Pesquisar
Close this search box.
BELÉM

PARÁ

Governo assina acordo de cooperação técnica para o restauro da Igreja Matriz de Vigia

Publicados

PARÁ


O compromisso com a valorização da cultura e do patrimônio histórico paraense é uma das principais marcas da gestão estadual. Nesta quarta-feira (16), o Governo do Pará assinou um protocolo de intenções para firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a Diocese de Castanhal e a Prefeitura Municipal de Vigia para a restauração da Igreja Matriz da cidade. A previsão do orçamento da obra é de R$ 4 milhões e deve durar 18 meses. Na ocasião, estiveram presentes o governador Helder Barbalho, a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o Bispo de Castanhal, D. Carlos Verzeletti, o prefeito de Vigia, Job Junior e o Secretário de Cultura e Turismo de Vigia, José Nélio Palheta.

“É fundamental que se faça esse projeto de restauro da Igreja e também a revitalização do espaço urbano, onde está – na beira do rio. É importante para a memória da Vigia e é, sobretudo, importante para a memória e história do Estado do Pará, tal a relevância dessa obra construída pelos jesuítas no início século XVIII. Esse projeto vem ao encontro a uma ansiedade da população local, do projeto da secretaria municipal de cultura e do empenho do prefeito, que tem, desde o ano passado tratado com a Diocese e com a Secult sobre este assunto. A assinatura desse protocolo vem coroar uma iniciativa que transforma a Igreja da Vigia definitivamente num atrativo turístico-cultural de maior importância para a cultura paraense”, pontua o Secretário de Cultura e Turismo de Vigia, José Nélio Palheta.

Leia Também:  Em resposta à decisão de Moraes, governo prepara corte no IPI

“O protocolo de intenções, que foi assinado hoje, prevê o restauro da Igreja Matriz Madre de Deus de Vigia, essa pérola arquitetônica construída pelos jesuítas que voltará a ter suas características originais. Esse é um acordo de cooperação técnica assinado entre Governo e a Diocese de Castanhal, que fará essa obra de restauro com a contrapartida da prefeitura também de uma revitalização do entorno. Essa é uma área muito preciosa para a história da cidade, para a história do Estado do Pará e nós estamos encantados. Esta igreja passou por uma obra de restauro a cerca de 30 anos, no Governo Jader Barbalho, depois passou por mais um processo de restauro e requalificação, mas sabemos que edificações como essas com cerca de 15 ou 20 em 20 anos precisa desse carinho, desse investimento e desse cuidado do poder público”, explicou a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

A titular da pasta de Cultura do Estado também destacou durante o encontro, o quanto o Governo tem investido na valorização do patrimônio histórico estadual. “O Governo tem dedicado todos os esforços e um volume muito expressivo de recursos na revitalização do nosso patrimônio, no restauro, na garantia de que essas nossas edificações se mantenham como espaços não só dedicados a essa fé da nossa população, mas também como espaços muito importantes para a cultura e o turismo do Estado. Nós investimos, somente no ano passado, cerca de R$40 milhões, entre as obras que vão ser reformadas como o os galpões do Porto Futuro II, o Cemitério da Soledade, em Belém, o Theatro da Paz, que passou por um processo de readequação, e agora o nosso Palacete Faciola, que será devolvido à população em junho. Então, essa aqui é mais uma demonstração do compromisso com a valorização da nossa história e da nossa memória”, detalhou Ursula.

Leia Também:  ‘Re x Pa Solidário’ coleta quase 300 bolsas de sangue no Hospital Abelardo Santos

Texto: Josie Soeiro (Ascom/Secult)

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PARÁ

Mangueirinho é escolhido para ser palco de jogos universitários, em novembro

Publicados

em

Uma reunião na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, com o secretário da pasta, Cássio Andrade e 20 universitários de várias modalidades esportivas, integrantes de equipes de Atléticas, decidiu pela realização de jogos universitários na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). A competição está prevista para os dias 14, 15, 16 e 17 de novembro. 

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o esporte local e incentivar os jovens que participam de modalidades esportivas, sejam elas profissionais ou amadoras, por meio da promoção da utilização dos principais centros esportivos do estado do Pará.

O secretário Cássio Andrade ressaltou a importância desta parceria entre o Governo do Pará, através da Seel, com os atletas que compõe as atléticas. “Esses atletas vão trazer mais competições para o Mangueirinho, que está pronto para cumprir um calendário repleto de competições. Estamos recepcionando e abrindo as portas para treinos, jogos e fornecimentos de materiais”, disse o secretário.

Leia Também:  HGT amplia atendimento ortopédico e agiliza atendimento de usuários

O atleta Matheus Sacramenta, que coordena o grupo que compõe diversas atléticas de faculdades e universidades do Pará, destaca o apoio do Governo do Estado e ressalta a importância da parceria com a secretaria. “Isso tudo que tá acontecendo aqui é histórico, as atléticas vão fazer um grande evento universitário no Mangueirinho, então agradeço imensamente por essa oportunidade”, disse o atleta. 

Texto: Ascom Seel, Jessé Lima 

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA