileira” viralizou nas redes sociais após brasileiros satirizarem a relação histórica com Portugal. A provocação começou em novembro de 2024, quando o Barcelona anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth com uma expressão tipicamente brasileira.

A brincadeira ganhou repercussão depois que a Resistência Lusitana criticou o uso do termo “Fala, galera!” na publicação do clube espanhol. O caso foi revelado pelo canal oficial do Barcelona e rapidamente se transformou em um fenômeno digital entre os brasileiros.

Nas redes, internautas imaginaram Portugal como uma nova colônia do Brasil. Lisboa foi apelidada de “Vitória da Reconquista” e o país europeu virou o “28º estado brasileiro”. Vídeos no TikTok alcançaram milhões de visualizações com a ideia da “recolonização”.

Usuários também criaram mapas e alteraram páginas da Wikipédia com informações fictícias. A plataforma removeu o conteúdo, mas a brincadeira já havia se espalhado. A sátira chegou ao X (antigo Twitter), TikTok e Instagram com diferentes variações do meme.

@nokasgalaxy qual guiana qual quê pá, deixem o nosso português arcaico em paz 😂 #foryou #fyp #nokasgalaxy ♬ original sound – nokas

Leia Também:  Disney lança promoção de ingresso dos parques




@duplacidadaniaportuguesa 🇧🇷 🇵🇹Guiana Brasileira: Já ouviu falar? É tipo uma nova colônia, só que ao contrário 😂 Brasileiros conquistando Portugal com afeto, feiras, pão de queijo e muito “jeitinho”! Agora é oficial: precisamos dar um nome pra esse pedacinho do Brasil na Europa! 🇧🇷✨ Comenta aí qual seria o nome ideal dessa terra reconquistada com amor e pastel de nata! 👇 PS: O vídeo é de humor, não reflete a realidade. Mas falando sério: filhos, netos e cônjuges de portugueses têm direito à dupla cidadania ou nacionalidade portuguesa. E em alguns casos mais específicos, até bisnetos e trinetos ainda podem ter esse direito! 🇵🇹📜 A dupla cidadania portuguesa não é apenas uma forma de viver legalmente (e sem burocracia) na “Guiana Brasileira”… Mas também em qualquer um dos 27 países da União Europeia. ✈️🌍 #GuianaBrasileira #PortugaléBrasil #RevancheBrasileira #HumorBrasileiro #ReelsEngraçado #JeitinhoBrasileiro #BrasilNaEuropa #VemPraZoeira #ComédiaCriativa #CraveiroAssessoria ♬ Ousadia & Alegria – Ao Vivo – Thiaguinho & Neymar

Leia Também:  4 aeroportos no país têm salas para pessoas com espectro autista



Do lado português, a reação foi mista. Alguns perfis elogiaram o humor brasileiro, enquanto outros consideraram os comentários ofensivos. A influenciadora Bruna Filipa, por exemplo, disse: “Fico com vergonha alheia”.

Outros portugueses criticaram o desdém com o idioma local e rebateram com argumentos econômicos. “Fiquem com o Brasil de um lado do Atlântico, que nós ficamos com Portugal do outro”, respondeu um usuário nas redes.

A repercussão também despertou reflexões entre brasileiros. Alguns apontaram que o incômodo português é desproporcional frente à colonização do Brasil e aos casos de xenofobia enfrentados por brasileiros que vivem na Europa.

Xenofobia

Dados da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial indicam aumento de 142% nas denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal entre 2018 e 2021. Os casos incluem dificuldades em aluguel, emprego e até agressões.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA