Pesquisar
Close this search box.
BELÉM

17º MUNICÍPIO

Governador assina decreto e Oeiras do Pará entra oficialmente para o Marajó

O Marajó passa a ter 17 município e se aproxima da formação do Guamá, a maior Região de Integração com 18 cidades; Limoeiro do Ajuru pode ser a próxima

Publicados

MARAJÓ

Foto: Marcos Rodrigues e Amos Santana/Ascom Oeiras

Agora é oficial. Oeiras do Pará faz parte da Região de Integração do Marajó e é o 17º município do arquipélago. O decreto que remove o município do Baixo Tocantins para o Marajó foi assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB) e publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (21) passada.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui!

Assim, o Marajó é formado por Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure. A região está perto de alcançar a formação do Guamá, que é a maior com 18 municípios.

A próxima da lista marajoara, prevê o secretário Regional de Governo do Marajó, Jaime Barbosa, deve ser Limoeiro do Ajuru, que fica próximo a São Sebastião da Boa Vista, mas está enquadrada na região Tocantins. No entanto, não há certeza nem uma data programada. Antes de Oeiras, a última cidade a ser integrada no Marajó foi Gurupá, em 2008, há 13 anos.

Leia Também:  Pré-matrículas para Eetepa's do Marajó terminam nesta terça-feira

Barbosa foi um dos incentivadores do ingresso de Oeiras no Marajó. Para ele, foi um caminho natural, dada a proximidade geográfica e o sentimento de pertencimento que os moradores têm com a região. Antes mesmo de fazer parte oficialmente, o município já era filiado à Associação dos Municípios Marajoaras (Amam) e a prefeita Gilma Ribeiro (PMN) integra a diretoria como 2ª vice-presidente.

Entre os benefícios que o Município pode ter com o ingresso no Marajó, segundo Barbosa, estão um novo argumento para entrar no programa federal Abrace o Marajó e também poder proporcionar aos investidores interessados na cidade incentivos fiscais concedidos pelo Estado aos municípios marajoaras.

“O principal motivo da mudança é a proximidade geográfica. Oeiras está a uma hora de lancha de Bagre e Curralinho. É, também, um sentimento de pertencimento ao Marajó que Oeiras já tinha. Inclusive no programa Abrace o Marajó a prefeita já havia solicitado que o município fosse contemplado. Agora que, oficialmente, faz parte do Marajó, não terá problema para integrar o programa”, destacou Jaime Barbosa.

O secretário entende que houve “sensibilidade” do Estado em atender ao anseio do Município e disse acreditar que “este decreto vai beneficiar muito o município de Oeiras, porque o Estado tem direcionado muitas ações para o Marajó, como incentivos fiscais de até 100% em alguns segmentos e Oeiras vai ter esta condição de se beneficiar”.

Leia Também:  Agência-barco da Caixa chega a Melgaço para atendimento nesta quinta

O deputado estadual Luth Rebelo (PSDB), que tem sua base eleitoral no Marajó, lembrou que desde o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), já entendia que Oeiras era ligada geograficamente aos municípios marajoaras e que apresentava as mesmas demandas sociais dos vizinhos. Em sua avaliação, “é um momento histórico para todo o povo de Oeiras”.

“Na Assembleia Legislativa fortalecemos essa luta para incluir Oeiras de forma política e administrativa à região marajoara. Agora que isso já é uma realidade, o município vai passar a ter acesso aos mesmos benefícios que os demais já têm, como a isenção de ICMS para instalação de novas indústrias, por exemplo. Nosso mandato também lutou pela instalação de uma agência do Banpará em Oeiras, que é o mesmo problema de diversos municípios do Marajó”, declarou.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MARAJÓ

Fim das férias no Marajó tem show de Joaninha na agenda; veja programação nas cidades

O Notícia Marajó preparou um resumo do que de mais importante acontece na região no último final de semana de julho

Publicados

em

Foto: Divulgação

As cidades da Região de Integração do Marajó estão preparadas para o último final de semana do mês de julho, que marca o fim das férias escolares e do Verão 2024. Shows de atrações nacionais estão confirmados, com destaque para a aguardada apresentação de Freestyle Motocross com o heptacampeão brasileiro da modalidade, Gilmar “Joaninha” Flores, em Portel.

– NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: participe do grupo do Notícia Marajó no WhatsApp e acompanhe tudo em primeira mão. Inscreva-se aqui no Grupo 1aqui no Grupo 2aqui no Grupo 3, aqui no Grupo 4, aqui no Grupo 5aqui no Grupo 6aqui no Grupo 7 aqui no Grupo 8aqui no grupo 9, aqui no grupo 1, aqui no grupo 11 ou aqui no grupo 12. Ainda temos o Grupo 1 de Discussão e o Grupo 2 de Discussão. Nas redes sociais, siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Em Portel, o Festival de Verão, que tem atraído milhares de turistas desde do início da temporada de férias escolares,  a programação começa no sábado com o tradicional concurso Musa Verão, apresentação do grupo de pagode Os Moreiras e banda Zoom Boxx. Toda a programação será na Praia da Tucano.

No domingo, acontece o 9º Mortocross de Portel, com a presença de Joaninha,q ue vai apresentar as manobras radicais em cima de motos. São esperadas manobras como backflips e variações. A programação segue com a apresentação de Thiaguinho Mala Mansa e aparelhagem J Som.

Leia Também:  Pré-matrículas para Eetepa's do Marajó terminam nesta terça-feira

Em Salvaterra a programação do Viva Salvaterra Verão 2024, começou na quinta-feira com shows de Marcelo Wal e Vingadores do Brega, no palco central. Na vila de Joanes acontece o concurso Miss Verão e apresentação de Deyverson Reis e Grupo Atitute (veja a agenda completa abaixo).

Em Breves serão dois dias de programação. O Breves Fest Verão terá como atração principal no sábado Banda Eva e no domingo o show ficar por conta de Matheus Fernandes. Toda a programação acontecerá na orla da cidade.

Em Afuá segue a programação da 40ª edição do Festival do Camarão, que tem atrações como Jamil, Banda Caferena, É o Than, Nadson o Ferinha, Viviane Batidão, Thiago Costa, Willy Lima, Letícia Auolly, Markinho Duran, Banda Sedução, Raul e Os Intocáveis, Dj Anlândio, Simplesmente Samba.

 

Veja a programação em Salvaterra
Quinta-feira (25/07)
– Palco Central – DJ Junior, Miss Mirim, Plu Size, Marcelo Wal e Vingadores do Brega
– Joanes – DJ Waldo, Miss Verão, Deyveson Reis e Grupo Atitude
Sexta-feira (26/07)
– Palco Central – DJ Rafael Considerado, Luluzinho, Mister Verão, Verão Mix com Flavia Lorrane, Mais Ousadia, Banda NSink e Kayo Rock Doido
– Joanes – DJ Waldo, Grupo Encanto Marajoara e Marcelo Val
– Condeixa – Bingão de Verão, Mini Trio com Deyveson Reis
Sábado (27/07)
– Palco Central – DJ Lucas Silva, Miss Verão Salvaterra, Pérola Negra, New Wave e DJ Felipe Cobiçado
– Joanes – DJ Waldo, FL Show, Banda Mais Ousadia
Domingo (28/07)
– Trio Elétrico DJ Rafael Considerado e Kaio Moreno no aquecimento, no arrastão Gilmara e Dino Prix
– Palco Central – Mayara Viana, Égua Du Forró
Veja a programação em Portel
Sábado (27/07)
– Palco Praia da Tucano – Os Moreira, às 20h
– Palco Praia da Tucano – 34º Baile da Musa Verão,às 22h
– Palco Praia da Tucano – Banda Zoom Boxx, às 1h
Domingo (28/07)
– 9º Motocross de Portel, às 15h
– Thiaguinho Mala Mansa, às 19h
– 3º Miss Mix Verão,às 21h
– J Som, às 23h.
Veja programação em Breves
Sábado (27/07)
– Banda TOp X
– Eliane Jardim
– Pagode DM
– Forrozão dos Bhothers
– Major Lock
– Dj Pantera
– Dj Robert Ferinha
– Richely Halliday
– Dj Assayag
– Banda Eva
Domingo (28/07)
– Gil e Banda
– Chris Lima e Banda
– Banda Karas
– Rayla Michele
– Rick do Piseiro
– Pagode dos Moreiras
– Dj Assayag
– Matheus Fernandes

Leia Também:  Proprietário da balsa São Domingos contesta Norte Log e diz que foi atingido

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA