BRASIL
Usina Termelétrica Azulão inicia operação em teste para reforçar segurança energética na região Norte
BRASIL
O reforço da segurança energética na região Norte e a ampliação da capacidade de geração de energia elétrica avançaram com o início da operação em teste da Usina Termelétrica (UTE) Azulão, localizada no município de Silves (AM), no mês passado. Integrante do Complexo Termelétrico Azulão, a usina é a primeira unidade a entrar em fase de teste, contribuindo para a diversificação da matriz elétrica brasileira e para a confiabilidade do fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Prevista para entrar em operação comercial em agosto deste ano, a UTE Azulão recebeu investimento avaliado em R$ 781 milhões. O empreendimento conta com 361,5 MW de capacidade instalada e foi projetada em ciclo simples, utilizando uma turbina a gás para geração de energia. A usina será abastecida com gás natural proveniente do Campo de Azulão, contribuindo também para o desenvolvimento econômico regional.
Estima-se que durante sua fase de implantação, a UTE Azulão tenha gerado mais de 4 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
Complexo Termelétrico Azulão
O Complexo Termelétrico Azulão faz parte da carteira de investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e deverá contar com 964 MW de capacidade instalada ao final da sua implantação, prevista para julho de 2027. A operação completa do empreendimento irá ampliar a capacidade de geração despachável na região, além de garantir mais estabilidade ao sistema elétrico.
Para viabilizar sua integração ao SIN, o empreendimento será conectado à rede básica por meio de um sistema de transmissão compartilhado com a UTE Azulão II, com conexão à Subestação Silves 500/138 kV.
Coordenado pelo Governo do Brasil, o Novo PAC reúne investimentos voltados à expansão da infraestrutura. No eixo de Transição Energética, o programa conta com 595 usinas previstas, das quais 446 já foram concluídas, reforçando a capacidade de geração de energia e o desenvolvimento sustentável no Brasil.

- .
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
BRASIL
MME destaca avanços para ampliar a oferta e a competitividade de gás natural em evento do setor
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta terça-feira (23/6), do evento “Cheio de Gás”, promovido pelo Brazil Journal, em São Paulo. Durante a abertura, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, que representou o ministro Alexandre Silveira, apresentou os avanços das políticas públicas voltadas à ampliação da oferta, ao aumento da concorrência e à redução dos custos do gás natural para a indústria e os consumidores brasileiros, ancoradas sobre o Programa Gás para Empregar, criado em 2023 sob a chancela do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Durante o debate, Dutra destacou que o mercado de gás natural vive uma nova fase no país, impulsionada pelas ações do Governo do Brasil no âmbito do programa Gás para Empregar. Entre os principais avanços, ressaltou a modernização do marco regulatório, o fortalecimento da atuação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o aumento da oferta de gás da União e a ampliação da concorrência no setor. As discussões do evento abordaram temas como segurança energética, desafios regulatórios, expansão da infraestrutura e o papel do biometano na transição energética.
Em sua participação, o secretário destacou que o desenvolvimento do mercado de gás é estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira e impulsionar a reindustrialização do país. “Sob a liderança do presidente Lula e do ministro Alexandre Silveira, o mercado de gás deixou de ser uma promessa para se tornar um instrumento concreto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar a oferta, aumentar a concorrência e garantir preços mais competitivos, sempre com segurança jurídica e previsibilidade para os investimentos”, afirmou.
Dutra também ressaltou as iniciativas voltadas à integração energética regional e ao aproveitamento do potencial do biometano, além dos novos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos. Segundo ele, o gás natural tem papel fundamental na segurança energética e na transição para uma economia de baixo carbono, contribuindo para a geração de empregos, a competitividade da indústria e a expansão de novos mercados.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
HOME6 dias atrásGoverno do Pará divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais do mês de junho
-
HOME5 dias atrásChuva e vulnerabilidade social aumentam acidentes com serpentes no Pará Um estudo recente da
-
HOME6 dias atrásGoverno do Pará entrega 366 viaturas e 6 mil coletes à Polícia Militar
-
HOME2 dias atrásHomem é baleado durante cumprimento de mandado de prisão e arma é apreendida no Marajó
-
HOME6 dias atrás“Capetinha” é preso pela Polícia Militar no Marajó por suspeita de furtar botijão de gás
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásColheita de café no Brasil avança e atinge 39% da safra 2026/27, com destaque para o conilon
-
HOME5 dias atrásGoverno federal assina decretos para regularizar terras quilombolas no Pará; veja áreas
