Pesquisar
Close this search box.
BELÉM

PARÁ

Secretaria da Fazenda (Sefa) apreende 429 telhas de microfibra de cimento no Araguaia 

Publicados

PARÁ

Um fiscalização realizada pela equipe da Coordenação de controle de mercadorias em trânsito do Araguaia, da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), no km-15 da PA-447, em Conceição do Araguaia, sudeste do Estado, apreendeu 429 telhas de microfibra de cimento que viajavam sem nota fiscal num caminhão Bitrem que saiu de Brasília-DF com destino a Conceição do Araguaia-PA. 

A apreensão ocorreu na sexta-feira (26). “A equipe de fiscalização suspeitou da carga devido à discrepância entre o peso declarado na nota fiscal. O motorista apresentou documentação fiscal referente a sacos de cimento. Durante a conferência dos documentos a equipe foi alertada pelo peso incompatível com o porte do caminhão e pela disposição da carga e decidiu realizar uma inspeção física detalhada que resultou na descoberta de 429 telhas de microfibra em meio a carga de cimento, não declaradas na documentação fornecida e, portanto, sem a devida documentação fiscal”, disse o coordenador da unidade do Araguaia, Cicinato Oliveira. 

A mercadoria foi avaliada em R$ 78.854,49 e foi emitido um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 26.968,23. Após o pagamento do termo referente ao ICMS e multa a mercadoria foi liberada.

Leia Também:  PF apreende droga dentro do forro de mochila

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PARÁ

Centro Integrado de Reabilitação facilita a comunicação com usuários surdos

Publicados

em

Profissionais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, receberam do Núcleo de Educação Permanente (NEP), na sexta-feira (10), os certificados de conclusão do treinamento “Aula de Libras em Serviço”, após três ciclos de aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é facilitar a comunicação entre os profissionais e os usuários assistidos no Centro de Reabilitação.

Segundo Leonardo Siqueira, tradutor/intérprete do CIIR e membro do NEP, setor que gerencia a promoção dos treinamentos, o treinamento “Libras em Serviço” capacita os profissionais para a prestação da assistência e do acolhimento aos usuários surdos do CIIR. “O certificado é entregue aos profissionais após aprovação nos três módulos, que têm duração de um mês cada. Com o treinamento, desde que surgiu, em 2018, o CIIR proporciona acessibilidade na saúde pública à população surda atendida na instituição”, explicou Leonardo Siqueira, que ministra a capacitação aos profissionais.

Para Danielle Cardoso, 41 anos, mãe de Saulo Abdon, 11 anos, usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva, assistido pela terapia de Integração Sensorial no CIIR, a capacitação é uma ideia excelente para os profissionais e usuários. “Meu filho só se comunica por meio da Libras. Vai ser ótimo para ele ter o auxílio de mais profissionais do CIIR envolvidos nesse processo da comunicação. É uma língua diferente e importante para promover a inclusão. Portanto, um grande diferencial do CIIR no acolhimento. Isso é essencial; é excelente”, disse Danielle.

Leia Também:  Seduc promove oficina para professores sobre projetos para 'Prêmio Educar'

Ao longo do ano, a cada três meses o treinamento aborda a estrutura básica, formada pelo alfabeto manual, os números, saudações e cumprimentos, e ainda os verbos, fase em que iniciam os diálogos com perguntas.

Igualdade – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação cumpre o Decreto 5.626/05, o qual prevê que os serviços em saúde devem atender, de forma igualitária, a comunidade surda, minoria sociolinguística e cultural, usuária de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atualmente, são 9,8 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil (5,2% da população). Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2010.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários têm acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual(SER).

Leia Também:  Uepa leva orientações sobre mestrado ao campus de Igarapé-Açu

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Tarcísio Barbosa – Ascom/CIIR

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA