NOVA LEI

Pará aprova lei que proíbe trotes abusivos em universidades estaduais

Publicados

HOME

Foto: Divulgação

O governador Helder Barbalho sancionou, no dia 26 de setembro, a Lei nº 11.186/2025, que proíbe a realização de trotes universitários abusivos em instituições de ensino superior mantidas pelo Estado. A medida visa proteger a saúde física e psicológica dos calouros e calouras, coibindo práticas de violência, constrangimento e discriminação.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

De acordo com a lei, estão vetados trotes que envolvam pressão, coação, agressão física ou moral, práticas misóginas, sexistas ou qualquer tipo de estímulo à violência. A norma determina que a direção das universidades estaduais adote iniciativas preventivas, garantindo ambientes acolhedores e seguros para os novos estudantes.

Leia Também:  Alepa aprova projeto que cria a Política Estadual de Incentivo ao uso de carros elétricos e híbridos

Fim de trotes ofensivos

Entre as medidas previstas, estão a interrupção imediata de trotes ofensivos, sempre que identificados ou denunciados, e a aplicação de penalidades administrativas aos responsáveis, que podem chegar até à expulsão da instituição, sem prejuízo de sanções civis e penais.

A lei já está em vigor e reforça a responsabilidade das instituições públicas de ensino em assegurar que a recepção aos novos alunos ocorra sem violência ou constrangimento, promovendo uma cultura de respeito e integração saudável.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

HOME

Acidente entre Fiat Strada e Ford Ranger deixa um ferido na MT-140, no Pará

Publicados

em

Foto: Divulgação

Um acidente foi registrado na manhã deste sábado (11), na MT-140, próximo a Bujaru, no Pará. O acidente envolveu uma Fiat Strada branca com reboque carregado de frutas e uma Ford Ranger.

De acordo com informações apuradas no local, a Fiat Strada invadiu a pista contrária e acabou colidindo com a caminhonete. Com o impacto, o motorista da Strada ficou ferido e foi encaminhado ao hospital mais próximo. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dele.

O condutor da Ford Ranger sofreu apenas escoriações leves.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Medida Provisória institui Seguro-Defeso para pescadores da Região Norte
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA