Pesquisar
Close this search box.
BELÉM

PARÁ

Semas promove 1ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica sobre Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Sustentável

Publicados

PARÁ

Na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica sobre Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Sustentável, na Plenária da sede da Semas. Na oportunidade, foram apresentados programa de integridade e desenvolvimento da pecuária paraense e o programa valoriza Territórios Sustentáveis. 

O Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária do Pará será pioneiro no Brasil ao estabelecer a rastreabilidade bovina no estado – do nascimento ao abate – , garante, principalmente, a integridade sanitária e ambiental dos animais, vem sendo construído a várias mãos envolvendo o governo, terceiro setor e sociedade civil desde o anúncio feito pelo governador Helder Barbalho na COP 28, em Dubai, no ano passado.

Indara Aguilar, Coordenadora de Conformidade de Cadeias Produtivas da Diretoria de Mudanças Climáticas da Semas, explica que o objetivo da câmara técnica é realizar uma “uma imersão de qualidade, de modo que a gente olhe para o Programa de maneira completa e, sobretudo, para os seus componentes, os seus desafios, buscando construir as soluções. O nosso propósito é que essa ambição do governo, trazida pelo governador Helder Barbalho, possa ser implementada no chão, na prática, e, acima de tudo, uma vez implementado, possa trazer benefícios para o produtor rural, para a indústria do Estado e para a floresta amazônica, para que ela possa ser cada vez mais preservada a partir de uma pecuária mais eficiente e íntegra”, disse.

Leia Também:  Secretaria de Educação prepara 'Aulão' gratuito antes da primeira prova do Enem

A coordenadora de Desenvolvimento Rural Sustentável da Semas, Diana Castro, detalha que durante a reunião foi apresentado as estratégias que estão sendo implementadas para a construção do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, através do projeto piloto Valoriza Territórios Sustentáveis.

“Nós apresentamos a estratégia de construção do programa estadual de pagamento por serviços ambientais, que está ocorrendo a partir de um projeto piloto, chamado valoriza territórios sustentáveis, que está remunerando e incentivando produtores a recuperarem as suas áreas de preservação permanente e mantendo as suas florestas, os seus remanescentes de vegetação, em pé. Ou seja, o projeto paga para quem vai recuperar e o projeto paga também para os produtores que vão manter um quantitativo de área não superior a cinco hectares de floresta preservada, de floresta em pé. E também paga para que sejam feitas manutenções de sistemas agroflorestais”, pontua Diana. 

Ainda de acordo com a coordenadora, além do incentivo financeiro de pagamento de custos de oportunidade da terra, o projeto piloto também proporciona a aquisição de insumos para recuperação e manutenção dessas áreas. O projeto irá oferecer assistência técnica, regularização ambiental e fundiária.

Leia Também:  Criança indígena de 10 anos morre após ser atacada por jacaré no interior do estado

Texto: Lucas Quirino – Ascom Semas

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PARÁ

Ações integradas apreendem mais de 60 quilos de drogas na malha fluvial de Breves

Publicados

em

Equipes policiais que atuam na Base Fluvial Integrada de Antonio Lemos, instalada às margens do rio Tajapuru, em Breves, durante dois dias, realizaram a apreensão de mais de 60 quilos de entorpecentes. Somente na manhã deste domingo, 19, mais de 50 quilos de drogas do tipo skunk e oxi foram apreendidas em uma balsa que saiu do Estado do Amazonas com destino à Belém. 

A Base Integrada faz parte de uma das estratégias da Segurança Púbilca para coibir crimes na região dos rios do Marajó, com viés principal no tráfico de drogas, comum nessa rota fluvial, como explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira. 

“Este final de semana tem sido de grande produtividade para os nossos agentes que atuam na Base de Antônio Lemos. Isso mostra o quanto a nossa estratégia vem dando certo para inibir e coibir o tráfico de drogas naquela região. Mais uma vez, conseguimos interceptar um caminhão que estava embarcado na balsa e que continha uma expressiva quantidade de drogas com destino à Belém, e em mais uma ação eficaz nossos agentes atuando de forma integrada conseguiram impedir o transporte e apreender esse quantitativo de entorpecentes naquela região”, ressaltou Luciano de Oliveira.

Leia Também:  Adepara recebe visita técnica de intercâmbio de fiscais agropecuárias de Roraima

Patrulhamento – Na manhã de hoje, 19, em mais uma ronda diária pelos rios no entorno da Base Integrada, equipes policiais realizaram a apreensão de aproximadamente 50 quilos de entorpecentes do tipo skunk e de oxi que estavam sendo transportados em um caminhão embarcado na balsa “Jeovana” de origem do Estado do Amazonas com destino à capital paraense, Belém. Durante a abordagem, os policiais, com apoio de um cão farejador, identificaram entre as cargas do veículo um baú onde as drogas estavam armazenadas em diversos pacotes. A droga foi levada para a Base Fluvial Integrada de Antonio Lemos para os procedimentos cabíveis.

Já no sábado, 18, os agentes de segurança realizaram a pressão de mais de 10 quilos de entorpecentes. Durante a ação uma mulher foi presa.

As ações integradas continuam sendo realizadas, a fim de, coibir todos os tipos de crimes que possam ocorrer na região.

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA