Pesquisar
Close this search box.
BELÉM

PARÁ

Utilizando tablets, Agência Agropecuária do Pará moderniza atendimento no campo

Publicados

PARÁ

Visando otimizar e agilizar os atendimentos dos serviços agropecuários, além de ter um controle mais efetivo do cadastro e informações geradas por meio da fiscalização e vigilância, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) está implantando um novo sistema, o SIGEAGRO (Sistema de Gestão Agropecuária do Estado do Pará), com o qual os fiscais estaduais substituirão os papéis por tablets durante o trabalho em campo. O sistema inicia nesta quarta-feira (1°) em todas as unidades regionais da Agência. 

O novo sistema foi desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento e Suporte aos Sistemas Informatizados (UDSSI) e pela Gerência de Inteligência, setores formados pelos próprios servidores da Agência de Defesa e atende as suas necessidades reais. Ele substituirá o Siapec (Sistema de Integração Agropecuária) atualmente utilizado. 

Os fiscais estaduais irão substituir os papéis por tablets durante os trabalhos em campo, com preenchimento offline de todas as informações, dando mais agilidade ao processo agropecuário, além da economicidade e contribuição para diminuir os impactos ambientais.

“O Sigeagro trará mais segurança, além de realizar a gestão da propriedade rural, quantitativo do rebanho, registro de vacinação, emissão de guias. Ele também servirá como ferramenta de trabalho no campo, e todos os formulários necessários para a realização da vigilância, utilizando o tablet ou smartphone, serão registrados em modo off line pelos fiscais, e assim quando ele estiver conectado, serão lançadas no sistema automaticamente”, pontou o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo. 

Leia Também:  Polícia Civil do Pará sedia evento nacional de enfrentamento às organizações criminosas

O diretor geral também destaca que este novo software faz parte do projeto de reestruturação e modernização da Agência, que inclui sistemas e aquisição de equipamentos mais modernos, e irão contribuir com o trabalho de desenvolvimento em defesa da agropecuária paraense.  

“O investimento em tecnologia é fundamental, porque ele traz maior agilidade nos trabalhos realizados e nas transmissões das informações. A unidade central poderá atuar e trabalhar com os dados de maneira mais célere e eles serão auditáveis, dando mais segurança nas informações coletados”, finalizou o diretor. 

Um tutorial foi criado para que os produtores possam acessar o novo sistema, que estará disponível no site da Agência. A princípio, o Sigeagro funcionará com a gestão das fichas sanitárias, como as Guias de Transporte Animal e Vegetal, Certificado Fitossanitário de Origem. Registros das agroindústrias e os demais processos administrativos da Agência, serão implantados no sistema posteriormente.    

A Adepará orienta os produtores que apresentarem alguma dificuldade em acessar o sistema, poderão entrar em contato com o suporte pelo telefone: (91) 98438-8720. 

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza vistorias técnicas no parque de diversões do Arraial de Nazaré

Link do novo sistema: http://sigeagro.adepara.pa.gov.br/

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PARÁ

Polícia Civil participa de ação social em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicados

em

Neste sábado, 18, a Polícia Civil do Pará integrou uma ação social em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, que foi organizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorreu durante toda a manhã no Distrito de Outeiro, em Belém, na Escola Municipal Pedro Demo e Praia do Amor. Mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas.

Além de atividades lúdicas voltadas para crianças e adolescentes, diversos outros serviços também foram oferecidos gratuitamente à comunidade, como emissão de RG, registro de ocorrências policiais, apuração de possíveis denúncias de violência infantojuvenil, trabalho de conscientização nas barracas da praia sobre o assunto, atendimento psicossocial, consultas médicas, assistência jurídica, entre outros.

Leia Também:  Safra recorde: Conab está em campo fazendo levantamento da safra 2023/24 de cana-de-açúcar

“O povo de Outeiro é muito carente desse tipo de iniciativa, então, toda vez que tem ação como essa, a gente tem que aproveitar. E aqui na escola é bom que a gente já conhece o local e isso facilita muito o acesso pra gente. Hoje aproveitei pra tirar uma nova identidade, já trouxe a família também. Com esse novo RG vou poder andar com menos documentos na bolsa, pq nele já vem tudo”, disse a servidora pública e moradora de outeiro, Silvia Adelaide.

O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual e também oferecer apoio e serviços às famílias do Distrito de Outeiro. “Nesse contexto, a presença da Polícia Civil vai além do aspecto investigativo e repressivo, mas também preventivo e orientador, demonstrando o compromisso da instituição com a promoção do bem-estar e segurança da sociedade, especialmente das camadas mais vulneráveis, como são as crianças e os adolescentes”, explicou a delegada Ariane Melo titular da Diretoria de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAV) da PCPA.

Leia Também:  Polícia Civil do Pará sedia evento nacional de enfrentamento às organizações criminosas

De acordo com o titular Diretoria de Política de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) da Segup, Coronel Castro Alves, a ideia dessa ação é chamar a atenção pra um assunto tão importante como é o enfrentamento à violência sexual contra criança adolescente, nessa que é uma data simbólica pra essa causa. “Então buscamos reunir o máximo de órgãos e instituições pra que a gente fizesse uma grande ação de cidadania de maneira a atrair a população para poder enfatizar o assunto”, afirmou.

Além da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Publica (Segup), que são os órgãos de segurança pública envolvidos, a ação conta também com o apoio da Universidade da Amazônia, que oferece assessoria jurídica, fisioterapia, farmácia, enfermagem. Conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) com consultas médicas, vacinação, uma variedade de serviços de saúde. A participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado e instituições da Sociedade Civil.

Fonte: Governo PA

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PARÁ

POLÍTICA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA