CENÁRIO GOSPEL
‘Vem Louvar Pará’ retorna a Belém após reunir mais de 340 mil pessoas em seis cidades
HOME
Belém volta a receber o festival “Vem Louvar Pará” nos dias 26 e 27 de junho, após a programação percorrer diferentes regiões do Estado e reunir mais de 340 mil pessoas em seis cidades paraenses. Promovido pelo governo do Pará, o evento será realizado a partir das 19h, no estacionamento do Mangueirão, com entrada gratuita e atrações de grande destaque no cenário gospel nacional.
Após a edição de lançamento na capital paraense, o festival passou por Breves, Marabá, Santarém, Parauapebas e Altamira, mobilizando caravanas, lideranças religiosas, famílias e visitantes de diversas regiões. Agora, retorna a Belém consolidado como uma das maiores programações de música cristã do Estado.
O secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, destaca que a retomada da programação na capital reforça o sucesso do projeto e a força da cultura gospel no Pará.
“Depois de percorrer vários municípios do Estado do Pará, o ‘Vem Louvar Pará’ retorna a Belém em 2026 como uma prova da força da cultura gospel no nosso Estado. Será mais um grande momento de fé. Nós ficamos felizes em poder contribuir mais com esse segmento, especialmente por ver os bons frutos ao percorrer os nossos municípios. O público cristão comparece, realmente abraçou esse projeto. Então, com certeza, vai ser mais uma grande edição de sucesso”, afirmou.
De volta à capital após percorrer o Pará

O “Vem Louvar Pará” foi criado com a proposta de ampliar o acesso da população a grandes eventos culturais e fortalecer a cultura gospel em diferentes regiões do Estado. Ao longo dos últimos meses, o festival levou atrações nacionais para municípios do Marajó, Sudeste, Oeste e Sudoeste paraense, reunindo milhares de pessoas em momentos marcados pela fé, pela música e pela integração entre comunidades.
Desde a primeira edição, o evento vem registrando grandes públicos. Em Belém, mais de 100 mil pessoas participaram da programação. Em Breves, o público superou 30 mil participantes. Marabá reuniu cerca de 50 mil pessoas, Santarém recebeu aproximadamente 70 mil e Parauapebas mais de 50 mil participantes. Em Altamira, a programação reuniu cerca de 40 mil pessoas.
Grandes atrações da música gospel

A edição de Belém reunirá artistas e ministérios que marcaram gerações da música cristã no Brasil. Entre as atrações confirmadas estão Diante do Trono, Anderson Freire, Thalles Roberto, Bruna Karla, Juliany Souza, Isadora Pompeo e Banda Novo Som.
O destaque desta edição é a participação do ministério Diante do Trono, um dos nomes mais influentes da música gospel brasileira nas últimas décadas. A programação também contará com a cantora Juliany Souza, que vive um dos momentos de maior projeção nacional da carreira, além de artistas consagrados que ajudaram a construir a história da música cristã contemporânea no país.
Para o organizador do festival, pastor Lourival Pereira, a expectativa é de mais uma grande mobilização da comunidade cristã paraense.
“O ‘Vem Louvar Pará’ tem sido um sucesso em todo o Estado. Agora retornamos à capital com uma expectativa muito grande. Teremos o Diante do Trono, um ministério que marcou gerações e influenciou igrejas e ministérios de louvor em todo o Brasil, além da Banda Novo Som, que também tem uma história muito importante na música cristã. Teremos ainda Juliany Souza, que vive um momento de grande destaque nacional, além de Bruna Karla, Anderson Freire, Thalles Roberto e Isadora Pompeo. Estamos preparando uma estrutura de excelência, com palco de grande porte, telões de LED de última geração e sonorização de alta tecnologia.”, afirmou.
Consolidação do festival

Os números alcançados ao longo da programação reforçam a consolidação do Vem Louvar Pará como uma das maiores iniciativas itinerantes do segmento gospel no Estado. Além da valorização da música cristã, o festival também movimenta a economia criativa, fortalece o turismo regional e amplia o acesso da população a grandes eventos gratuitos em diferentes regiões paraenses.
Serviço:
O festival “Vem Louvar Pará” será realizado nos dias 26 e 27 de junho, a partir das 19h, no estacionamento do Mangueirão, em Belém, com entrada gratuita. As atrações confirmadas são Diante do Trono, Anderson Freire, Thalles Roberto, Bruna Karla, Juliany Souza, Isadora Pompeo e Banda Novo Som.
HOME
ADEPARÁ destaca produção técnico-científica e fortalece protagonismo do Pará na Conferência Nacional de Defesa Agropecuária
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) encerrou sua participação na 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA 2026), realizada entre os dias 16 e 18 de junho, em Cuiabá (MT), com uma expressiva contribuição técnico-científica nas áreas de defesa sanitária animal e vegetal. Com a segunda maior delegação do evento, composta por 59 participantes, a instituição levou ao cenário nacional experiências desenvolvidas por servidores que atuam em diferentes regiões do Estado.
A programação reuniu iniciativas voltadas ao fortalecimento da sanidade agropecuária, da rastreabilidade, da fiscalização, da educação sanitária e da inovação aplicada ao setor.
A diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da ADEPARÁ, Lucionila Pimentel, destacou a diversidade dos temas apresentados pela equipe paraense. “Os trabalhos abordaram experiências desenvolvidas em diferentes regiões do Estado, envolvendo cadeias produtivas estratégicas como açaí, mandioca, citros, palma de óleo e pecuária, além de iniciativas voltadas à vigilância sanitária, rastreabilidade e sustentabilidade da produção agropecuária. Essa participação demonstra a qualidade técnica dos nossos servidores e a importância das ações desenvolvidas pela ADEPARÁ em todo o território paraense”, afirmou.
Produção científica evidencia experiência de campo
Ao todo, 19 trabalhos da ADEPARÁ foram aprovados pela comissão científica da conferência, sendo seis na área de defesa animal e 13 em defesa vegetal. Os estudos refletem a experiência acumulada pelos servidores nas atividades de campo e o compromisso da Agência com a pesquisa aplicada e a inovação.
As pesquisas contemplaram temas como rastreabilidade vegetal e bovina, certificação fitossanitária, vigilância epidemiológica, fiscalização de agrotóxicos, educação sanitária, monitoramento de pragas quarentenárias, governança sanitária e sustentabilidade das cadeias produtivas.
Entre os destaques estiveram trabalhos sobre a utilização da Guia de Trânsito Vegetal (GTV) como instrumento de rastreabilidade na cadeia produtiva do açaí e da palma de óleo, certificação fitossanitária em polos citrícolas, proteção da cacauicultura paraense, vigilância da mandioca e o uso de tecnologias para fortalecimento da rastreabilidade bovina.
Para a fiscal estadual agropecuária e médica veterinária Renata Pereira, autora de um dos trabalhos premiados, a participação na conferência fortalece o intercâmbio de conhecimento entre os estados.
“Levar as experiências e avanços do Pará para um evento nacional é valorizar o trabalho realizado em campo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira. Mais do que números, esses trabalhos representam conhecimento compartilhado, fortalecimento institucional e benefícios para produtores, consumidores e para toda a sociedade”, ressaltou.
Experiências da Amazônia enriquecem debate nacional
O agente fiscal agropecuário Renato Barbosa, que atua na Base Fluvial Antônio Lemos, em Breves, no arquipélago do Marajó, participou pela primeira vez da conferência e destacou a importância da troca de experiências. “Atuo em uma região de difícil acesso e conhecer as diferentes realidades da defesa agropecuária no país reforçou ainda mais a importância do nosso trabalho para garantir a segurança dos alimentos. A base onde atuamos é estratégica para impedir o ingresso de pragas e doenças que podem causar impactos à produção agropecuária paraense”, afirmou.
Já a servidora Andressa Bentes, da Regional da ADEPARÁ em Santarém, ressaltou a oportunidade de apresentar os resultados das fiscalizações desenvolvidas no oeste do Estado. “O congresso permitiu dialogar com profissionais da área, receber contribuições e conhecer estratégias adotadas por órgãos de defesa agropecuária de diferentes estados”, destacou.
A médica veterinária Glaucy Carreira enfatizou a relevância dos temas debatidos. “A conferência proporcionou discussões sobre temas estratégicos da defesa sanitária e inspeção animal, além de uma rica troca de conhecimentos e experiências com profissionais de todo o país”, afirmou.
Servidores participaram da programação técnica
Além da apresentação dos trabalhos científicos, servidores da ADEPARÁ integraram a programação técnica da conferência.
A gerente de Defesa Animal em exercício, Luise Rattis, apresentou a experiência do Laboratório Estadual de Defesa Agropecuária como estrutura estratégica para ações de vigilância, diagnóstico e resposta sanitária.
Já a gerente de Inspeção e Classificação Vegetal, Maria José Lena Corrêa Tavares, ministrou a palestra “Marco Legal para Implementação do Serviço de Inspeção Vegetal”, destacando os avanços do Pará na regularização sanitária de agroindústrias, no fortalecimento da agricultura familiar e na valorização dos produtos artesanais.
Inovação tecnológica desperta interesse de outros estados
Outro destaque da participação da ADEPARÁ foi a apresentação do SIDIV Mosca-da-Carambola, sistema desenvolvido por servidores da Agência para monitorar as armadilhas utilizadas no Programa de Controle da Mosca-da-Carambola.
A ferramenta moderniza as ações de vigilância fitossanitária ao proporcionar mais agilidade na coleta de dados e maior eficiência no acompanhamento da praga.
Segundo Josivan Barbosa, responsável pela idealização e implementação do sistema, a iniciativa despertou interesse de representantes de outros estados. “Apresentamos o aplicativo de monitoramento da mosca-da-carambola e tivemos uma receptividade muito positiva. Recebemos manifestações de interesse para compartilhar essa experiência com outras instituições de defesa agropecuária do país”, destacou.
Para o gerente do Programa de Controle da Mosca-da-Carambola no Pará, Adalberto Tavares, a produção de conhecimento é essencial para fortalecer a defesa agropecuária. “A construção e o compartilhamento de soluções técnicas são fundamentais para o fortalecimento da defesa agropecuária. Estamos apresentando ao cenário nacional experiências desenvolvidas pelos servidores que atuam diariamente na proteção da agropecuária paraense”, afirmou.
Com participação em palestras, apresentação de trabalhos científicos e compartilhamento de experiências exitosas, a ADEPARÁ encerrou sua participação na 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária reafirmando seu compromisso com a excelência técnica, a inovação e a produção de conhecimento aplicado à defesa sanitária animal e vegetal.
-
HOME6 dias atrásBuscas por morador desaparecido em área de mata no Marajó são encerradas após uma semana
-
HOME7 dias atrásPolícia Civil prende homem suspeito de estupro de vulnerável contra enteada do irmão no Marajó
-
HOME7 dias atrásICMBio volta a apreender gado no Pará e gera revolta: ‘Não há fundamentação legal’, diz advogado
-
HOME5 dias atrásGoverno do Pará divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais do mês de junho
-
HOME7 dias atrásCasal suspeito de vender drogas por delivery é preso em operação da PC no Marajó
-
HOME6 dias atrásÁguas do Pará aciona caminhões-pipa em Salvaterra após defeito em bomba da ETA reduzir abastecimento
-
HOME5 dias atrásHomem é preso em flagrante por ameaçar matar companheira no Marajó
-
HOME6 dias atrásPará lidera recuperação de área de água após seca na Amazônia, aponta MapBiomas
